Já pensou em estudar na Trinity College?

Já pensou em estudar na Trinity College?

Elizabeth Gonçalves

2 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Fundada em 1592 e localizada na região central de Dublin, ela é uma das universidades mais prestigiadas da Irlanda e está na 61º posição no ranking das melhores instituições de ensino do mundo.

A boa notícia é que se você sonha em fazer parte do quadro de alunos da Trinity isso pode ser mais simples do que você imagina.

Como todo o processo de seleção é online, realizado por meio de um sistema da própria universidade, o primeiro passo é visitar o site da instituição e verificar se eles oferecem algum curso do seu interesse, seja de graduação, mestrado ou doutorado.

Trinity é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo Imagem: Elizabeth Gonçalves

Trinity é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo Imagem: Elizabeth Gonçalves

Vale lembrar que para a obtenção do visto de estudante é necessário se matricular em cursos com duração mínima de 25 semanas e carga horária de ao menos 15 horas semanais. Portanto, se a sua intenção é fazer um dos cursos noturnos ou de curta duração oferecidos pela Trinity, esteja ciente de que eles não te habilitam a aplicar para o visto, nem mesmo renová-lo.

Outra dica importante: durante a pesquisa pelo curso que deseja, fique atento ao período de inscrição. Como na Europa o ano letivo começa em setembro, geralmente as universidades aceitam inscrições entre fevereiro e junho. Eles são muito rígidos com relação a essas datas e não costumam abrir exceções.

Após encontrar o curso do seu interesse, o próximo passo é pagar uma taxa de inscrição de 35 Euros. O pagamento pode ser realizado pela internet. Caso você desista de participar do processo seletivo, o valor não é reembolsável.

Para dar andamento ao processo de aplicação, você terá que encaminhar para a universidade uma série de documentos. No caso de curso de graduação, por exemplo, é exigido o certificado de conclusão do ensino médio, duas cartas de recomendação, que podem ser escritas por seus professores ou até mesmo seu empregador, uma carta de motivação explicando o motivo pelo qual você quer estudar na Trinity, e uma cópia do seu passaporte. Em caso de mestrado ou doutorado, deve ser encaminhado também o histórico escolar de cada ano da graduação.

Reprodução: National Geografic

Reprodução: National Geografic

Não se esqueça que para realizar o ensino superior na Irlanda é necessário comprovar proficiência em Inglês no momento da inscrição. A Trinity aceita certificados do IELTS, TOEFL ou Cambridge, sendo que há uma nota mínima exigida para cada um desses exames. Muitas escolas de idiomas no país oferecem cursos preparatórios para eles, mas também podem ser realizados no Brasil.

Após realizar sua inscrição, você terá um nome de usuário e senha pelo qual poderá acompanhar a qualquer momento o andamento do seu pedido em todas as fases do processo de admissão na Trinity. Você também poderá atualizar suas informações pessoais, esclarecer dúvidas e aguardar pela aprovação.

Preparatório para a graduação

Ellen se preparou para ingressar na TrinitySe a sua intenção é embarcar numa graduação na Trinity, um detalhe que deve ser levado em consideração é a grade curricular do seu ensino médio no Brasil. Como há uma diferença no ensino entre os dois países, o que pode acontecer é a universidade exigir como pré-requisito para sua admissão, a realização de um curso preparatório para ingressar na instituição.

Foi o que aconteceu com a brasileira Ellen Pereira de Borba. Ela contou para o E-Dublin que seu processo de aplicação com a Trinity para o curso de “Economia, Negócios e Sociologia” levou cerca de cinco meses, e que, devido a diferenças da grade curricular do ensino médio cursado no Brasil, ela teve que cursar o Foundation Year – um ano letivo de transição para a universidade.

O curso é ministrado pelo Study Group, uma instituição que na Irlanda possui parceria com a Trinity e UCD. Portanto, muitos dos candidatos estrangeiros às duas universidades devem passar por lá antes de ingressar no curso de graduação. “Aqui temos uma base do que vamos aprender na universidade e também há um grande foco no idioma e termos técnicos relacionados ao curso. É uma experiência bem interessante, que te dá mais segurança para frequentar as aulas na universidade”, comenta Ellen.

Preços

Apesar de acessível para irlandeses e europeus, infelizmente o preço cobrado para estudantes que não fazem parte da União Europeia é bem salgado. Para se ter uma ideia, um europeu que pretende cursar Direito na Trinity, por exemplo, deve pagar uma taxa de 5779 Euros (cerca de R$ 19 mil). Para não europeus o valor anual sobe para 16.528 Euros, ou seja, quase R$ 55 mil, que deve ser pago em uma única parcela antes de embarcar para o intercâmbio.

Destacamos que para realizar o Foundation Year, curso transitório para a graduação na universidade, a taxa aplicada aos estudantes é a mesma da universidade, ou seja, em torno dos 16 mil euros pelo ano letivo.

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar