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Dicas de Viagem

Jet lag: Saiba o que é e como evitar

Carol Braziel postou em 23 out 2015

Já ouviu alguém que fez uma viagem de avião para um lugar distante dizer que está sofrendo com o “jet lag”?

Pra quem não conhece o termo Jet Lag se qualifica como um desequilíbrio que ocorre em nosso “relógio biológico”, causado após viagens por longos períodos e/ou para diferentes fusos horários. Durante anos isso foi tido como drama de alguns passageiros, mas pesquisas ao longo dos últimos anos revelaram que isso não é brincadeira e que pode, sim, atrapalhar muito nos primeiros dias após sua chegada.

Mas por que isso acontece?

Nosso corpo é naturalmente programado para fazer um certo número de coisas durante nossa rotina diária, formando um ciclo de 24 horas chamado “Ritmo ou Ciclo Circadiano”. Este ciclo é medido pela ascensão e queda de temperatura corporal, níveis plasmáticos de certos hormônios e outras condições biológicas. No entanto, todo ele é influenciado por nossa exposição à luz solar, o que nos ajuda a determinar quando devemos dormir e acordar, por exemplo. Pois bem, após passarmos por essa alteração dos fusos, nosso corpo estranha as novas informações, o que acaba deixando-o confuso. Quando é para dormir, ele quer acordar, quando é para se alimentar, ele quer dormir, etc. Esse desequilíbrio gera sintomas como fadiga, mal estar, indigestão, problemas intestinais, perda de apetite e memória, além de possível perda de concentração.

Por isso, se você está se preparando para desembarcar em outro país, prepare-se, isso também pode acontecer com você. A maioria dos voos entre Brasil e Europa, por exemplo, são de aproximadamente 10hs de duração e o fuso pode chegar a 4 horas ou mais à frente do que o Brasil. Para não aterrizar e perder os primeiros dias vagando como zombie pelo país, listamos algumas dicas que podem amenizar esses sintomas e te livrar de algumas ciladas.

1. Descanse antes da viagem

Não ache que passar a noite anterior ao voo acordado seja uma boa ideia. O ideal é estar bem descansado para aguentar a mudança que ocorrerá em seu corpo durante o trajeto.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

2. Antecipe a mudança de fuso horário e prepare seu corpo

Dias antes da viagem, busque se levantar e ir para a cama nos horários mais próximos ao fuso de seu destino. Comece com meia ou uma hora por dia, até a chegada do embarque. Isso dará ao seu corpo a oportunidade de se ajustar à nova rotina gradualmente.

Créditos: shutterstock.

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3. Escolha do voo

Se possível, escolha um voo que permita chegar ao destino no início da noite. Assim, não será tão difícil se manter acordado até às 22h do novo horário, para então acordar no outro dia dentro do fuso correto. Atenção: Se você precisar dormir durante o dia, tire um cochilo no início da tarde, mas não ultrapasse duas horas. Assim seu sono não será prejudicado.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

4. Detalhes que fazem a diferença

Assim que embarcar no avião, mude o horário de seu relógio. Mesmo sem perceber você estará preparando sua mente e, automaticamente, seu corpo ao novo fuso.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

5. Alimentação

Evite o consumo de álcool e cafeína pelo menos 3-4 horas antes de dormir. Ambos agem como estimulantes e previnem a chegada do sono. Assim que chegar ao seu destino, evite comidas pesadas, incluindo aquele chocolatezinho que tanto amamos.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

6. Evite exercícios antes de dormir

Se você está acostumado a fazer exercícios no período da noite, cuidado! Seu metabolismo pode acelerar a ponto de confundir ainda mais seu ciclo circadiano e aumentar o jet lag.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

7. Prepare-se para o trajeto

Leve com você plugs de ouvido e máscara para tapar os olhos e permitir que seu corpo descanse o máximo possível durante o voo. Se ele ficar estado de alerta durante todo o trajeto, o risco de chegar e sofrer com o jet leg é muito maior.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

8. O querido sol

Assim que chegar ao destino, se for durante o dia tente ficar expôsto ao sol o máximo que conseguir, pois, como citamos acima, o sol nos ajuda a regular o nosso ciclo circadiano.

Crésitos: shutterstock.

Crésitos: Shutterstock.

9. Desitratação NÃO

Mantenha-se hidratado. No dia do seu voo tome muita agua, pois a desidratação é um dos agravantes do jet lag. Como a cabine do avião é super seca, pode piorar a situação.

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

10. Segure a vontade de dormir

Se chegar durante o dia, não durma! Segundo a opinião de quem mais entende do assunto, os comissários de bordo, o ideal é forçar o corpo a dormir no horário certo, considerando o novo fuso. Se não estiver aguentando, ok, tire um cochilo de, no máximo, 2 horas, como dissemos. Mas não mais que isso. Assim você dormirá no horário certo e acordará bem mais disposto para aproveitar o dia seguinte!

Créditos: shutterstock.

Créditos: Shutterstock.

Revisado por Tarcisio Junior

Sobre o Autor


Carolina Braziel é formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

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