Joe Biden vence eleição e será presidente ‘mais irlandês’ dos EUA

Joe Biden vence eleição e será presidente ‘mais irlandês’ dos EUA

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O democrata Joe Biden venceu a eleição presidencial nos Estados Unidos da América e é o 46º presidente do país. Ele conquistou a liderança do Executivo nacional quando chegou a 273 votos no Colégio Eleitoral contra 214 para Donald Trump, o adversário republicano. Com fortes raízes na Irlanda, Biden é considerado o “mais irlandês dos presidentes americanos” desde John F. Kennedy.

Quem divulgou o resultado foi a CNN internacional. O voto a voto de cada estado americano deixou os irlandeses — e o resto do mundo — de olho na eleição presidencial americana. Agora, após dias de apuração, Biden foi finalmente eleito.

A projeção da CNN vem com a apuração dos votos na Pensilvânia. Ainda falta saber se Trump vai contestar os votos com a Justiça americana e se haverá recontagem de votos, mas na reportagem CNN a informação é que os dados não mudem.

Biden tem 10 antepassados nascidos na Irlanda

Joe Biden tem origem irlandesa por parte de pai e mãe, nos condados de Louth e Mayo. Foto: David Lienemann – White House (V011013DL-0556)

A Península de Cooley, no condado de Louth, foi onde uma parte da família Biden nasceu. Outra origem de Biden é de Ballina, no condado de Mayo. Biden visitou ambos os locais em 2016, quando ainda trabalhava para a campanha de Hillary Clinton.

Em Mayo, nasceu o tataravô de Biden, Edward Blewitt, que emigrou de Ballina para os EUA há mais de 160 anos, durante a Grande Fome. Ele acabou se instalando na Pensilvânia.

Outro antepassado de Biden, Owen Finnegan, de Louth, emigrou para Nova York. A família Blewitt e Finnegan acabaram se unindo em 1909 por meio de um casamento e a árvore genealógica foi parar em Biden.

“Oito antepassados de Joe por parte de mãe nasceram na Irlanda no início de 1800. Dois de seus bisavôs por parte de pai também nasceram na Irlanda. No total, 10 de 16 antepassados de Joe nasceram na Irlanda”, disse Paul Allen, da campanha The Irish For Biden, ao jornal Breaking News.ie, que conheceu o candidato presidencial democrata durante sua visita de 2016 à Irlanda.

O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, parabenizou Joe Biden pela sua vitória em uma postagem no Twitter.

Campanha irlandesa pedia votos a Biden

Campanha The Irish For Biden foi organizada por Paul Allen, que conheceu o democrata em sua visita à Irlanda em 2016.

A campanha na Irlanda — The Irish For Biden — pode ter ajudado o candidato a ganhar as eleições. Segundo o jornal Breaking News, os cidadãos irlandeses de Louth e Mayo chegavam a ligar para os parentes americanos para pedir votos a Biden.

“Criamos gráficos, pôsteres e nos agarramos à ideia de que 30 milhões de americanos reivindicam herança irlandesa”, disse um dos organizadores ao jornal.

Leia também: Como as eleições americanas podem afetar a Irlanda?

Raiz irlandesa fez parte da campanha de Biden

Biden evidenciou suas raízes durante a campanha como forma de cortejar o voto dos irlandeses-americanos. Ele também citou durante várias entrevistas questões como o Brexit e a manutenção da paz na Irlanda do Norte.

Em uma de suas falas, por exemplo, Biden deixou claro que “garantirá que não haverá nenhum acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido se a implementação do Brexit colocar em risco o Acordo da Sexta-feira Santa”.

Ele também se comprometeu a regulamentar irlandeses nos EUA. Estudiosos políticos dizem que Biden é um candidato pró-Europa, com maiores relações transatlânticas do que Trump, e que a Irlanda sentiria ter mais amigos na Casa Branca com a vitória de Biden.

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar