Lentidão no escritório de imigração afeta vida de imigrantes em Dublin

Lentidão no escritório de imigração afeta vida de imigrantes em Dublin

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Os imigrantes em Dublin que não conseguiram tirar seu IRP (Irish Residence Permit), a autorização de residência na Irlanda, estão tendo dificuldades em conseguir o documento mesmo após a reabertura do Escritório de Imigração e Naturalização, localizado em Burgh Quay, na capital irlandesa.

Quem chegou na Irlanda em meio à pandemia teve problemas ao não conseguir solicitar o visto já que todos os escritórios de imigração foram fechados. Nós contamos as histórias de alguns brasileiros que relataram dificuldades ao chegar à Irlanda no meio do furacão.

Mais de 4.500 agendamentos cancelados

O IRP substitui o antigo GNIB e é o documento que demonstra sua presença legal na Irlanda. Crédito: Rodrigobellizzi | Dreamstime.com

O IRP é necessário para o imigrante provar que pode viver e trabalhar na Irlanda e precisa mostrá-lo à imigração para voltar ao país se forem para o exterior. Quem chega pela primeira vez ao estado deve ir pessoalmente ao escritório dos Serviços de Imigração e Naturalização da Irlanda (INIS) em Burgh Quay, no centro de Dublin.

Segundo matéria publicada pelo DublinInQuirer, um porta-voz do Departamento de Justiça do governo irlandês afirmou que mais de 4.500 agendamentos de imigrantes que ainda não possuíam o IRP foram cancelados desde março, quando os escritórios fecharam as portas.

Agora, após a reabertura em junho, houve um novo fechamento por uma semana e a reabertura dos escritórios nesta semana.

A prioridade foi dada a quem ainda não tem o cartão, mas até o momento, segundo a reportagem, foram realizadas apenas cerca de 200 consultas no escritório. Outros não estão conseguindo marcar seus agendamentos por várias semanas, problema que já acontecia antes da pandemia e parece ter piorado.

Leia também: Adiamento de renovação de visto contará no tempo de permanência de estudantes na Irlanda

Renovação do visto também gera atrasos

Brasileira não pode viajar pelo atraso na renovação do visto na Irlanda. Foto: Pxhere

A renovação do visto, para quem já tem o IRP, também está sendo um problema. Ela pode ser feita online, com a documentação — inclusive o passaporte — sendo enviados pelo correio e devolvidos apenas quando todo o processo for aprovado.

Imigrantes que estão fazendo a renovação têm percebido a demora para conseguir o cartão e o passaporte de volta, o que pode afetar diversos aspectos de suas vidas, como trabalho, por exemplo.

Juliana Cigerza é do Rio de Janeiro e mora em Dublin há pouco mais de um ano. Ela tem o visto 1G, para cônjuge de imigrantes que possuem o visto de trabalho, como é o caso de seu marido. Ela contou que seu visto e do marido venceram dia 12 de junho e logo que abriram a possibilidade de renovação via online eles aplicaram.

Leia também: Coronavírus: governo concede ‘carta de permanência’ a intercambistas sem visto

“Imediatamente preenchemos tudo pela internet e pagamos. Dia 20 de junho postamos tudo”, explicou. O casal teve que esperar muito mais do que acreditava.

“Ficamos aguardando, porque estávamos ansiosos também pela tal ‘green list’, que iria sair com lugares que poderíamos viajar um pouco”, explicou a brasileira.

O passaporte do marido acabou chegando há poucos dias, mas sem o IRP, e o dela ainda não chegou. “Com isso não teremos mais como viajar, pois pegou uma parte das férias já e me deixou muito chateada, pois passar o ano inteiro em Dublin, com esse tempo desanimador, desculpa, mas pra mim é muito angustiante!”

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar