Lisboa é a Capital Verde Europeia 2020

Lisboa é a Capital Verde Europeia 2020

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Vem aí o maior evento sobre a Irlanda no Brasil!
Dia 14 de março, em São Paulo

Lisboa, capital de Portugal, é agora também a Capital Verde Europeia 2020. O título foi divulgado pela Comissão Europeia do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas no ano passado após a avaliação de especialistas sobre 12 indicadores de sustentabilidade existentes na cidade. Com a escolha, a metrópole agora realiza diversas atividades, programas e atitudes que visam melhorar ainda mais as questões ambientais de seu território.

Entre as razões para ser escolhida a Capital Verde estão as posições a favor do meio ambiente como o combate às alterações climáticas, fazendo parte, por exemplo, do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, os princípios do Acordo de Paris, a Rede C40 Cities e o Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima.

Agora, a cidade busca apoio da sociedade, das autoridades e empresas para o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, que possui uma agenda para que em dez anos possa melhorar diversos fatores ecológicos.

Leia também: Portugal veta visto para investidores em Lisboa e Porto

A primeira ação concreta já poderá ser vista na cidade. Uma reestruturação do trânsito na região central da capital portuguesa foi aprovada pela prefeitura — a Câmara Municipal de Lisboa — onde serão limitados carros particulares em diversas zonas urbanas, privilegiando o trajeto a pé ou com transporte público.

Na ponta do lápis, o objetivo será impedir que 40 mil carros por ano deixem de trafegar na chamada zona baixa de Lisboa. Isso significa 60 mil toneladas a menos de CO2 emitidos na atmosfera. A cidade ainda terá uma extensão de ciclovias e o aumento da rotatividade de trens e ônibus — ou comboios e autocarros, como eles chamam por lá.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar