Lockdown na Irlanda: governo decide não levar o país ao nível 5

Lockdown na Irlanda: governo decide não levar o país ao nível 5

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Apesar do NPHET (National Public Health Emergency Team — Equipe Nacional de Emergências de Saúde Pública) ter recomendado ao governo irlandês levar o país inteiro ao nível 5, o mais drástico de lockdown, por conta do aumento no número de casos de Covid-19, a decisão final foi de não seguir a recomendação.

De acordo com a imprensa irlandesa, os líderes dos partidos da coalizão governamental, Fianna Fail, Fianna Gael e Green Party se reuniram nesta segunda-feira, 5 de outubro, com a equipe do NPHET, que havia dito que manter o nível 5 por quatro semanas era a “única oportunidade” para obter as taxas de infecção “sob controle”.

Governo liderado por Micheál Martin, primeiro-ministro da Irlanda, decidiu não mover país no Nível 5 do lockdown. Foto: Merrion Street

O nível 5 veta todas as visitas domiciliares e reuniões sociais ou familiares. Apenas lojas de varejo essenciais teriam permissão para abrir e as pessoas poderiam sair de casa apenas para atividades essenciais ou se exercitarem em um raio de 5 km de casa, como ocorreu em março.

Segundo o The Irish Times, o gabinete, no entanto, disse que vai elevar as restrições no país, atualmente no Nível 2, mas não ao Nível 5. Provavelmente, segundo o jornal, a Irlanda deverá ficar no Nível 3, como já estão os condados de Dublin e Donegal.

As medidas poderão ser anunciadas oficialmente ainda nesta segunda.

Leia também: Novos casos da Covid-19 levam a Irlanda ‘de volta’ a abril

Fim de semana com quase 1.000 novos casos

Statistic: Number of new coronavirus (COVID-19) cases in Ireland since February 2020 (as of October 4, 2020), by date of report | Statista

Os registros de novos casos do coronavírus na Irlanda subiram muito no fim de semana. Sábado, 3 de outubro, foram confirmados 605 novos casos. Número maior que este havia sido registrado apenas em 26 de abril, quando 701 contaminações foram reportadas em 24 horas. Vale lembrar que, em abril, o país estava no Nível 5 de lockdown.

No domingo, 4 de outubro, foram mais 364 contaminados, sendo, portanto, 969 casos em dois dias e dez mortes. O país, até agora, soma 38.032 confirmações da doença e 1.810 mortes.

Segundo reportou o governo, o maior número de casos ainda está sendo contabilizado no condado de Dublin. Dos contaminados, 74% têm menos de 45 anos e 27% estão relacionados a focos da doença ou contato próximo a casos confirmados.

Na segunda-feira, 5 de outubro, o número seguiu alto, com 518 novos casos e nenhuma morte: 134 em Dublin, 53 em Cork, 49 em Limerick, 34 em Donegal, 32 em Meath e 216 espalhados em 20 condados.

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar