Lockdown na Irlanda: o que esperar do plano para dezembro?

Lockdown na Irlanda: o que esperar do plano para dezembro?

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Nível 5, o mais restrito do lockdown na Irlanda, em vigor desde o dia 22 de outubro, está com os dias contados. A expectativa é que, a partir do 1º de dezembro, o país volte ao Nível 3, com algumas restrições extras. No Natal, a flexibilização deve ser ainda maior.

O governo deverá dar a palavra final apenas na sexta-feira, dia 27 de novembro, mas os jornais irlandeses já estão especulando e publicando informações apuradas com fontes internas da administração irlandesa, mostrando um panorama de como deverá ficar o país a partir da semana que vem.

Na terça-feira, 24 de novembro, foram contabilizados 226 novos casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 na Irlanda e mais seis mortes. No total, são 2.028 vítimas fatais e 70.930 confirmações de doentes desde o início da pandemia no país. Em uma semana, a República teve uma média diária mais baixa desde outubro.

Em 18 de outubro, foram 1.283 contaminações em 24 horas, um recorde desde o início da pandemia.

Leia também: Visons serão abatidos na Irlanda para erradicar mutação da Covid-19

Segundo informações do jornal Irish Times, uma fonte do governo confirmou que a partir de 1º de dezembro, o país entra novamente no Nível 3 do lockdown, mas com algumas modificações.

Poderão ser abertos, a partir da semana que vem, casas de artes como museus e galerias, cinemas e lojas consideradas não-essenciais, assim como cabeleireiros, academias de ginástica e igrejas. Concertos e eventos, no entanto, ficarão de fora da lista de reaberturas.

Restaurantes, segundo o jornal, deverão abrir apenas mais tarde, ainda em dezembro, assim como permissões para viajar entre condados. Isso deverá acontecer após a primeira quinzena do mês.

Leia também: Covid-19: Irlanda chega a menor média de novos casos desde outubro

Novas restrições podem entrar em vigor após o Natal

Vice-primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou que restrições serão reavaliadas para dezembro. Foto: Divulgação/Merrion Street

Segundo publicou a RTÉ em seu website, o vice-primeiro-ministro irlandês (Tánaiste), Leo Varadkar, confirmou a intenção do governo de relaxar ainda mais o lockdown perto de duas semanas antes do Natal, com cabeleireiros e lojas abrindo ainda antes, mas confirmou que tudo será divulgado na sexta-feira com o anúncio do plano para dezembro.

Ele também afirmou a intenção do governo de re-impor restrições em Janeiro se os casos começarem a aumentar novamente. Se assim acontecer, elas deverão durar um período de duas a três semanas e não seis semanas, como foi o caso do Nível 5, ainda em vigor.

Natal “o mais normal possível”

Ainda à RTÉ, Varadkar disse que o governo espera que as famílias tenham um Natal “o mais normal possível”.

O governo deverá liberar visitas de até três famílias (three households) durante o período de Natal.

A reunião do gabinete do governo vai acontecer na sexta-feira, 27 de novembro, às 13h. O anúncio do plano para dezembro deverá ser divulgado na mesma noite.

 

Foto de capa: Volodymyr Hryshchenko/Unsplash

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar