Luas: Dublin recebe novos modelos de trens urbanos

Luas: Dublin recebe novos modelos de trens urbanos

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quem vive em Dublin já está acostumado a ver, em meio a carros e ônibus no centro da cidade, o famoso Luas, nome do sistema de trens urbanos que circulam por toda a capital da Irlanda. Agora, novos trens começaram a circular por Dublin, mais longos e com mais vagões.

Os chamados LRVs — veículos leves sobre trilhos — foram fabricados pela empresa Alstom e montados em um depósito do Luas no bairro Sandyford, em Dublin, em parceria com o Transport Infrastructure Ireland (TII) e o National Transport Authority (NTA).

Os trens urbanos de Dublin, Luas, serão ampliados até 2021, proporcionando mais espaço para passageiros. Foto: Fernando Machado/Dreamstime

Dois trens já estão rodando pela cidade modelo Citadis 502. Ele tem aproximadamente 55 metros de comprimento (mais de dez metros em relação aos trens normais do Luas, que medem 43 metros) e é considerado o mais longo do mundo da categoria.

Ao todo serão oito novos carros. Os outros seis devem entrar em funcionamento em 2021. A ideia é ampliar também 26 veículos já existentes.

Leia também: Luas deverá ter extensão até Finglas

Os novos veículos devem expandir a capacidade da rede Luas, oferecendo mais espaço para os passageiros. Nos últimos anos, as viagens de passageiros por ano em Luas aumentaram mais de 10 milhões e devem continuar subindo no futuro.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar