“Marca” Irlanda cresce 12% e atinge valor bilionário

“Marca” Irlanda cresce 12% e atinge valor bilionário

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sabia que um país também é uma marca? Pois é, esse “brand value” pode ser avaliado em números de acordo com sua valorização no mercado, igualzinho qualquer empresa ou produto. A consultoria Brand Finance avaliou o poder dos países a partir de vários fatores. O último relatório analisou que a “marca” Irlanda cresceu 12% e chegou ao patamar de 604 bilhões de dólares. Assim, ela entrou na lista das 100 marcas mais poderosas.

“Marca” Irlanda é avaliada com mecanismo de royalties semelhante a empresas. Foto: Pixabay

A Irlanda acabou ficando na posição 26 no ranking mundial e foi a marca de mais rápido crescimento na Europa Ocidental. Em valor per capita, a Irlanda figura na segunda posição, atrás apenas de Luxemburgo.

Para classificar os países, o Brand Finance utiliza um método baseado no “royalty relief mechanism”, um mecanismo de royalties que também é usado para avaliar as marcas corporativas. Ele mostra o preço que uma empresa pagaria para licenciar a marca, determinando sua força em três pilares: bens e serviços, investimento e sociedade.

Leia também: Dublin ocupa 34ª posição em ranking de qualidade de vida

Desde 2015, o valor da marca da Irlanda cresceu 110% em conjunto com a rápida aceleração do crescimento econômico. Os valores das marcas nacionais do Reino Unido e dos países membros da UE crescem 19% e 32%, respectivamente, no mesmo período.

Os EUA continuam sendo a marca mais valiosa do mundo, valendo 27,7 trilhões de dólares. A China está em segundo lugar, com 19,5 trilhões de dólares.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar