Martinho da Vila fala com exclusividade sobre show na Irlanda

Martinho da Vila fala com exclusividade sobre show na Irlanda

Ávany França

4 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A casa de shows Vicar Street certamente não será a mesma depois da passagem contagiante de Martinho da Vila no próximo dia 14 de maio O compositor, músico e ritmista, agora um oitentão em muito boa forma, desembarca em Dublin para celebrar cinco décadas de música da boa e seu 48° disco.

Com uma generosidade de dar gosto e com o sorriso na voz que lhe é peculiar, Martinho falou com exclusividade ao E-Dublin sobre o show que apresentará na capital irlandesa na próxima semana.

Para a garotada que está embarcando na carreira musical, Martinho alerta: “Não é uma profissão fácil, além de muito instável”. Ele ressalta que trabalhar com vontade e persistência são atributos importantes para quem quer conquistar um espaço nos palcos da vida.

Indagado sobre a presença latente dos buskers (artistas de rua) nas ruas de Dublin, inclusive de músicos brasileiros, Martinho diz conhecer a paixão dos irlandeses pela música, em particular pela música brasileira. Para o show na capital irlandesa, ele dá uma dica: “Vou chegar devagar, devagarinho com o meu samba”.

Bandeira da Fé

Sobre o novo disco Bandeira da Fé, Martinho reforça: “Apesar de ser um disco poético, o Bandeira da Fé fala do Brasil atual”. Além de temas como política e negritude, a figura da mulher e seu papel na sociedade também ganha espaço no repertório do artista, que convidou ninguém menos que Glória Maria para declamar a faixa “Ser Mulher”. “É uma poesia musicada”, reforça Martinho.

Aliás, apesar de trazer a palavra “Fé” no seu título, Bandeira da Fé está longe de tratar do aspecto religioso. Martinho contextualiza lembrando que a Fé, aqui, vem no sentido forte da esperança, do acreditar em dias melhores, mais leves e com muito mais música. Não é à toa que, apesar de cantar temas densos da atualidade, o disco traz, na sua última faixa, “O Sonho Continua”, gravada com o rapper Rappin’ Hood, com a mensagem de seguir adiante independentemente das circunstâncias.

O cantor Martinho da Vila se apresenta em Dublin no dia 14 de maio. Foto: Divulgação

Martinho ressalta, ainda, que ao longo dos seus 50 anos de carreira, temas como racismo e política pontuaram suas músicas, mas sempre de forma natural, sem o apelo da militância incisiva. A canção Zumbi dos Palmares, por exemplo, que conta poeticamente a vida de Zumbi, cumpre esse papel no novo disco, e é com ela que Martinho deve iniciar o show em Dublin.

Criterioso, Martinho conta que a música que dá título ao disco, Bandeira da Fé, foi repaginada para entrar no disco, já que, apesar de ter sido gravada por outro artista, há alguns anos ele não estava muito satisfeito com o resultado. “Agora ficou no jeito”, conta.

Acompanhando as tendências, Martinho confirma que este, de fato, pode ser seu último projeto musical em CD. “É importante seguir as inovações. E, hoje, tudo é digital”.

Será que Martinho incluirá sucessos de sua carreira no show de Dublin? Ah, isso vamos deixar como um elemento  surpresa!

Para quem já garantiu o ingresso, Martinho garante: “será um espetáculo especial para se cantar junto”. Ele nos disse, ainda, que o Vicar Street vai virar uma grande festa. E quem aparecer por lá sairá muito mais feliz do que chegou.

Quem duvida? Vem, Martinho!

Você pode ouvir a íntegra da entrevista no player no início deste artigo.

Serviço

Martinho da Vila em Dublin
14 de maio de 2019 — 20:30h
Vicar Street – 58-59 Thomas St, The Liberties, Dublin 8
GARANTA SEU INGRESSO AQUI

Bandeira da Fé
Martinho da Vila. Sony Music, 12 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar