Material didático leva temática LGBTI+ às escolas da Irlanda

Material didático leva temática LGBTI+ às escolas da Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Stand Up Awareness Week! Esse é o nome de uma campanha incrível de conscientização realizada na Irlanda como forma das escolas se posicionarem contra o bullying homofóbico, transfóbico e bifóbico que muitos alunos gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI +) experimentam quando são crianças ou adolescentes no ambiente escolar.

A Semana aconteceu de 16 a 20 de novembro de 2020, quando bandeiras do orgulho trans ficaram hasteadas junto à bandeira nacional da Irlanda nas ruas, avenidas e principais pontos das cidades irlandesas.

Escolas utilizam material didático para ensinar crianças e jovens sobre respeito à diversidade LGBTI+. Foto: Divulgação

Apesar da campanha durar apenas quatro dias, o material completo e exclusivo segue disponível o ano todo para que professores possam passar, em sala de aula, um pacote de atividades curriculares como introdução à terminologia LGBTI + e informações sobre o apoio a jovens trans.

A qualidade dos produtos é impressionante. Há vídeos para facilitar aos professores em uma “discussão informada, segura e capacitadora com os jovens de sua classe sobre algumas das principais questões que surgem em relação às experiências de jovens LGBT +”, como diz o texto do programa.

O pacote inclui três vídeos sobre diferentes questões: “Ser LGBTI + e assumir o controle”, “As palavras que usamos e por que são importantes” e “Identidades trans”.

Leia também: Universidade de Cork lança curso sobre história LGBTQ+ na Irlanda

Entre os materiais oferecidos está um banner informativo que explica as terminologias utilizadas no universo LGBTI+. Imagem: reprodução

O programa disponibiliza até mesmo um dicionário “Queer” com terminologias LGBTQI+ em gaélico! Lésbica, em gaélico, por exemplo, é Leispiach, e gay é Aerach.

O material absolutamente informativo, saudável e necessário está disponível gratuitamente no site do Belong To para qualquer pessoa.

Ouça: Como é ser LGBT na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 23)

O BeLonG To Youth Services é a organização nacional que apóia jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI +) na Irlanda. Ela trabalha desde 2003 com jovens LGBTI +, entre 14 e 23 anos. Ela também oferece um serviço especializado para jovens LGBTI + com foco na saúde mental e sexual, juntamente com o apoio a drogas e álcool.

 

Foto de capa: Divulgação

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar