Matrícula consular: você já fez a sua?

Matrícula consular: você já fez a sua?

Ávany França

5 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Tem coisas que a gente só se dá conta da importância numa emergência, e como expatriados morando do outro lado do oceano, tudo pode acontecer!

Se você mora na Irlanda ou em qualquer outro país, saiba que a Matrícula Consular é importante para que você possa acessar facilmente os serviços disponíveis na Embaixada Brasileira do país onde você reside.

A matrícula no Consulado serve para contatar um familiar em caso de urgência. © Saša Prijić | Dreamstime.com

Você já se deu conta de que morando na Europa temos que lidar com situações jamais vistas no Brasil? Pode ser um terremoto, a erupção de um vulcão, um maremoto ou qualquer outro fator que possa nos colocar em situação de risco. E é aí que medidas simples e preventivas podem fazer toda a diferença.

Você já ouviu falar, por exemplo, da Matrícula Consular? Pois é, ela é gratuita e recomendada a todo cidadão brasileiro vivendo no exterior. A matrícula é apenas um registro com seus dados que serão mantidos em sigilo pelo consulado brasileiro.

Porque fazer? Porque num caso de emergência, necessidade de localização, para se contatar familiares no Brasil ou ainda para facilitar a emissão de documentos numa emergência, manter seus dados em dia no consulado tornará o processo muito mais rápido!

Se você ainda não tem o seu, o processo é simples, gratuito e sigiloso. Basta imprimir e preencher o formulário disponível no site do consulado e anexar uma foto 3×4. Para quem ainda não conhece o consulado brasileiro em Dublin segue o endereço:

Block 8, Harcourt Centre – Charlotte Way – Dublin 2 – Ireland

Aberto ao público de (seg. a sex.) das 10 às 13h, exceto feriados.

Para onde ligar em caso de uma emergência no exterior?

Para quem ligar em caso de uma emergência no exterior?. © Ymgerman | Dreamstime.com

Para quem ligar em caso de uma emergência no exterior?. © Ymgerman | Dreamstime.com

Em casos de emergência – morte, prisão ou recusa de entrada à Irlanda por autoridades migratórias – pode-se contatar o número +353 (0) 87 981 4403, desde que fora do horário de atendimento.

Nos últimos anos, por exemplo, tivemos casos de vários brasileiros desaparecidos e vítimas de acidente. Nesses casos, com a matrícula consular, a Embaixada conseguirá dar melhor assistência aos familiares no Brasil.

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar