McDonald’s se desculpa por slogan que remete à violência na Irlanda

McDonald’s se desculpa por slogan que remete à violência na Irlanda

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A rede de restaurantes McDonald’s se desculpou após unidades de Portugal terem usado como slogan de um sorvete uma frase que lembra dias de violência na Irlanda, que inspiraram uma música de muito sucesso da banda U2. A propaganda dizia “Sundae bloody sundae”, como forma de vender um sorvete tipo sundae com cobertura vermelha de morango. A ideia caiu mal nas redes sociais, já que a frase é diretamente ligada à canção Sunday Bloody Sunday, que descreve acontecimentos de 30 de janeiro de 1972, quando manifestantes civis foram mortos na cidade de Derry por tropas britânicas.

O McDonald’s pediu desculpas pela campanha dizendo que o material promocional foi removido e que foi desenvolvido apenas em Portugal, para um pequeno número de restaurantes. “A campanha foi planejada como uma celebração do Dia das Bruxas, não como uma referência insensível a qualquer evento histórico ou para perturbar ou insultar alguém”, disse o restaurante. “Lamentamos sinceramente por qualquer ofensa ou angústia que isso possa ter causado. Todo o material promocional foi removido dos restaurantes”, continuou.

Leia também: Estudantes da Irlanda fazem greve pelo clima global

Treze pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas depois que membros do Regimento de Pára-Quedas do Exército Britânico abriram fogo contra manifestantes de direitos civis no Bogside de Derry. Houve também um domingo sangrento em Dublin, em 1920, quando o exército britânico abriu fogo contra multidões reunidas para assistir a uma partida do GAA no Croke Park, matando 14 pessoas.

A canção do U2 diz, em uma parte de sua letra: The trenches dug within our hearts (As trincheiras cavadas em nossos corações) / And mothers, children, brothers, sisters torn apart (E mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados) / Sunday, bloody Sunday (Domingo, sangrento domingo).

Relembre a canção aqui:

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar