Membro irlandês da Comissão da UE renuncia após ‘festa do golf’

Membro irlandês da Comissão da UE renuncia após ‘festa do golf’

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Uma das maiores e mais recentes controvérsias da política irlandesa continua rendendo as manchetes dos principais jornais do país. A confraternização da Oireachtas Golf Society (sociedade de golf do órgão legislativo da República da Irlanda) , que celebrava seu 50º aniversário no início da semana passada, reuniu vários políticos e pessoas ligadas a partidos políticos, violando restrições do Covid-19 do país.

Desde então, um ministro e um senador já perderam seus cargos, conforme contamos aqui no E-Dublin. Agora, Phil Hogan, membro irlandês da Comissão da União Europeia, e que também participou da celebração, foi pressionado a deixar o cargo, o que fez nesta semana, mesmo acreditando não ter quebrado nenhuma lei.

Phil Hogan renunciou ao cargo de comissário irlandês da União Europeia. Foto: Divulgação

“Lamento profundamente que minha viagem à Irlanda – o país que tenho tanto orgulho de representar como funcionário público durante a maior parte da minha vida adulta – tenha causado tanta preocupação, mal-estar e aborrecimento”, disse.

E continuou: “Sempre tentei cumprir todos os regulamentos relevantes da Covid-19 na Irlanda e entendi que havia atendido todas as diretrizes relevantes de saúde pública, principalmente após a confirmação de um teste negativo do Covid-19.”

Hogan enviou sua carta de demissão ontem à Ursula von der Leyen, presidente da comissão, que aceitou o pedido. Ela era uma das que desaprovava a ida do comissário à reunião do grupo de golf.

Segundo ela, a comissão espera que enquanto a Europa luta para reduzir a disseminação do coronavírus e os europeus fazem sacrifícios e aceitam restrições dolorosas, os comissários devem ser “particularmente vigilantes sobre o cumprimento das regras ou recomendações nacionais ou regionais aplicáveis”.

Ursula von der Leyen agora espera que o governo irlandês apresente candidatos para um comissário substituto.

Hogan foi um importante membro da gestão de úrsula na Comissão da UE e desenvolveu um papel fundamental nas negociações do Reino Unido com o bloco durante o Brexit.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar