Menores de idade na Irlanda: o que pode e não pode?

Menores de idade na Irlanda: o que pode e não pode?

Elizabeth Gonçalves

7 meses atrás

Embarcar em um intercâmbio durante a adolescência tem se tornado cada vez mais comum. Afinal, estudar no exterior antes de encarar as responsabilidades da vida adulta é ótimo para conhecer outras culturas, fazer amizades pelo mundo e também dar os primeiros passos rumo à independência.

É cada vez mais comum encontrar programas para diversos países no mundo, o que inclui a Irlanda. No entanto, além da diversidade cultural e de questões associadas ao aprendizado do novo idioma, vale ficar atento também a algumas restrições relacionadas à idade do estudante.

Será que os menores de 21 podem fazer tudo o que desejam na Ilha Esmeralda? Algumas respostas você terá ao conferir a nossa lista logo abaixo.

Conheças as idades mínimas permitidas na Irlanda para beber, dirigir e até fazer sexo. Foto reprodução: Huffpost

Conheças as idades mínimas permitidas na Irlanda para beber, dirigir e até fazer sexo. Foto reprodução: Huffpost

 1. Álcool

Assim como no Brasil, a idade mínima para comprar bebidas alcoólicas na Irlanda é de 18 anos. Em terras verdes, é crime comprar cerveja ou qualquer outra bebida para menores de idade. Além disso, menores de 15 anos só estão autorizados a entrar nos pubs quando acompanhados dos pais ou um maior responsável. E detalhe: só podem permanecer no local até as 21h. De maio, mês que antecede o verão, até setembro, eles ganham uma horinha extra, podendo ficar no local até as 22h. Já adolescentes entre 15 e 17 anos não possuem essa restrição de horário, desde que o local sirva comida e de que eles estejam acompanhados.

2. Cigarros

Vender cigarros ou tabaco para menores de 18 anos em terras irlandesas também é considerado crime. Além de não fazer bem para a saúde, como já abordamos no E-Dublin, fumar é bem caro por aqui. Portanto, melhor ficar fora dessa, né?

3. Direção

Desde que tenham a licença de aprendiz, menores de idade podem dirigir certos tipos de motos, a partir dos 16 anos, e automóveis com capacidade para até oito pessoas, a partir dos 17. Essa regra não se aplica ao intercambista. A menos que ele queira tirar carteira de habilitação na Irlanda, já que em nosso país a idade mínima para dirigir é 18 anos.

4. Aluguel de carros

Tem menos de 25 anos e quer alugar um carro para viajar com os amigos no final de semana? Por aqui pode ser bem difícil. A maioria das empresas que oferecem o serviço exige que a idade mínima do condutor seja 25 anos.

5. Viagens

A idade mínima para fazer a reserva de um vôo em qualquer companhia europeia é 18 anos. E, em geral, não é possível viajar desacompanhado até os 16 anos.

6. Piercings e tatuagens

Ao contrário do Brasil, onde só está autorizado a fazer uma tatuagem ou colocar um piercing quem é maior de 18 anos, por aqui não há uma idade mínima para isso. Como tatuagens são definitivas, vale tomar bastante cuidado na hora de escolher o desenho para não se arrepender depois.

7. Baladas

Se você tem 16 com cara de vinte e poucos, ótimo para você. Caso contrário, você terá dificuldades em conhecer a night irlandesa. Se tem uma coisa que eles fazem bem aqui é conferir o documento da rapaziada nas baladas espalhadas pela cidade. E menor de 21 não entra de jeito nenhum!

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar