Menos motivação e mais inspiração

Menos motivação e mais inspiração

Colaborador E-Dublin

3 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

logomarca

Por Lilian Sousa – O Dom de Ser Livre

Há pouco tempo estava em um dos maiores eventos de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo da Irlanda, cercada por grandes empreendedores e CEO’s de Dublin, quando ouvi esta frase: “Motivação não te levará muito longe”.

Fiquei surpresa, pois acreditava que as pessoas motivadas eram mais felizes e realizadoras, mas aprendi com Jack Canfield algo que fará grande diferença para o meu intercâmbio e para os clientes que cruzarão o meu caminho: “Menos motivação – e mais inspiração!”.

Sabe qual é a grande diferença? Motivação é um sentimento relacionado à conquista e realizações de fora para dentro (fatores externos). Já a INSPIRAÇÃO é um sentimento que se conecta à sua essência e fatores internos.

Aprendi que é a inspiração que irá te impulsionar a sair da cama e entrar em ação para realizar um sonho e persistir em meio às dificuldades, para ter o sentimento do “Eu consegui”.  Quer um exemplo prático? Quando você estava planejando o seu intercâmbio, trabalhar algumas horas a mais, ter um segundo emprego ou qualquer outra forma de conquistar uma renda extra (dinheiro) eram fatos motivadores, que alimentavam a sua inspiração de morar no exterior e viver a experiência do intercâmbio.

inspiration.shutterstock_559665520

Vale fazer esta análise! Afinal, você está inspirando seus sonhos? Foto: Shutterstock

Pela minha experiência, após ter trabalhado com dezenas de pessoas e entrevistado mais de 560 brasileiros que moram ou já moraram no exterior ao redor do mundo, apenas a motivação não será suficiente para lidar com os momentos de desafio que virão durante o seu intercâmbio. As suas prioridades irão mudar e dinheiro, status ou sucesso, tendem a perder espaço para outros valores como liberdade e qualidade de vida.

Quando estamos planejando um intercâmbio, sempre criamos muita expectativa e quando as coisas não saem como o planejado, tendemos a perceber uma queda na autoestima, autoconfiança e um desânimo que nos leva a questionar sobre a nossa decisão. Não caia nessa armadilha!

Então, minha dica de hoje é: Quais são os seus fatores de inspiração que te levarão a persistir diante dos desafios? Qual o sentimento que irá te dar suporte para você não ter medo de falar o idioma errado, ou que te ajudará a estar disposto a acordar cedo e a enfrentar o frio e a chuva para ir ao trabalho? Com certeza o dinheiro para fazer uma viagem para um destino que sempre sonhamos poderá ser um fator motivador, mas a inspiração de ser livre e de explorar o mundo te levará ainda além quando faltarem motivadores imediatos.

Conecte-se com o “Porque” das coisas, tenha uma fé inabalável em você e entre em AÇÃO! Abraço.

Sobre a autora:
whatsapp-image-2016-12-23-at-11-33-12Lilian Sousa é uma psicóloga e coach, sempre em busca de novos desafios. Em 2015, trocou a carreira de executiva no Brasil para realizar o seu sonho de conhecer pessoas, descobrir novos destinos ao redor do mundo e explorar o seu Dom de Ser Livre. Atualmente, atua como empreendedora e ajuda brasileiros expatriados a se autoconhecerem e se transformarem na sua melhor versão.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Lilian, acesse O Dom de Ser Livre.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • 5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    É muito mais comum ouvir dicas sobre o que fazer no seu intercâmbio do que...

    Colaborador E-Dublin

    1 semana atrás

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio
  • 5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

    Hoje, para ajudar você a ser ainda mais assertivo na elaboração do seu plano...

    Colaborador E-Dublin

    2 semanas atrás

    5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar