Como fazer mestrado na Irlanda?

Como fazer mestrado na Irlanda?

Karina Moura

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você já tem nível superior no Brasil e pensa em cursar um mestrado na Irlanda? Então, continue lendo este artigo que o E-Dublin vai te mostrar que isso é possível! A Irlanda é muito conhecida por receber estudantes do mundo inteiro para fazer intercâmbio, porém, a cada ano, cresce o número de estrangeiros que buscam por ensino superior no país.

Na maioria das vezes, com a aproximação da última renovação do visto como estudante de inglês, muitos intercambistas acabam entrando para um curso de pós-graduação ou mestrado, mais conhecidos como Third Level (terceiro nível). Várias instituições na Irlanda oferecem ensino de terceiro nível, como universidades, institutos de tecnologia e faculdades privadas.

Hoje, estima-se que existem cerca de 20 mil estudantes estrangeiros cursando mestrado na Irlanda. Além da experiência de viver na Europa e obter um certificado internacional, os estudantes têm boas opções de universidades, cursos e condições vantajosas para aqueles que desejam trabalhar após concluir o mestrado.

Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos

Mestrado na Irlanda: governo investe no terceiro nível

Mestrado na Irlanda: é possível realizar o sonho da pós-graduação na Ilha Esmeralda. Foto: Pxhere

O governo irlandês tem investido cada vez mais na educação de terceiro nível com objetivo de manter aquecida a qualificação profissional no país, através de programas de financiamento e bolsas de estudos, tanto para os cidadãos europeus, quanto para os estrangeiros.

Nos últimos anos, o nível de escolaridade no país melhorou muito principalmente quando falamos de ensino superior. De acordo com o Central Statistics Office – CSO, o Censo 2016 mostrou que 56% das pessoas com idades entre 15 e 39 anos possuíam uma qualificação de terceiro nível, a maioria delas são mulheres que tendem a permanecer mais tempo estudando do que os homens.

Ficou interessado mesmo em saber como fazer um mestrado na Irlanda? Nós reunimos aqui as principais informações sobre o assunto para te ajudar nesse processo. Boa leitura!

Como é o processo de admissão em um mestrado na Irlanda?

Pode ser bem fácil fazer mestrado na Irlanda. Foto: Pxhere

O processo seletivo é bem simples. O requisito mínimo para admissão no programa de mestrado na Irlanda é o candidato ter um Bacharel Degree (bacharelado).

No entanto, diplomas em ciências, medicina e negócios podem exigir testes e informações mais específicas durante o processo seletivo. O candidato precisa verificar se o curso desejado requer esses testes antes de iniciar a inscrição.

As diretrizes gerais são praticamente as mesmas em todas as instituições de ensino da Irlanda. O candidato se inscreve no programa, apresenta a documentação necessária e paga uma taxa de inscrição e, quando for aprovado, a anuidade do curso antes de começar as aulas.

As universidades também podem pedir aos candidatos que enviem uma declaração pessoal descrevendo seu interesse no curso, na área e seus objetivos de pesquisa. Em alguns casos, ele também deverá fazer uma entrevista.

Os programas de mestrado na Irlanda podem durar de 1 a 2 anos e são oferecidos nas principais universidades do país, sendo os cursos mais comuns em ciências e artes. Pode ser um curso com base em pesquisas e, geralmente, envolve a necessidade da entrega de uma tese.

Leia também: Como fazer faculdade na Irlanda?

Como um estrangeiro pode ingressar em um mestrado na Irlanda?

Não existe dificuldades para estrangeiros para fazer mestrado na Irlanda. Foto: Pxhere

Os estrangeiros interessados em um mestrado na Irlanda devem fazer sua inscrição no próprio site da instituição de ensino – on-line ou por formulário de admissão –, apresentar todos os documentos solicitados e passar por uma avaliação do histórico escolar.

Vale lembrar que cada instituição tem o seu próprio processo seletivo e o candidato precisa ficar atento nas datas (o ano acadêmico costuma ser de setembro a agosto), e nos requisitos de admissão, que praticamente são os mesmos para todas elas.

Geralmente, o que muda é a pontuação da proficiência do idioma e, dependendo do tipo de curso, a apresentação de um portfólio como parte da inscrição.

Quais documentos são necessários para inscrição?

  • Transcritos da graduação ou pós, traduzidos e juramentados;
  • Certificado de proficiência de Inglês (TOEFL, Cambridge ou IELTS);
  • Cópia do Passaporte;
  • Currículo em inglês;
  • Declaração pessoal e cartas de recomendação.

Preciso reconhecer meu diploma para fazer mestrado na Irlanda?

Diploma reconhecido e traduzido é um dos pré-requisitos para fazer mestrado na Irlanda. Foto: Lewis Keegan – Skillscouter.com/ Unsplash

Sim, você vai precisar validar seu diploma para fazer um mestrado na Irlanda. Na maioria dos casos, esse processo é bem simples e deve acontecer antes da inscrição no programa.

O primeiro passo é entrar no site do Quality and Qualifications Ireland – QQI e encontrar no índice todas as categorias de diplomas aprovados na Irlanda, de acordo com seu país. Se a sua certificação corresponder a uma delas, você deve fazer o download da declaração de comparabilidade e imprimir.

Em seguida, apresentar na instituição de ensino junto com a tradução juramentada do seu diploma de graduação do Brasil.

O QQI informa também a lista de países e possíveis equivalências de graduação com o sistema educacional irlandês. O certificado brasileiro de bacharelado e licenciatura, por exemplo, é considerado pelo National Academic Recognition Information Center – NARIC Ireland, como Level 8, que é a Honours Bachelor’s Degree. Já a pós-graduação é classificada como Level 9.

Se sua qualificação não for encontrada na da lista, o processo de validação é diferente. Clique aqui para saber mais.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda gratuito é possível?

Quanto custa um mestrado na Irlanda?

O preço de um mestrado na Irlanda pode variar, chegando a 30 mil euros por ano. Crédito: Depositphotos/ ridofranz

Os valores dos programas de mestrado dependem muito da área de atuação. Como qualquer curso de ensino superior na Irlanda, a anuidade é diferente para os cidadãos europeus e não-europeus.

Abaixo, listamos a média de valores. Confira!

  • Cidadãos europeus: anuidade entre 4 mil e 9 mil euros.
  • Programas de mestrado nas áreas de negócios ou de medicina costumam ser mais caros e ficam em torno de 20 mil euros por ano.
  • Não-europeu: média de 9 mil euros por ano, mas alguns cursos podem chegar a 30 mil euros por ano.

Bolsa de estudos e financiamento para mestrado na Irlanda

É possível fazer mestrado na Irlanda de graça. Foto: Pxhere

A grana está curta? Se esse for o seu caso, você ainda tem a possibilidade de aplicar para uma bolsa de estudos. O esquema de bolsas para estudantes estrangeiros é a administrada pela Higher Education Authority (HEA), que é órgão legal de orientação política para o ensino superior na Irlanda. Antes, praticamente não se escutava falar dessas bolsas, mas isso tem mudado bastante nos últimos anos.

Não é fácil encontrá-las, viu? Elas costumam ser bem específicas e os interessados precisam pesquisar muito!

Existem também as opções de financiamento para estudantes internacionais que desejam fazer mestrado por lá. Geralmente, as universidades oferecem isenção de taxas ou até outras bolsas de estudo. Você pode investigar essas opções explorando o site da sua instituição ou entrando em contato diretamente com eles.

Onde fazer mestrado na Irlanda?

DCU é uma das universidades que estão entre as melhores do mundo. Foto: Divulgação

Separamos as cinco principais universidades da Irlanda para você fazer o seu mestrado. Veja os detalhes de cada uma delas!

Trinity College Dublin (TCD)

A Trinity College é a mais antiga universidade da Irlanda. Fundada em 1592, ela fica localizada na região central de Dublin e é uma das instituições mais prestigiadas do país.

A universidade oferta diversos cursos de mestrado e o candidato deve enviar sua inscrição e documentação on-line. Em alguns casos, pode ser necessário preencher um formulário de inscrição suplementar.

Mais informações sobre os cursos e processo seletivo você pode encontrar no site da TCD.

University College Dublin (UCD)

A University College Dublin é uma instituição mundialmente reconhecida por sua excelência em ensino e oferece uma ampla gama de programas de mestrado. Com mais de 33 mil alunos, a universidade se divide em cinco faculdades e a inscrição é feita no site da instituição.

Mais informações sobre os cursos e processo seletivo você encontra no site da UCD.

National University of Ireland Galway (NUI)

Localizada na cidade de Galway, no oeste da Irlanda, a universidade tem mais de 17 mil alunos. Entre os destaques da instituição, estão cursos de medicina, artes e ciências. Outro dado importante é que a NUI tem a maior taxa de alunos empregados, entre as universidades irlandesas, após conclusão de cursos. A inscrição é feita on-line no site da instituição.

Mais informações sobre os cursos e processo seletivo você encontra no site da NUI.

University College Cork (UCC)

Essa é a quarta mais bem colocada universidade irlandesa nos rankings internacionais. Com mais de 20 mil alunos, a UCC tem um dos principais departamentos de pesquisa do país. Por lá, boa parte dos estudantes são estrangeiros, pois a universidade tem um setor exclusivo para atender alunos internacionais, auxiliando em assuntos relacionados a visto, bolsas de estudo, acomodações, entre outras.

Mais informações sobre os cursos e processo seletivo você encontra no site da UCC.

Dublin City University (DCU)

Apesar de jovem, fundada em 1975, a DCU obtém um ótimo desempenho educacional na Irlanda. Também localizada em Dublin, a DCU tem mais de 16 mil alunos e oferece cursos nas áreas de engenharia, negócios, artes e ciências. A universidade também possui cerca de mil estudantes inscritos em cursos de graduação à distância.

Mais informações sobre os cursos e processo seletivo você encontra no site da DCU.

Depois de se inscrever no mestrado, o que mais é preciso fazer?

Com tudo pronto, após ser aceito e pagar pelo curso de mestrado, a universidade vai emitir uma carta aceite que deverá ser utilizada pelo estudante para emissão do visto (Stamp 2). Para solicitar o visto, o estudante deverá:

  • Ter o passaporte válido;
  • Uma carta de aceitação original da universidade confirmando que você foi aceito e matriculado;
  • Prova que pagou as taxas da universidade. Se o estudante pagou um valor inferior a 6 mil euros, ele deve mostrar que quitou o valor total do curso. Agora, se o valor do curso for superior a essa quantia, ele precisa comprovar que pagou pelo menos 6 mil euros para imigração;
  • Comprovante de financiamento da bolsa de estudos (se apropriado);
  • Seguro-saúde privado (não pode usar o seguro de viagem como alternativa);
  • Comprovação financeira de 3 mil euros, para os que solicitam o primeiro visto no país.
  • O estudante deverá pagar uma taxa de 300 euros e se tudo estiver correto, o visto será emitido por 12 meses. Saiba detalhes sobre como se registrar aqui.

Experiência de quem fez mestrado na Irlanda

Kassia Simas cursou mestrado na Irlanda em marketing digital e já está empregada. Foto: acervo pessoal

O E-Dublin conversou com a Kássia Simas, que fez Mestrado em Marketing Digital, na National University of Ireland, em Galway. A goianense foi para Irlanda em 2016 para cuidar da sua irmã e se matriculou em um curso de inglês para aprender o idioma. Depois de duas renovações de visto, ela voltou para o Brasil e decidiu planejar o seu mestrado na Ilha Esmeralda.

“O processo de pesquisa é o mais complicado, porque você precisa entrar nos sites de cada universidade para entender como funciona o processo seletivo de cada uma delas. Depois de algumas pesquisas, resolvi voltar para Irlanda e fazer mais um ciclo de curso de inglês.

“Me inscrevi para um mestrado e passei com intuito de aplicar para uma bolsa de estudos, mas não obtive sucesso. Daí optei pelo empréstimo para pagar o programa que queria fazer”, lembrou a agora Mestre em Marketing Digital.

Segundo Kássia, a rotina do curso é muito pesada e o mestrando tem um volume enorme de trabalhos para entregar.

“O curso é tempo integral e, além disso, tínhamos muitos trabalhos em grupo, que por sinal, muito longos e complicados. Em uma turma de 100 pessoas, eu era a única brasileira e a diferença cultural atrapalhou um pouco para fazer os trabalhos.”

“Porém, isso aconteceu mais no começo. Eu morava praticamente na faculdade. É uma rotina muito puxada e por mais que você possa trabalhar part-time, porque você tem o visto de estudante, poucas pessoas conseguem trabalhar e estudar”, ressaltou.

“Vale muito a pena”

Kássia disse que o mestrado foi um investimento importante para sua carreira. Foto: acervo pessoal

A maior dificuldade que ela encontrou durante sua jornada na NUI, foi entender como funcionava o sistema educacional irlandês. Além disso, o valor da anuidade também pesou no bolso da brasileira.

“O valor do mestrado aqui é caro e inacessível para muitos brasileiros. Mas é possível você se organizar para isso. Eu considerei o mestrado como um investimento para minha carreira profissional, e vale muito a pena, viu? Tive uma experiência incrível na NUI e pude ter contato com muitas pessoas que trabalham em empresas como Google, LinkedIn, Hubspost, além de empresas irlandesas.”

“Fazer uma qualificação na Irlanda é uma ótima oportunidade para começar uma carreira no exterior. E, se não quiser ficar por aqui, você ainda volta para o Brasil com uma experiência internacional”.

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?

Karina Moura
Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar