Ministro da Saúde diz que coronavírus pode chegar em breve à Irlanda

Ministro da Saúde diz que coronavírus pode chegar em breve à Irlanda

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com casos confirmados na Áustria, Suíça, Espanha e Croácia, a presença do Covid-19 é mais que uma realidade na Europa. A Itália, até agora é o país europeu com surto mais alarmante, já que mais de 280 casos foram confirmados, com 11 vítimas fatais.

Na Irlanda, até o momento não há casos confirmados nem suspeitos de coronavírus. O Governo segue com o  monitoramento de pessoas que voltaram de locais considerados de risco, como por exemplo, do norte da Itália.

Em suma, não há motivo para pânico, porém, com o “boom” de casos diagnosticados na Europa, fica cada vez mais evidente que a Irlanda não está imune da chegada do vírus. Um exemplo dessa possibilidade, foi o alerta enviado recentemente ao Department of Social Affairs, por meio de um grupos de turistas irlandeses que informaram às autoridades irlandesas que estão isolados em um hotel em Tenerife, após casos do coronavírus serem confirmados entre hóspedes.

O caso põe a Irlanda ainda mais em alerta e assim como afirmou Simon Harris, ministro da Saúde da Irlanda, as chances da confirmação do primeiro caso do vírus pode estar próximo.

A preocupação principal é com os leitos hospitalares, já que há uma crise de saúde na ilha e pode não haver vagas em UTIs em caso de surto. Em entrevista à rádio RTÉ, o consultor de terapia intensiva, Tom Ryan, do Hospital St James, em Dublin, disse que foi reconhecido que falta leitos de UTI na ilha e que o número deveria ter dobrado há dez anos. “Temos apenas metade das camas necessárias, mas nenhuma ação foi tomada. O estoque atual de UTI está desatualizado e há poucas instalações de isolamento. Mesmo se houvesse um pequeno número de casos, isso representaria um desafio, pois não há capacidade no sistema.”

Leia também: Coronavírus preocupa Europa com chegada na Itália

Uma partida de rugby entre Irlanda e Itália, no campeonato Six Nations, está marcado para acontecer em 15 dias, mas ainda não está certo se será adiado. A expectativa é que centenas de italianos do norte da Itália possam vir à Dublin para assistir à partida.

Segundo Harris, não há planos, por enquanto, de cancelar futuros eventos como a St. Patrick’s Parade, que acontece em 14 de março, mas que tudo vai depender de como será o futuro em relação ao coronavírus. O governo, no entanto, aconselhou os cidadãos a não viajarem para o sul da Itália nesse momento.

Leia também: Como identificar e agir em caso de suspeita de coronavírus

Alguns aeroportos da Europa já estão realizando procedimentos diferentes para tentar conter a transmissão do vírus, como higienização das aeronaves e medição de febre de passageiros. O Dublin Airport afirmou estar em contato com as autoridades para a realização de novos procedimentos.

O coronavírus é uma das questões que têm pressionado o Parlamento Irlandês a chegar a um acordo sobre o novo governo, já que após as eleições ainda não houve a coalizão necessária para votar por um novo taoiseach. O vice-primeiro-ministro irlandês Simon Coveney falou a respeito durante reunião da Comissão da União Europeia, em Bruxelas. Na Irlanda, entidades e políticos se reuniram na tarde de terça-feira, 25 de fevereiro, para discutir quais serão as ações para conter o Covid-19 na ilha.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar