Mistério que acontece na Irlanda anualmente há 5.200 anos será transmitido online

Mistério que acontece na Irlanda anualmente há 5.200 anos será transmitido online

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Todos os anos, no dia mais curto do ano, um efeito surpreendentemente especial e misterioso acontece na Irlanda. Um dos monumentos mais antigos do país, o Newgrange, se enche com a luz do nascer do sol e sua tumba de mais de 5.000 anos fica completamente iluminada. O efeito, em 2020, será no dia 21 de dezembro.

A novidade neste ano é que esse acontecimento será transmitido ao vivo para todo o mundo pela primeira vez. Isso porque o monumento está fechado por conta das restrições da Covid-19.

Em outros anos, sem o coronavírus, centenas de turistas se locomoveram até o Vale Boyne, no condado de Meath, onde fica localizado o monumento com o intuito de ver com os próprios olhos o efeito, criado pelos antigos arquitetos nesta tumba neolítica.

Newgrange é um dos grandes mistérios da Irlanda e um dos monumentos mais antigos do país, datado de 5.200 anos. Fotos: Pxhere

A procura é tão grande que é preciso fazer um sorteio para saber quem seriam os sortudos que poderiam entrar.

O Office of Public Works — Escritório de Obras Públicas — anunciou que um projeto de pesquisa será realizado no local, já que a visita será proibida neste ano.

“O projeto de pesquisa arqueológica está focado no fenômeno do Solstício de Inverno no monumento de Newgrange com 5.200 anos. Durante as semanas que antecedem o evento,  o movimento da luz do sol de inverno vindo da caixa do teto para a passagem e a câmara é cientificamente medido e monitorado, para determinar como o feixe de luz do amanhecer interage com a câmara”.

Leia também: Principais pontos turísticos da Irlanda para visitar em 2021

Como assistir a transmissão ao vivo

O nascer do sol do Solstício será transmitido ao vivo de dentro da Câmara, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, para que todos possam vivenciar este fenômeno maravilhoso de qualquer lugar do mundo.

A transmissão ao vivo estará disponível diariamente neste link a partir das 5h45 (horário de Brasília) ou 8h45 (horário da Irlanda).

O que é o Newgrange

Newgrange é uma “tumba de passagem” de 5.200 anos localizada no Boyne Valley, no antigo oriente da Irlanda. O Newgrange tem 85 m de diâmetro e 13 m de altura, em uma área de cerca de 1 acre.

Uma passagem medindo 19 m leva a uma câmara com 3 alcovas. A passagem e a câmara estão alinhadas com o sol nascente nas manhãs em torno do Solstício de Inverno.

Newgrange é cercada por 97 grandes pedras chamadas meios-fios, algumas das quais gravadas com arte megalítica.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar