Movember: saúde masculina em foco na Irlanda

Movember: saúde masculina em foco na Irlanda

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quem se deparar com homens de bigode grosso fazendo algum ato pelas ruas da Irlanda, não deve se assustar. Trata-se de voluntários do movimento Movember, que tem como objetivo conscientizar os homens de sua saúde no mês de novembro. Criado em 2003 na Austrália, a ação sem fins lucrativos já financiou mais de 1.250 projetos sobre a saúde masculina em todo o mundo. Eventos de todos os tipos acontecem em novembro na Irlanda para auxiliar ações do Movember.

Entre as atividades irlandesas estão quiz em pubs, walking tours, palestras, conversas e bate-papos. Entre os mais importantes e mais esperados está o Dublin 1.5k, 5k & 10k MoRun, uma maratona em três modalidades que completa dez anos e acontece no dia 23 de novembro, no Phoenix Park. Toda a renda dos eventos realizados será destinada a projetos do Movember e parceiros.

Leia também: Outubro Rosa: 3 formas de apoiar a causa na Irlanda

Apesar de ser voltada principalmente ao combate contra o câncer de próstata, o objetivo do Movember vai além, falando sobre câncer testicular e a saúde mental com prevenção de suicídio.

O movimento mostra que a saúde dos homens está em crise sendo que pessoas do sexo masculino morrem em média seis anos antes das mulheres por razões evitáveis. Além disso, o Movember relata que as taxas de câncer de próstata dobrarão nos próximos 15 anos e o número de pessoas com câncer testicular já dobrou nos últimos 50 anos. Além disso, no mundo, um homem morre por suicídio a cada minuto e eles são responsáveis por 75% de todos os suicídios.

Para 2030, o Movember tem como meta reduzir a morte prematura dos homens com câncer em 25%.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar