Na dúvida sobre qual exame de proficiência fazer?

Na dúvida sobre qual exame de proficiência fazer?

Colaborador E-Dublin

3 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Os exames de proficiência em uma determinada língua são muito importantes para quem quer seguir com uma carreira internacional, seja acadêmica, seja profissional. Eles certificam o seu nível de conhecimento no idioma em questão e são ministrados por universidades de nome e respeito em cada uma das línguas existentes no mundo.

Alguém pode me dizer que exame de proficiência é a melhor opção para mim? Crédito: © Isabel Poulin | Dreamstime

Alguém pode me dizer que exame de proficiência é a melhor opção para mim? Crédito: © Isabel Poulin | Dreamstime

Já falamos aqui no E-Dublin sobre o temido IELTS, mas esse não é o único exame de proficiência em língua inglesa que existe. Antes de escolher qual dos exames você vai fazer, é preciso ter certeza de que ele vai atender seus objetivos, já que as universidades podem requerer testes distintos. Para ajudar a clarear um pouco esse cenário de múltiplas possibilidades, vamos falar um pouquinho de cada um desses exames.

Panorama geral

Os exames de proficiência podem ser feitos para atender as mais variadas necessidades. Esses teste não aprovam ou reprovam, eles indicam qual o seu nível real de inglês e, por isso, são aplicadas provas escritas e orais, que avaliam a capacidade de compreensão e expressão do idioma.

A diferença entre cada um desses exames está no formato das provas, na maneira como os pontos são distribuídos — vamos falar mais sobre isso já, já — e no tipo de inglês sendo avaliado.

Numa visão ampla, os exames como KET, PET, FCE, CAE e CPE avaliam o inglês do candidato de modo geral. O IELTS e o TOEFL têm um foco acadêmico, importante para quem quer continuar os estudos no exterior.

Para quem busca uma certificação voltada para business, existem exames como o BECs, BULATS e TOEIC.

E ainda exames bem específicos, como o ILEC, que serve para a turma de Direito.

Para quem está na Irlanda, existem ainda o TIE e o ETAPP.

Exames da Universidade de Cambridge

A diferença entre cada um desses exames de proficiência está no formato das provas.Foto: MSLAX

A diferença entre cada um desses exames de proficiência está no formato das provas. Foto: MSLAX

A famosa e renomada Universidade de Cambridge, no Reino Unido, é responsável por dois exames de proficiência: o CPE e o IELTS.

IELTS — International English Language Testing System

Esse talvez seja o exame mais procurado por pessoas que querem construir uma vida acadêmica ou profissional na Europa. Você pode optar por uma das duas opções, de acordo com sua necessidade: o Academic ou o General Training.

A pontuação, nesse caso, vai de 0 a 9, e as universidades costumam exigir que um candidato tenha sua nota no IELTS entre 5,5 e 7. Sim, ele é mais popular e muito bem-visto na Europa, mas hoje também é aceito nos Estados Unidos.

CPE — Cambridge English: Proficiency

Nesse caso, não existem notas. O exame é dividido em 5 níveis diferentes. É bem-aceito em universidades dentro do Reino Unido e em algumas universidades europeias:

– Key English Test – Cambridge Level One

– Preliminary English Test – Cambridge Level Two

– First Certificate in English – Cambridge Level Three

– Certificate in Advanced English – Cambridge Level Four

– Certificate of Proficiency in English – Cambridge Level Five

No site da universidade, podemos encontrar simulações gratuitas dos exames e é possível estudar bastante antes de escolher qual o ideal para você.

TOEFL — Test of English as a Foreign Language

O exame de Cambrigeé é considerado um dos mais difíceis de compreender. © Monkey Business Images | Dreamstime.com

O exame de Cambridge é considerado um dos mais difíceis de se compreender. © Monkey Business Images | Dreamstime.com

Depois do IELTS, o TOEFL é um dos exames de proficiência em língua inglesa mais procurados. É bem mais aceito por instituições de ensino nos Estados Unidos e Canadá, embora hoje em dia também seja aceito em algumas universidades europeias.

O TOEFL também é dividido em 4 ní­veis:

– TOEFL Primary Tests, para estudantes acima de 8 anos

– TOEFL Junior Tests, para avaliação de alunos acima de 11 anos

– TOEFL ITP Assessment Series, para avaliação do nível de inglês, sem a necessidade de se comprovar habilidades de fala e escrita

– TOEFL iBT (internet-based test) utilizado para admissão em instituições de ensino superior, em especial as estrangeiras

TOEIC — Test of English for International Communication

O TOEIC é ministrado pela ETS, assim como o TOEFL. Esse exame é mais indicado aos negócios e para quem precisa do inglês para alavancar sua carreira profissional. São poucas as universidades que aceitam esse exame.

Exames de proficiência na Irlanda

TIE — Test of Interactive English

O TIE é um exame de proficiência em inglês certificado pela Quality and Qualifications Ireland (QQI) e reconhecido pelo Ministério da Irlanda para fins de crédito formativo. Para quem vem fazer intercâmbio aqui, esse é um dos testes aceitos na hora de renovar seu visto. Ele custa menos do que o IELTS, mas pode não ser de muita valia caso você decida se mudar da Irlanda.

ETAPP – English Test for Academic and Professional Purposes

O ETAPP também é um teste aqui da Irlanda. Seu foco são estudantes que querem continuar a vida acadêmica por aqui ou aprimorar o nível do inglês voltado para os negócios.

Veja também

Como preparar as malas para o Intercâmbio?

Duda Gruppi,

Cidadã do mundo. Produzir eventos e escrever são bem mais que sua profissão. Apaixonada por viagens, adora conhecer novas histórias e novos sabores.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar