Nações Unidas alertam para impacto econômico na Irlanda pós-Brexit

Nações Unidas alertam para impacto econômico na Irlanda pós-Brexit

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um estudo realizado pelas Nações Unidas mostrou que o impacto na Irlanda deve ser maior do que em qualquer país do mundo após o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia que aconteceu em janeiro. O período de transição, que deve ocorrer até 2021, mas também pode ser adiado, será essencial para saber quais consequências serão vistas na ilha, muito por conta das taxas de importação e exportação.

Irlanda pode perder mais de 2 bilhões de euros com taxação do Reino Unido em produtos de importação da UE. Foto: Pxhere

O estudo foi publicado no próprio site das Nações Unidas. Ele é baseado na postura de negociação comercial do Reino Unido, que deseja ter uma “independência máxima” das regras da União Europeia. Com tarifas pesadas, as exportações da Irlanda para o Reino Unido podem ser desastrosas.

O estudo, feito na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, diz que, em um cenário de não acordo durante a transição, “as exportações da Irlanda para o Reino Unido devem cair 10% como resultado de medidas”. Com base nos números de 2018, com um PIB de 321,4 bilhões de euros, a perda seria de e 2,4 bilhões de euros, cerca de 0,74%.

Bóris Johnson, primeiro-ministro britânico, quer que as negociações comerciais sejam concluídas até o final de 2020. Se houver um acordo entre UE e Reino Unido, o impacto seria menor, mas ainda significativo.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar