Novas regras para estudantes na Irlanda entrarão em vigor dia 21/01/2015

Elizabeth Gonçalves

9 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

A mudança da data para a  implementação das novas regras e da lista com o nome das escolas que poderão conceder vistos de estudante foi ocasionadadevido aos trâmites burocráticos legais que não ficarão prontos até o dia 1º de janeiro 2015, como anunciado anteriormente. Para conferir o anúncio da mudança, basta acessar o site oficial do governo INIS.GOV.

Como já abordamos há alguns meses, a virada do ano para estudantes estrangeiros na Irlanda será regida por mudanças. As novas regras para estudantes não europeus que entram em vigor dia 21 de janeiro, ainda são cercadas de muitas dúvidas e incertezas quanto às escolas que conseguirão ou não a certificação exigida pelo governo.  Diante disso, o governo irlandês lançou recentemente mais um documento onde foram acrescentadas algumas novas mudanças, além de buscar alertar os estudantes sobre como evitar maiores transtornos.

Até o momento, ainda não foi divulgada pelo governo a lista definitiva de quais escolas estarão autorizadas a oferecer a carta de visto para estudantes estrangeiros a partir de 2015. Nesse cenário, a situação dos estudantes que estão na Ilha da Esmeralda é de dúvida e apreensão. Para aqueles que estão matriculados em instituições sem o selo ACELS e atualmente não são reconhecidas pelo departamento de educação irlandês, a nova regulamentação os deixa em uma situação ainda mais vulnerável.

Devido a isso, o INIS (Irish Naturallisation and Immigration Service), em conjunto com o ICOS (Irish Council for International Students) e a Task Force, grupo organizado pelo Ministro da Educação, Ruairi Quinn, durante o ápice da crise para tentar solucionar a situação dos estudantes afetados pelo fechamento de escolas, vêm alertar estudantes e também futuros intercambistas sobre como proceder diante de certas situações do atual cenário.

Lista Oficial das escolas – ILEP

A lista oficial de escolas que poderão oferecer o visto de estudante vai se chamar ILEP, sigla para Interim List of Elegible Programes e deve ser divulgada a partir de 21 de janeiro de 2015.

Enquanto isso não acontece, a recomendação do governo para estudantes que, por exemplo, precisam renovar o visto antes de janeiro ou que estão fechando um intercâmbio, é escolher uma instituição que atualmente possua o selo ACELS.

Quais escolas possivelmente estarão na ILEP?

O INIS adianta que provavelmente estarão na ILEP instituições de ensino que atualmente já possuem o selo QQI (Quality and Qualification Ireland), ACELS e HETAC (Higher Education and Training Awards Council).

Quais programas de ensino estarão inclusos na ILEP?

Além dos cursos de inglês reconhecidos pelo ACELS, a nova lista vai incluir programas de educação superior oferecidos por sólidas instituições irlandesas. Isso inclui cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

E atenção, ao contrário do que acontece atualmente, cursos credenciados pelo FETAC (Further Education Training and Awards Council) não estarão credenciados na ILEP, portanto, não poderão ser cursados por estudantes estrangeiros que querem obter o visto.

A única exceção no setor profissionalizante será concedida aos cursos de contabilidade, desde que oferecidos por instituições credenciadas na ILEP.

Alunos de escolas que não possuem o selo ACELS

Segundo o INIS, estudantes atualmente matriculados em instituições que não se adequam a participar da ILEP, ou seja, não possuem o selo ACELS, devem se assegurar que vão iniciar seus estudos antes do dia 21 de janeiro e que vão tirar o visto antes dessa data.

O governo alerta também para que estudantes não caiam em ofertas tentadoras de escolas que querem vender seus cursos a preços extremamente baixos. Afinal, isso pode ser muito bom para ser verdade, principalmente quando levamos em consideração que o futuro dessas escolas é incerto, e, infelizmente, muitas podem fechar subitamente.

MEI (Market English in Ireland)

Uma das recomendações do portal ICOS para quem quer chegar na Irlanda isento de maiores preocupações é checar a lista de escolas associadas ao MEI – Market Enghlish in Ireland. Como já abordamos aqui, o MEI é uma associação que reúne 54 escolas de idiomas no país e oferece segurança aos estudantes e realocação gratuita caso a escola feche subitamente.

Filas para tirar a GNIB

Como se não bastasse toda a situação vulnerável na qual os estudantes estrangeiros se encontram na Irlanda, um problema que tem chamado a atenção atualmente é a gigantesca fila que se forma diariamente para a retirada do visto irlandês, a GNIB. Situação certamente ocasionada pela corrida de muitos estudantes em resolver a situação do visto antes da virada do ano.

Há relatos de pessoas que passam cerca de 12 horas em frente ao prédio para pegar a senha. Em filas que começam a se formar às 20h, até às 8h da manhã, debaixo de frio e chuva, o que torna a situação desumana.

Diante disso, o apelo é que seja realizada uma reforma no setor, com a implantação de um sistema online no qual os candidatos ao visto possam realizar o agendamento do atendimento. Infelizmente, a questão ainda não conquistou a atenção de políticos e não há previsão de quando essa situação será revertida a favor dos imigrantes.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Veja também

Tudo sobre vistos na Irlanda: guia completo (2024)


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email