Novo governo deverá aumentar impostos na Irlanda

Novo governo deverá aumentar impostos na Irlanda

Colaborador E-Dublin

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O novo governo da Irlanda apresentou um projeto chamado Programme for Government (ou Programa de Governo) com o objetivo de ser uma nova estratégia de desenvolvimento econômico para complementar as medidas econômicas já existentes.

O novo programa pode afetar indiretamente a carga tributária paga, afetando, assim, o bolso de quem vive na Irlanda, já que há implicações para todos em termos de impostos, bem-estar e áreas de gastos governamentais que impactam as finanças.

Foi apontado que não haverá aumento nas taxas de imposto de renda e USC (Universal Social Charge) durante o período deste governo. Porém, o peso destes impostos pode ser elevado ou diminuído mesmo sem alterar as taxas reais. A gente explica.

Taxas serão ajustadas à inflação

Novo governo deverá aumentar impostos nos próximos anos na Irlanda. Foto: Austin Distel/Unsplash

Segundo o Programme for Government, a partir do orçamento 2022, as taxas de imposto de renda – e possivelmente as taxas da USC – serão ajustadas pela inflação para que, à medida que as pessoas obtenham aumentos salariais, a carga tributária sobre a renda não aumente. Isso não acontecerá no orçamento de 2021, já que provavelmente poucas pessoas receberão um aumento salarial no próximo ano.

Embora o imposto de renda e a USC não aumentem até 2022, o imposto PRSI (Social Insurance) poderá aumentar. Atualmente, este é um encargo de 4% sobre a renda de pessoas que ganham mais de €352 por semana e se enquadram na categoria A.

Leia também: Como o auxílio emergencial afetará o imposto dos trabalhadores na Irlanda

O programa diz que o PRSI pode ser aumentado para complementar o fundo de seguro social ou para financiar o aumento de benefícios em áreas como pensão do Estado, subsídio de doença de curto prazo, licença parental e assistência médica e odontológica.

Aumento de imposto nas bebidas e no tabaco

Fumar na Irlanda pode ficar ainda mais caro. Foto: Unsplash

O programa também apresentou más notícias para os consumidores de tabaco. Os fumantes se acostumaram a pagar altos impostos sobre o tabaco e isso continuará ocorrendo, com o aumento continuamente dos impostos especiais de consumo, bem como o desenvolvimento de maneiras de tributar cigarros eletrônicos.

Leia também: Governo proíbe cigarros mentolados na Irlanda

Também há a intenção de expandir o imposto para as bebidas açucaradas e sacolas plásticas. Além disso, o Programme for Government também apresenta mudanças em questões de seguridade social, modernização de casas, taxa de carbono, impostos sobre propriedade, carros elétricos, habitação, empreendedorismo, bicicletas e em folha de pagamento de funcionários públicos.

Veja também

Como comprar um carro na Irlanda?

Mariana Fernandes,

é formada em Administração de Empresas pela FEA USP. Especialista em finanças pessoais e empresariais, já fez intercâmbio na Irlanda e quer voltar a morar com os Leprechauns para sempre. Viajante do mundo, tem o sonho de poder impactar pessoas através do conhecimento. Durante a quarentena criou o blog de finanças pessoais para viajantes, o My Money Tree.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar