O Beijo sob o Visco – Kissing Under the Mistletoe

O Beijo sob o Visco – Kissing Under the Mistletoe

Karine Keogh

2 anos atrás

Se você está aqui na Irlanda, já deve ter escutado muitas músicas que falam sobre uma plantinha chamada Mistletoe, que em Português é conhecida como Visco ou Visgo.

Porém, além de comum durante as festas natalinas, os irlandeses também adotaram outra tradição curiosa com o Mistletoe, o Kissing Under the Mistletoe (se beijar sob o ramo da planta).

shutterstock_336087782

Crédito Shutterstock

Diz a lenda que tudo começou no festival grego da Saturnália.

Também especula-se que o Visco era usado nos ritos de casamentos primitivos. Acreditava-se que o mesmo tinha o poder da fertilidade, isso porque o Visco é uma das poucas plantas que florescem no inverno, mesmo em condições climáticas que seriam desfavoráveis à maioria das plantações.

O conceito de “beijo” foi introduzido desde então.

Acredita-se que beijar alguém debaixo da planta traz sorte. Essa supertição, que hoje em dia continua forte, também pode ser observada em vários países da Europa, nos EUA e até no Canadá.

Trata-se de um intercâmbio saudável de amor, amizade e bom humor.

É comum ver essa plantinha pendurada na entrada de muitos restaurantes e das casas dos irlandeses, e a troca de beijo – ou para ser mais específica, o selinho – não precisa ser só entre casais, por isso, se alguém te propor um beijo debaixo do Mistletoe, você pode simplesmente recusar, é claro.

Se você estiver na Irlanda, preste atenção por onde passar. E se estiver procurando algum motivo para beijar alguém e estava precisando de desculpa, achou uma perfeita, afinal de contas, tudo pelos bons costumes e tradições, mesmo que nesse caso seja a tradição de outros países.

Agora, cuidado, esse lance da fertilidade é mesmo verdade – eu e meu marido estamos aqui pra provar.

Happy Kissing!

Pra quem quiser saber mais sobre como a gente celebra o Natal em família por aqui
Blog / Instagram 

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Karine Keogh
Karine Keogh, Escreve crônicas sobre tudo, nem o carteiro se livrou. Ela não bebia até ter 4 kids, agora seus pratos preferidos contem vinho como ingrediente principal. Ela tem um marido rosa, adora compartilhar estórias e tem sempre um plano B. Para conhecer mais sobre a Irlanda e a Maternidade do lado meio irish, meio brasileiro de ser, você pode acompanhá-la no Facebook, Instagram e no seu blog Ká.Entre.Nós.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar