Tomada na Irlanda é igual a do Brasil?

Tomada na Irlanda é igual a do Brasil?

E-Dublin Press

4 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Morar em outro país, seja para estudar, seja a trabalho, demanda uma série de situações adversas. Uma delas, que nem todo mundo pensa, é a compatibilidade dos plugues de tomadas de aparelhos eletrônicos.

Para quem vai fazer intercâmbio na Irlanda, ao chegar com aparelhos fabricados no Brasil, poderá se deparar com esse problema. Afinal, os plugues irlandeses não são iguais aos do Brasil.

Mas qual é o padrão de tomada na Irlanda?

O padrão de tomada na Irlanda é diferente do Brasil. Foto: Paul Michael Hughes | Dreamstime

O padrão de tomada na Irlanda é diferente do Brasil, com três pinos retangulares. Foto: Paul Michael Hughes | Dreamstime

Você deve estar pensando, mas além de todas as diferenças entre a Irlanda e o Brasil — desde a língua até o tipo de música tradicional — existe ainda a tomada? Pois sim. O plugue padrão na Irlanda e também no Reino Unido são diferentes dos redondinhos existentes em terras brasileiras.

Na Irlanda, o plugue tem três pinos retangulares. Um deles é maior, para segurança. O chamado pino fio-terra. Sem ele, não há liberação de energia na tomada. Os outros dois pinos são os receptores normais da corrente elétrica, ou seja, o plugue como um todo foi desenvolvido como um sistema para evitar acidentes elétricos e curtos-circuitos.

Por isso, não é recomendado tentar usar algum tipo de artimanha ou recurso para conectar um plugue diferente.

Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda

Como ligar aparelhos brasileiros em tomadas irlandesas?

Quem viajar para a Irlanda com um aparelho eletrônico brasileiro que precisa de energia elétrica precisará usar um adaptador de tomada. Porém, não é preciso esquentar a cabeça. Como o país recebe muitos turistas e intercambistas, o comércio já está preparado para isso.

Um adaptador para tomadas irlandesas é encontrado facilmente em qualquer supermercado e é muito barato, podendo ser comprado em um preço médio de 2 euros.

Esta publicação é um oferecimento da IE Intercâmbio

Há mais de 20 anos, a IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios pelo mundo. Com diversas agências espalhadas pelo Brasil e no exterior, é uma das mais tradicionais e premiadas agências do segmento.

Solicite um orçamento exclusivo com a IE através do E-Dublin ou acesse o site da IE para obter mais informações!

A voltagem da tomada na Irlanda é diferente do Brasil?

Também! Além dos pinos, existe a diferença na voltagem. Na Irlanda, a maioria absoluta das tomaras é 240 volts. Se o aparelho for bivolt, não é preciso se preocupar. Se não for, será necessário um adaptador de voltagem.

Por isso mesmo, a dica é, antes de viajar, pesquisar se vale a pena levar o aparelho do Brasil para a Irlanda ou se é melhor adquirir no país. Lembrando que aparelhos como secador de cabelo, carregador de celular e demais eletrodomésticos costumam ser bem baratos na Irlanda ou podem ser encontrados nas próprias casas onde o intercambista vai viver.

Leia também: Eleições presidenciais no Brasil e na Irlanda: há diferenças?

Mas, por que há diferenças de tomadas entre os países?

Em diversos países, o padrão muda devido à medidas de segurança estabelecidas por regras específicas do governo local ou de órgãos competentes para isso.

Existem, pelo menos, 15 tipos de tomadas padrão pelo mundo. Elas são classificadas do A ao O. Na Irlanda, o padrão é tipo G, que também é encontrado na Europa em Chipre, Reino Unido, Gibraltar, Ilha de Man e Malta.

Outros países que utilizam o tipo G:

  • Na África: Gâmbia, Gana, Uganda, Zâmbia, Zimbábue, Serra Leoa, Tanzânia, Botswana, Quênia, Malawi, Maurício, Nigéria, Seychelles, Tanzânia.
  • Na Ásia: Hong Kong, Butão, Emirados Árabes, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Camboja, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Macau, Malásia, Maldivas, Myanmar, Omã, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Singapura, Sri Lanka, Iêmen.
  • Na América: Guiana, Belize, Dominica, Ilhas Malvinas, Granada, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas.
  • Na Europa: Chipre, Reino Unido, Gibraltar, Irlanda, Ilha de Man, Malta.
  • Na Oceania: Ilhas Salomão, Vanuatu.

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?

E-Dublin Press
E-Dublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do E-Dublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

ncontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar