O que devo observar antes de contratar uma agência?

O que devo observar antes de contratar uma agência?

Caroline Rodrigues

3 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ser criterioso é essencial na hora de escolher uma empresa para auxiliar no projeto de intercâmbio. Quem tem amigos no exterior ou frequenta os fóruns sobre o assunto, certamente já deve ter notado que às vezes as coisas podem não sair como o planejado.

O não cumprimento de cláusulas de contrato ou o surgimento de imprevistos não são novidades nas rodas de estudantes.

Então, não esqueça de pesquisar muito antes de fechar seu intercâmbio. Para não ser pego de “calças curtas”, selecionamos algumas dicas:

Credibilidade e atendimento

Sempre verifique os sites e canais de reclamações das empresas mais citadas. Mas não é só para ver a queixa do cliente, é para analisar a resposta da empresa e como a situação foi lidada. Afinal de contas, problemas sempre podem acontecer, mas temos que saber como as empresas se propõem a resolvê-los.

Isto também vale na hora do orçamento. Sempre converse com seu consultor sobre todas as suas dúvidas. O ideal é receber a resposta o mais rápido possível – se um dia você precisar de um auxílio urgente no exterior, um contato rápido pode ser crucial.

De olho nos certificados

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Outro ponto importante são as certificações. É preciso saber quais delas são importantes ou cruciais quando o assunto é Intercâmbio.

As empresas de intercâmbio são reguladas dentro do âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e também pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Existem, ainda, algumas associações com representatividade internacional, dois exemplos são a Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio para a Oceania (Abraseeio) e a Brazilian Educational & Language Travel Association (BELTA). Se estiver com dúvidas, vale fazer uma pesquisa e conhecer mais sobre eles.

Outra fonte de informação importante sobre a gestão do empreendimento está nos rankings de melhores empresas para se trabalhar ou que atestam o ambiente de trabalho. Porque quem investe nos funcionários, não quer sair do mercado e sim construir uma equipe forte e confiável.

Na Irlanda, com as mudanças recentes no regime para visto de estudantes, o intercambista passou a ter mais um canal para verificar se a escola oferecida pela agência possui a creditação necessária. A Interim List of Eligible Programmes – ILEP é atualizada constantemente com os nomes de todas escolas que podem disponibilizar o visto para estudantes internacionais.

Confirme todas as informações

Todas as empresas que forem citadas pela agência precisam ser checadas. Lembre-se, você está indo para outro país, desconhece as regras, leis e qualquer contratempo já no destino poderá ser muito mais complexo para ser resolvido.

Consulte diretamente, visite os sites das empresas parceiras da sua agência e, principalmente, a escola que você frequentará e o seguro contratado. Busque estudantes que já estão no país nas redes sociais, especule, pergunte, escute o outro lado e, ao final, compare as melhores opções para o que você busca.

Na dúvida, pergunte novamente.

E não se esqueça: a palavra chave no planejamento de um intercâmbio sempre é PESQUISAR!

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Caroline Rodrigues
Caroline Rodrigues, Formada em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalhava em Cuiabá, onde perambulou por vários veículos de comunicação e assessorias de imprensa por 13 anos. Depois de tomar um café e conversar com amigos, achou que estava engaiolada e resolveu encarar um intercâmbio depois dos 30.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • 5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    É muito mais comum ouvir dicas sobre o que fazer no seu intercâmbio do que...

    Colaborador E-Dublin

    3 dias atrás

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio
  • 5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

    Hoje, para ajudar você a ser ainda mais assertivo na elaboração do seu plano...

    Colaborador E-Dublin

    5 dias atrás

    5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar