O que é definido como essencial no Nível 5 do lockdown na Irlanda?

O que é definido como essencial no Nível 5 do lockdown na Irlanda?

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com a determinação do governo irlandês em colocar o país no Nível 5 do lockdown na Irlanda, lojas e serviços não essenciais deverão ser fechados a partir da meia-noite desta quinta-feira, 22 de outubro.

Apesar de parecer que muito do que vemos aberto hoje nas ruas será fechado, a lista de lojas e serviços essenciais é enorme. São inúmeros tipos de fábricas, mercados e até mesmo hotéis que permanecem abertos.

Listamos alguns dos principais deles para entender o que abre e o que fecha neste lockdown.

Quais são os serviços essenciais?

Supermercados são alguns dos estabelecimentos considerados essenciais no lockdown. Foto: Lestertairpolling/Dreamstime

Quando se fala de serviços essenciais e lojas que comercializam esses serviços essenciais, a lista é gigantesca. Selecionamos alguns dos principais pontos de lojas e serviços em funcionamento durante o Nível 5 do lockdown. No site do governo estão a lista completa de lojas em funcionamento e a lista de serviços essenciais.

  • Lojas de varejo essenciais
    Os varejistas com oferta de varejo mista que têm espaços discretos para o varejo essencial e não essencial devem tomar providências para a separação das áreas relevantes. Nesta lista entram supermercados, farmácias, bancas de jornal, venda de suprimentos hospitalares, lojas de ferramentas, etc.
  • Serviços essenciais
    A presença física nos locais de trabalho é permitida apenas para aqueles que prestam serviços que só podem ser prestados pessoalmente e não podem ser prestados remotamente. Agricultura, horticultura, silvicultura, pesca,
  • Manufatura
    Produção ou processamento de produtos essenciais como alimentos e bebidas, papel, madeira e cortiça, impressão e reprodução de jornais e outros serviços de mídia, produtos de petróleo refinados, fabricação de produtos químicos e preparações farmacêuticas, etc.
  • Fornecimento, reparo e instalação de máquinas e equipamentos
    Inclui equipamentoas para veículos e máquinas industriais para serviços essenciais, reparação de veículos com propulsão mecânica ou a reparação de bicicletas e afins.
  • Construção e desenvolvimento
    Manutenção e construção em geral como prédios, infraestrutura rodoviária, ferroviária e de serviços públicos, serviços de reparação de empresas e locais de residência (incluindo serviços de eletricidade, gás, canalização, vidros e telhados).
  • Comércio por atacado e varejo
  • Transporte, armazenamento e comunicações
  • Serviços de hospedagem e alimentação
    Inclui serviços de hotel ou alojamento semelhantes para pessoas que sejam hóspedes antes do dia 21 de outubro de 2020 até à data da sua partida, para hóspedes que viajam com finalidades diferentes das sociais, recreativas, culturais ou turísticas ou ainda que forneçam acomodação essencial (incluindo acomodação para pessoas sem-teto e pessoas que não podem residir em seu local de residência habitual devido a razões relacionadas à disseminação da Covid-19).
  • Informação e comunicações
    Produção e publicação de jornais, revistas e periódicos, programas de televisão e rádio
  • Atividades financeiras e jurídicas
  • Atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de aluguel 
    Inclui prestação de um serviço de aluguel ou locação de veículos ou bicicletas.
  • Atividades administrativas e de suporte
    Inclui serviços de folha de pagamento necessários ao funcionamento de empresas e organismos, emprego e serviços de recursos humanos, etc.
  • Administração pública, serviços de emergência e defesa
    Serviços essenciais para o funcionamento da Garda Síochána, serviços de ordem pública, resgate e emergência, Defesa Nacional, atendimento de chamadas de emergência, administração da Justiça, serviços prisionais, serviços de segurança cibernética, operação e manutenção de jardins botânicos, parques, florestas, reservas naturais e parques infantis, etc.
  • Saúde humana e atividades sociais
    Serviços hospitalares, serviços de terapia, serviços relacionados à saúde pública, etc.
  • Educação
    Escola primária e pós-primária, ensino superior e outras escolas, desde que a presença no local seja exigida e tais atividades de ensino não possam ser realizadas remotamente.
  • Serviços comunitários e voluntários
  • Missões diplomáticas e assuntos consulares

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar