O que é o IRP (antigo GNIB) e como solicitar o seu?

O que é o IRP (antigo GNIB) e como solicitar o seu?

Edu Giansante

4 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Se você está de malas prontas para vir à Irlanda, já deve ter ouvido falar muito do famoso Irish Residence Permit — IRP, que, por muitos anos, teve o nome de GNIB . Para quem ainda não sabe do que se trata, o IRP nada mais é do que um cartão de registro com todas as informações sobre a sua situação legal no país.

Como está explicado no FAQ, o IRP em nenhum momento substitui o passaporte, mas é necessário apresentá-lo na imigração do aeroporto irlandês sempre que você retornar à Irlanda após uma viagem internacional.

Como e por que fazer o Irish Residence Permit — IRP?

O IRP substitui o antigo GNIB e é o documento que demonstra sua presença legal na Irlanda. Crédito: Rodrigobellizzi | Dreamstime.com

O IRP substitui o antigo GNIB e é o documento que demonstra sua presença legal na Irlanda. Crédito: Rodrigobellizzi | Dreamstime.com

Assim que você desembarca na Irlanda, ao passar pela imigração, receberá um visto provisório de apenas um mês, tempo mais que suficiente para providenciar a documentação necessária e receber o visto irlandês, seja ele de estudante, seja de outras categorias.

Uma vez com a documentação em mãos, basta agendar online ou se dirigir ao escritório da imigração da sua cidade para a solicitação de vistos.

O que é necessário para tirar o IRP e o visto de estudante?

Para um estudante de línguas matriculado em um curso de 25 semanas, os documentos necessários são:

Para um estudante de línguas matriculado em um curso de 25 semanas, os documentos necessários são:

» Passaporte válido

» Carta da Escola (curso fulltime, em horário diurno — entre 9h e 17h — e duração semanal mínima de 15h)

» Comprovação de 3 mil euros

» Comprovação do Seguro Saúde Governamental / seguro privado

» 300 euros — valor pago por meio de cartão de débito / crédito no ato da emissão do cartão IRP

Obs: Vale lembrar que, com as mudanças anteriores, a carta da escola também precisa apresentar o seguro de proteção ao estudante, que garante que, em caso de problemas na instituição de ensino, você será realocado em outra instituição equivalente.

Agendamento na imigração

Em Dublin, você deverá agendar um horário online, por meio deste link. Uma vez realizado o agendamento, é só se dirigir ao endereço indicado com apenas 15 minutos de antecedência, apresentar os documentos acima e pagar a taxa de 300 euros.

Para outras cidades, você deve se informar sobre onde fica o escritório da imigração e verificar como funciona o agendamento. Em Limerick, por exemplo, o visto de estudante só é realizado em dias determinados da semana. Já em Ennis, no condado de Clare, você precisa ligar diretamente para a imigração e solicitar o agendamento.

Todo estudante não europeu, que pretende permanecer no país para um período de estudos superior a 90 dias, terá 30 dias, desde a chegada no país, para solicitar o visto de estudante Stamp 2. Para isso, o primeiro passo é agilizar a documentação necessária assim que você pisar em solo verde.

Em Dublin o sistema de marcação é ONLINE

Acesse o link: burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie

Reprodução: Inis.gov

Reprodução: Inis.gov

Duas informações importantes!  Primeiro, o sistema de marcação online é válido apenas para a Imigração em Dublin: Burgh Quay Registration Office.

Segundo, antes de solicitar o agendamento, tenha em mãos o Passaporte, o seu endereço de e-mail e o IRP, se for uma renovação.

Se essa for a sua primeira vez no sistema, clique na primeira opção: MAKE APPOINTMENT. Como indicado na figura abaixo, você também poderá posteriormente checar e, até, cancelar o seu agendamento, escolhendo uma das demais opções.

66

Na janela seguinte preencha os dados de acordo ao visto solicitado. Neste caso, o English Language Course (para estudantes de língua).

CATEGORY: Nesse caso, vamos clicar na opção STUDY

0

SUB CATEGORY: Para escolher o tipo de curso que você frequentará

sistemaonline1

“I have a GNIB card or I have been registered before”: Escolha a opção NÃO caso esta seja a sua primeira solicitação do GNIB.

gnib

Confirme que você está ciente das condições necessárias para o visto

22

O próximo passo é preencher o formulário com seus dados pessoais e clicar em: LOOK FOR APPOINTMENT.

Como agendar o visto, GNIB / IRP em Dublin. Reprodução: Inis.gov

Escolha a data do seu agendamento. Você pode solicitar ao sistema o agendamento para a data mais próxima ou indicar uma data específica.

Escola a data para comparecer na imigração com toda a documentação. Fonte: Inis.gov

Escolha a data para comparecer na imigração com toda a documentação. Fonte: Inis.gov

Uma vez escolhida a data, o sistema vai gerar a confirmação do agendamento, como segue abaixo.

44

Vale ler atentamente as instruções no agendamento para evitar transtornos no dia indicado.

» Não se esqueça de imprimir e levar o comprovante de agendamento no dia marcado.
» Chegue com 10 minutos de antecedência do seu agendamento. O objetivo do sistema é justamente evitar aglomerações.
» Em teoria, você será atendido exatamente no horário do seu agendamento. Porém, o documento indica que, em momentos de pico, podem acontecer atrasos.
» Preencha com cuidado a categoria do visto, pois, caso esteja incorreto, o seu agendamento será desconsiderado.
» E, para finalizar, confira com atenção se você tem todos os documentos necessários para aplicar para o visto. Caso contrário, terá que agendar novamente.
» Para reforçar, segue abaixo a lista de documentos exigidos para o visto, de acordo com o site:

55

Reprodução: site Inis.gov

O processo de agendamento levou exatamente 12 minutos, e a confirmação por e-mail chegou 10 minutos depois da finalização do agendamento! Agora, é cruzar os dedos e acreditar que, no dia marcado, tudo será tão rápido e eficiente como o sistema online!

Vale lembrar, mais uma vez, que o sistema online, por hora, é para atendimento apenas no departamento de imigração em Dublin, localizado na Burgh Quay Registration Office. Até o momento, não há informação de que o sistema de agendamento online será estendido para outros condados.

Veja também o post que fizemos sobre uma das principais perguntas que nos fazem: Intercâmbio: Preços

Como tirar o visto na Imigração em Galway?

Com a pastinha toda organizada, seguimos para o prédio da Garda, que abre todos os dias às 7h30 da manhã. Porém, convém chegar com, pelo menos, 40 minutos de antecedência. Não é necessário marcação prévia ou agendamento, mas, além de brasileiros, outras nacionalidades também passam pelo mesmo processo e pode acontecer de você ir em um dia cheio. Por isso, recomendamos chegar sempre um pouco mais cedo, por cautela.

O que acontece na imigração?

Você será chamado pelo atendente que, de trás da cabine, lhe fará aquelas tão temidas perguntas sobre o motivo da sua solicitação e se você porta todos os seus documentos. Mas não há razão para pânico se tudo estiver em ordem.

Após analisados todos os papéis, quando somos aprovados, é hora de passar o cartão do banco para pagar os 300 euros, valor do IRP com as informações do seu visto. É importante lembrar que o pagamento na Imigração só é aceito no cartão de débito.

Depois disso, é hora de sorrir para a foto, passar pelas impressões digitais e sair para comemorar. Dentro de um prazo de mais ou menos dez dias, o seu cartão estará pronto para ir buscá-lo. O atendente lhe dirá a data exata.

Abaixo, a lista dos principais escritórios da imigração. Para ter acesso à lista completa, acesse: Registration Offices

Imigração em Dublin

13-14 Burgh Quay
Dublin 2

Cork City

Anglesea Street Garda Station
Anglesea Street
Cork City
T12 K244

Tel: +353 (0)21 452 2000

Galway City

Galway Garda Station
Mill Street
Galway City
H91 FX61

Tel: +353 (0)91 538000

Limerick City

Henry Street Garda Station
Henry Street
Limerick City
V94 VY64

Tel: +353 (0)61 212400

Veja também

Quais são os tipos de vistos na Irlanda?

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar