O que fazer em Bray: a cidade praiana de Wicklow, na Irlanda

O que fazer em Bray: a cidade praiana de Wicklow, na Irlanda

Ana Carolina Brunelli

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Bray, na Irlanda, é literalmente a cidade onde o mar e o verde se encontram e convivem em perfeita sintonia. A pequena cidade costeira da Ilha Esmeralda é cercada por montanhas e nos apresenta uma atmosfera bastante tranquila todos os dias. E se de apenas ler esse pequeno resumo você já ficou ansioso para saber o que fazer em Bray, uma coisa eu adianto: essa simpática cidadezinha merece fazer parte do seu roteiro pela Irlanda.

E não é preciso muitos dias para fazer um tour por lá, viu? Um ou dois dias no máximo são suficientes para apreciar as belezas naturais e para sentir a paz que só um lugar como Bray consegue proporcionar. É o tipo de lugar para quem busca se afastar do agito das grandes cidades só para ter um momento ao redor de muita natureza

Além de ser a primeira cidade e centro comercial e cultural do condado de Wicklow, conhecido como “ O Jardim da Irlanda”, Bray é também uma ótima dica para quem deseja uma vida de interior, mas sem abrir mão das facilidades que uma cidade maior oferece.

E a cidade ainda tem um cartão-postal: o extenso calçadão gramado à beira da praia, de onde é possível contemplar a “Bray Head”, uma montanha com 241 metros de altura, com uma cruz no topo, um lugar privilegiado para apreciar a bela vista da cidade e do mar.

Ou seja, engana-se quem pensa que Bray é uma cidade sem muitas opções. Muito pelo contrário! Durante o ano, diversos eventos acontecem por lá, como o Bray Summer Festival, que transforma a orla em um centro de entretenimento ao ar livre, com parque de diversões, feiras e concertos. E mesmos em dias mais frios, as pessoas costumam sair de casa para curtir os inúmeros pubs, restaurantes, baladas e demais pontos de encontros.

E falando em pontos da cidade, vamos observar aqueles lugares que não podem faltar na sua lista sobre o que fazer em Bray?

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

Bray Head

Montanha de Bray é local usado para passeio e caminhada. Foto: Lucijan Blagonic/Unsplash

Como mencionado, o Bray Head é uma das montanhas de Wicklow, uma colina de 241 metros. O mais indicado é começar uma subida no calçadão, subindo até o topo da montanha para ter acesso às vistas panorâmicas de Bray, a baía de Dublin e as montanhas do interior. Já a cruz de pedra, que está no pico, foi erguida no Ano Santo Católico de 1950. O monumento é a estação final da cruz durante uma peregrinação da sexta-feira santa.

Com o passar dos anos, o Bray Head se tornou um verdadeiro “point” de amigos que procuram viver momentos diferentes longe do barulho de Dublin e mais próximos da natureza. Por isso, é comum ver pessoas se reunindo por lá apenas para jogar conversa fora e apreciar a vista.

Leia também: Mapa de Dublin: conheça as regiões da capital da Irlanda

Bray Promenade

Bray Promenade não é bem um ponto turístico, mas um caminho incrível que merece ser percorrido a pé e que possibilita paradas em muitas atrações da cidade.

Promenade é uma caminhada de 1,6 km ao longo da orla marítima e oferece vistas magníficas de Bray Head, do The Sugarloaf (Pão de Açúcar) e das Montanhas de Wicklow. Ou seja, o passeio perfeito para quem adora uma caminhada relaxante ao ar livre, bem do ladinho do mar.

Como chegar em Bray?

É possível chegar a Bray de trem, saindo de Dublin. Foto: Lucijan Blagonic/Unsplash

Para quem adora uma road trip, a dica é pegar um carro em Dublin, a capital da Irlanda, e seguir o percurso pelas rodovias M50, M11 e R761 até chegar a Bray. Agora, para quem não quer esquentar a cabeça com um carro, o ideal é ir de trem, o chamado DART (Dublin Area Rapid Transit), que é um transporte público metropolitano.

Tanto de carro quanto de trem, o caminho de Dublin até lá é bem tranquilo e leva cerca de 40 minutos para chegar à charmosa cidade costeira.

O que fazer em Bray?

Além dos passeios e caminhadas pela natureza, Bray oferece vários tipos de restaurantes, pubs e festivais durante o verão irlandês. Foto: Filippo Cozzini/Unsplash

Além do Bray Head e do passeio pela orla, outra atração é a Bray Sea Front, a praia da cidade. Principalmente para quem vive no Brasil e está acostumado com praias de areia branca e com altas temperaturas praticamente durante todo o ano, visitar uma praia rochosa como a de Bray no inverno pode ser uma experiência única.

A Bray Sea Front é completamente constituída por rochas de diversos tamanhos e diferentes cores. Mesmo em um dia congelante, um passeio por essa praia não decepciona.
Mas, voltando a um dos pontos principais da cidade, o passeio não acaba quando se alcança a Bray Head, viu? Muito pelo contrário! Ali pode ser apenas o início de mais uma longa caminhada pelas falésias irlandesas.

Lá há uma trilha chamada Bray-Graystones Cliff Walk, na qual é possível realizar uma travessia a pé com cerca de duas horas de duração entre as cidades de Bray e Graystones.

A Cliff-walk proporciona vários caminhos diferentes, e você pode escolher qual deles prefere fazer, de acordo com o grau de dificuldade. A trilha mais curta tem 14 km, ida e volta, e passa por lugares realmente maravilhosos.

Voltando à civilização…

O que fazer em Bray? Caminhar, curtir a paisagem e degustar o melhor da gastronomia irlandesa. Foto: Kevin Bosc/Unsplash

Agora, se você não quer só passeios com paisagens naturais, não se preocupe, pois Bray também oferece outros tipos de lazer. Por exemplo, se você gosta de animais, pode visitar o único aquário da costa leste da Irlanda que está localizado na cidade.

Além disso, tem o Mermaid Theatre, um teatro supermoderno e estiloso, que ganha destaque entre tantas construções históricas. Como Bray não tem cinema, o Mermaid Theatre conta com uma tela removível e disponibiliza uma lista mensal de filmes que são exibidos em diversos dias e horários.

Depois de andar pra lá e pra cá e se aventurar pelas calçadas e montanhas, é bom fazer uma pausa para recarregar as energias! Nessa hora, nada melhor que sentar em um dos deliciosos restaurantes de Bray.

E quando o assunto é comida, um dos restaurantes mais procurados na cidade é o Platform Pizza, onde você encontra pizzas de vários sabores e um ambiente descontraído e divertido. Só não dá para ir sem reserva, pois lá é sempre lotado.

Mas e os pubs?

É claro que uma parada nos pubs também não pode faltar. Um dos mais requisitados é o pub “The Harbour Bar”. O lugar é tão famoso, que muita gente vai de Dublin para Bray apenas para conhecer o bar, que sempre tem música ao vivo e conta com vários ambientes diferentes.

Depois de toda essa lista de coisas para fazer em Bray, você ainda tem dúvidas de que esse cantinho da Irlanda merece ser explorado?

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Ana Carolina Brunelli
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar