O que fazer em caso de acidente de carro na Irlanda?

O que fazer em caso de acidente de carro na Irlanda?

Larissa Fontes

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

O último relatório do Departamento de Transporte, Turismo e Esportes da Irlanda mostra que mais de 2,1 milhões de carros transitaram pelas estradas do país no último ano. O número configura um novo recorde e chama atenção para o cuidado ao volante.

Saiba quais são as regras de trânsito caso você se envolva em um acidente de carro. © Monkey Business Images | Dreamstime.com

Foram registradas 136 colisões fatais na Ilha em 2018, o que resultou em 142 mortes nas estradas irlandesas. Os dados são da RSA, a Road Safety Authority, autoridade que cuida das estradas aqui na Ilha

É preciso ter atenção redobrada quando se dirige em outro país, assim como saber o procedimento diante de uma ocorrência rodoviária. Saiba como você deve agir caso sofra um acidente de trânsito aqui na Irlanda.

Quais são as minhas obrigações legais?

Quando você se envolve em um acidente de carro, existe uma série de obrigações a serem cumpridas. Caso contrário, você vai arrumar um problemão na justiça irlandesa. Dá uma olhada no que deve ser feito

Permaneça no local
Você precisa parar o caro e continuar por lá por um tempo razoável (basicamente até tudo se resolver).

Dê informação

É importante reportar o maior número possível de detalhes sobre o ocorrido para a Garda ou testemunhas presentes na cena. © Abdone | Dreamstime

Se a Gardaí estiver presente no local, é preciso saber responder uma série de perguntas. Se a polícia irlandesa não estiver lá, é preciso dar essas informações para a pessoa que ficou ferida após o acidente (se for o caso) ou algum responsável que esteja respondendo em nome dela.

Caso alguém tenha alguma propriedade danificada, é necessário que ela também tenha conhecimento dos seus detalhes pessoais, são eles:

  • Nome e endereço
  • Endereço de onde o carro fica
  • Nome e endereço do dono do carro (caso se aplique)
  • Número de registro do veículo
  • Detalhes a respeito do seguro do carro (incluindo a data de expiração do contrato)

Informe as autoridades sobre a ocorrência
Se a Gardaí não estiver presente, é preciso ir até a unidade mais próxima o mais rápido possível. Qualquer pessoa envolvida no acidente pode fazer isso.

Leia também: Como são as regras para dirigir na Irlanda?

O que mais devo fazer caso me envolva em um acidente de carro?

Tirar os carros da pista
Se o acidente foi grave, é importante que ninguém modifique a cena. Porém, em caso de pequenas colisões, é preciso tirar os veículos que estejam bloqueando a estrada ou colocando em risco os outros motoristas que ali trafegam.
Antes de pegar no carro após o acidente, verifique o quão afetado ele foi com a batida. É muito comum a ocorrência de vazamento de combustível, que é perigosíssima, podendo ocasionar explosões.

Avise os outros motoristas

É preciso sinalizar e avisar os motoristas que estão vindo para evitar mais problemas na estrada. © Kuprevich | Dreamstime

Tente alertar os carros que estão prestes a passar pelo acidente ligando o “pisca alerta”. Se você tiver um triângulo de sinalização, posicione o mesmo na estrada o mais longe possível do acidente para que dê tempo suficiente de alertar os motoristas que se aproximam.

Caso a batida tenha sido perto de uma curva, não se esqueça de sinalizar em ambos os sentidos da pista. Se você precisar pedir ajuda para outro motorista na estrada, faça isso imediatamente.

Peça ajuda
Se o acidente foi grave e deixou vítimas, por exemplo, é preciso chamar a Gardaí (999 ou 112) e, se necessário, um serviço de ambulância.

Colete informação

É importante pegar todos os detalhes para passar para o seguro do veículo. © Rananjay Singh | Dreamstime.com

Além de todas as informações listadas acima como necessárias, você também precisa se atentar a outros detalhes em caso de propriedade danificada ou feridos, são elas:

  • Testemunhas: nome, endereço e telefone de qualquer pessoa que tenha presenciado o acidente.
  • Fotos: registre o máximo de detalhes sobre o acidente se tiver uma câmera fotográfica ou smartphone.
  • Garda: Você deve pegar o nome ou o número do oficial da Garda para quem o acidente foi reportado. Provavelmente vai precisar para comunicar ao seu seguro.
  • Escreva o que aconteceu: você deve escrever todos os fatos relevantes relacionados ao acidente o mais rápido possível. Assine e date assim que terminar.
  • Carros sem seguro ou carros não identificados: Se você desejar pedir indenização caso se envolva em um acidente com um carro sem seguro ou não identificado, deverá entrar em contato com Motor Insurer’s Bureau of Ireland (MIBI). O órgão também lida com estrangeiros que vivem na Irlanda ou irlandeses que moram fora do país.

O site Citizen Information of Ireland disponibilizou um PDF com mais conselhos sobre o que fazer em caso de acidente de carro.

Leia também: Como tirar carta de motorista na Irlanda

Acidentes graves

Atenção: na ocorrência de um acidente grave, que cause sérios ferimentos ou, até mesmo, a morte de um passageiro ou pedestre, a Gardaí abre uma investigação para o caso. Pode envolver um inquérito ou a abertura de um processo criminal.

O PARC Road Safety Group, que orienta pessoas que sofreram um acidente de trânsito, preparou um guia que ajuda vítimas sobreviventes a enfrentarem um processo criminal na justiça.

Leia também: Como funciona a carteira de motorista provisória na Irlanda

Veja também

Tipos de vistos para Portugal: Turismo, trabalho, estudos

Larissa Fontes
Larissa Fontes, Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. Acompanhe ela em @larifontes no Instagram.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar