O que fazer em Cobh: a charmosa cidadezinha de Cork, na Irlanda

O que fazer em Cobh: a charmosa cidadezinha de Cork, na Irlanda

Ana Carolina Brunelli

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Sabe aquela cidade irlandesa cheia de casinhas coloridas que às vezes aparece no Instagram? Então, o nome dela é Cobh e ela merece entrar para o seu roteiro de viagens pela Irlanda.
Cobh é uma viagem perfeita para fazer saindo de Cork e, apesar de ser uma cidade bem pequena, oferece atrações interessantes, principalmente para quem adora história.

Lembra do Titanic? Então, o último porto de escala do navio mundialmente conhecido foi justamente em Cobh, ou seja, já dá para imaginar o tanto de coisas sobre o Titanic que você vai encontrar pelas ruas, né?!

No entanto, embora essa seja uma das grandes atrações da cidade, não é o único motivo para você visitar ou, quem sabe, passar uma noite por lá. Cobh tem muito a oferecer e é uma das cidades mais pitorescas da Irlanda.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

História de Cobh

Cobh é conhecida por suas casinhas coloridas e o ar de vilarejo. Foto: Jason Murphy/Unsplash

Cobh já foi cenário de períodos muito difíceis na história do país. Como a Irlanda é um país que sofreu muito com guerras e fome, muitos de seus habitantes foram obrigados a emigrar para tentar uma vida melhor. E Cobh, com o segundo maior porto natural do mundo, foi o principal lugar de onde essas pessoas partiram, sendo a porta de saída de mais de 3 milhões de irlandeses.

Em 1849, a cidade era conhecida como Queenstown, em homenagem à rainha Vitória. Porém, com a guerra da independência dos irlandeses contra a Inglaterra, em 1920, a cidade passou a se chamar Cobh (lê-se “côuv”, pois “bh” em irlandês tem som de “v”.).

Existe, até, o Cobh Heritage Centre, um museu que conta a história da Irlanda, com foco nas emigrações, na Grande Fome e na história militar irlandesa.

Agora que você já se situou um pouquinho sobre a história da cidade, quer saber o que mais é possível fazer em Cobh?

Confira só a lista que preparamos!

The Titanic Experience

Foto: Divulgação

De fato, “The Titanic Experience” é uma das atrações mais procuradas pelos turistas. Logo no início do passeio, os convidados recebem a identidade de um dos 123 que embarcaram no Titanic vindo de Cobh e, junto a um guia, partem para um tour virtual pelo antigo navio.

Na experiência, é possível ver o Píer Heartbreak, que era o cais original de onde os passageiros partiram. No final do passeio, que dura aproximadamente 30 minutos, você ainda pode explorar a exposição por conta própria e descobrir se o seu passageiro sobreviveu ou não.

E se um dos motivos que levaram você a colocar Cobh no roteiro foi o Titanic, então certamente é melhor começar a viagem vivendo essa experiência tão diferente.

The Titanic Trail Walking Tour

Já imaginou fazer um verdadeiro tour guiado pela trilha do Titanic? Em Cobh você pode realizar esse desejo! No passeio que recebe o nome de “The Titanic Trail Walking Tour”, você voltará no tempo e descobrirá como era Cobh na época do Titanic e, ainda, verá alguns dos principais pontos associados ao navio.

O tour completo dura apenas uma hora e é uma maneira bem divertida de aprender mais sobre a história de Cobh e do navio mais famoso do mundo. Mas lembre-se: é sempre bom fazer a reserva do passeio com antecedência.

St. Colman’s Cathedral

Catedral de St. Colman é vista de qualquer parte de Cobh. Foto: Patrick Wittke/Unsplash

A Catedral de St. Colman, também conhecida como Catedral de Cobh, foi erguida na colina com vista para Cobh e o porto da cidade.

A construção dessa Igreja Católica Romana começou em 1867, mas não foi concluída e consagrada até 1915. A torre tem um total de 49 sinos e é considerada uma das maiores da Europa.

Museu Cobh

Quando mencionamos que Cobh é um prato cheio para quem ama história, não era brincadeira! Uma das atrações que definitivamente valem a pena a visita é o Museu Cobh, especialmente se você tiver ancestrais da área.

Muitas das exposições são marítimas e relacionadas com a emigração. Ainda dá para encontrar o último registro escrito do Titanic. Um dos pontos mais interessantes do museu é a seção de genealogia, onde você consegue fazer pesquisas familiares.

Cobh Road Train

Cobh Road Train: o passeio feito por um pequeno trem colorido, que leva você para conhecer as belezas de Cobh. Essa é uma ótima maneira de ver o local, principalmente para quem não gosta muito de subir as colinas.

A viagem dura cerca de 50 minutos e inclui duas paradas para fotos.

São oito viagens por dia e você pode encontrar o trem do lado de fora do Titanic Building.

Porto de Cobh e Cork Harbour

O porto à beira-mar em frente à cidade de Cork é o lugar perfeito para ter uma das melhores vistas da cidade, principalmente das famosas casas coloridas, aquelas que sempre aparecem na internet quando alguém digita “Cobh” nos sites de busca.

Além disso, no topo, a impressionante Catedral de St. Colman se destaca acima de todas as casas e edifícios. É um ponto estratégico para fotos, mas também para relaxar e apreciar a paisagem.

E se você quiser um pouco mais de aventura durante o passeio, saiba que é possível alugar um barco na Cork Harbor Boat Hire e navegar pela orla só para obter vistas ainda mais fantásticas dessa charmosa cidadezinha irlandesa.

Spike Island

Essa é literalmente a versão irlandesa de Alcatraz (famosa prisão de segurança máxima na Califórnia). O lugar foi o lar de 2.300 prisioneiros, mas hoje está aberto para turistas.

A Spike Island pode ser acessada de balsa a partir de Cobh e o trajeto demora cerca de 15 minutos. É importante reservar os ingressos online para garantir o passeio.

Além de todas essas opções, as agências turísticas combinam a visita à Cobh com um tour guiado pelo Castelo de Blarney.

O castelo é uma construção medieval localizada próximo ao rio Martin. Acredita-se que foi, inicialmente, uma estrutura de madeira, então substituída por uma fortificação de pedra, totalmente destruída em 1446 e reconstruída por Dermot McCarthy, rei de Munster.

Hoje, ainda dá para ver algumas salas e muralhas, parcialmente em ruínas. De maneira geral, o lugar é lindo, cheio de belezas naturais e lendas e histórias por todos os cantos.

Como ir até Cobh?

Photo by Mark de Jong on Unsplash

Cobh é bem pertinho de Cork e o caminho percorrido até lá leva em torno 30 minutos de carro. Mas você também consegue ir de trem, que sai a cada hora da cidade de Cork e é a opção mais em conta.

Seja de carro, seja de trem, o importante é finalmente chegar a Cobh para explorar esse cantinho tão especial da Irlanda com tempo. Lembrando que você pode visitar todas as atrações da cidade apenas caminhando. É claro que existem algumas colinas bem íngremes, mas, se você não se importar com isso, dá para aproveitar tranquilamente o passeio e apreciar cada ruazinha da cidade.

Mesmo sendo pequena, já deu para notar que uma viagem para Cobh vale a pena, né? E que além da história com o Titanic e das charmosas casinhas coloridas, é possível encontrar muitas coisas para fazer por lá.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Ana Carolina Brunelli
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar