O que significa intercâmbio?

O que significa intercâmbio?

Ana Carolina Brunelli

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com certeza, você já deve ter pensado em sair do Brasil para estudar ou trabalhar fora. Já deve ter pesquisado sobre o assunto ou, então, alguém disse que teve uma experiência maravilhosa fora do país e usou aquela palavrinha mágica “IN-TER-CÂM-BIO”. Mas afinal, você sabe o que significa intercâmbio?

Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, intercâmbio significa: “1. Troca, permuta. 2. Relações de comércio, ou culturais, entre nações”.

Mas intercâmbio é algo muito mais complexo do que qualquer breve explicação, sendo quase impossível definir em apenas um parágrafo. Por esse motivo, o texto de hoje é sobre o que significa intercâmbio.

Queremos que você se aprofunde nesse conceito para saber o que significa intercâmbio, antes de começar a tirar do papel o seu sonho de viver no exterior. Mas já adianto: motivos não vão faltar para fazer as malas!

O que significa intercâmbio?

O que significa intercâmbio? Pode ser uma viagem com trocas de experiências, trabalho, estudo e muito mais. Foto: Annie Spratt/Unsplash

De maneira simplificada, intercâmbio é uma viagem na qual o principal foco é viver novas experiências fora do seu país de origem, adquirir conhecimentos, vivenciar uma outra cultura e desbravar um lugar completamente novo.

Além disso, é uma experiência que pode ser feita por meio de um curso ou, até mesmo, de um trabalho, ou os dois juntos.

Motivos para realizar um intercâmbio

  • Fazer um intercâmbio pode ajudar você a aprender ou aperfeiçoar um outro idioma de maneira muito mais rápida.
  • É literalmente cair de paraquedas em uma cultura totalmente diferente da sua. O lado bom disso é ampliar a sua visão de mundo, descobrir novos hábitos e costumes que você não conhecia, mas que pode gostar muito.
  • Possibilidade de morar perto de muitos outros países e de poder sempre fazer uma viagem por um preço bem acessível, ainda mais se o país escolhido estiver localizado na Europa.
  • Um intercâmbio valoriza demais o currículo e é uma chance de você se diferenciar no mercado de trabalho.
  • É a chance de fazer novos amigos e de criar laços com pessoas de diferentes partes do mundo.
  • Tornar-se mais independente, crescer e evoluir em diversos aspectos e situações da vida e também do dia a dia.

Leia também: Como fazer intercâmbio: guia básico para realizar esse sonho

Como começou a história de fazer intercâmbio?

Você sabe o que significa intercâmbio em sua origem? Era quando dois estudantes trocavam de casa em países diferentes para estudar por um tempo. Foto: Simon Migaj/Unsplash

Originalmente, intercâmbios eram viagens que dois estudantes de lugares diferentes realizavam, como se “trocassem” de país um com o outro para mergulharem em uma nova cultura.
Atualmente, esse conceito mudou bastante, e um intercâmbio se tornou algo muito maior e mais complexo.

Hoje, por exemplo, não é mais necessário que um estudante estrangeiro venha ao Brasil para que um brasileiro possa ir a outro país.

Na verdade, nos dias atuais, qualquer viagem com foco principal em adquirir conhecimentos interculturais por meio de experiências em outro país já é considerada um intercâmbio: seja para estudar, seja trabalhar ou, simplesmente, viajar e viver por um período em um novo país.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2021)

Como funciona um intercâmbio?

Agora, para fazer intercâmbio, basta escolher um país que possa recepcionar você. Foto: Clay Banks /Unsplash

Um intercâmbio pode ser realizado de inúmeras formas! São muitos os tipos de programas, e cada um deles apresenta uma particularidade. Conheça algumas das opções.

Intercâmbio de estudo

Quando o assunto é o que significa intercâmbio, o primeiro pensamento que surge na mente da grande maioria é a possibilidade de realizar um curso de idiomas no exterior. E sim, é uma boa opção. Mas você sabe como funciona?

Para fazer um curso de idiomas no exterior, o estudante precisa se matricular em uma escola por meio de uma agência de intercâmbio no Brasil ou fazer todos os trâmites sozinho mesmo.

Nesse caso, o estudante pode escolher se hospedar na casa de uma família local (na cidade escolhida); se preferir, uma residência estudantil, junto a outros intercambistas; ou, até mesmo, morar sozinho.

Leia também: Intercâmbio gratuito: dicas, destinos e programas de bolsas

Intercâmbio de trabalho

Sim! Hoje é possível morar em outro país sem precisar necessariamente pagar um curso. Escolhendo um programa de intercâmbio com foco em trabalho, você pode morar no exterior, receber um salário e, ainda, viver experiências incríveis.

Quando o intercâmbio é com esse foco, o programa mais comum e  procurado é o de Au Pair, que se resume em mudar para outro país para cuidar de crianças de diversas idades. Geralmente, quem escolhe essa opção recebe um salário, comida e pode, até, morar na casa da família.

Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos

Intercâmbio cultural

E para você, o que significa intercâmbio? Foto: yousef alfuhigi/Unsplash

O intercâmbio cultural é quando alguém decide se mudar para o exterior para estudar ou trabalhar, com o objetivo de conhecer a cultura, tradições, tecnologias de um país e, ainda, aprender o idioma. No entanto, o foco mesmo é mergulhar de cabeça na cultura do local e vivenciar a rotina dos nativos.

Essa é uma grande oportunidade de unir o útil ao agradável, já que o intercambista tem a chance de aprimorar um idioma diferente, adquirir conhecimentos de aspectos culturais e aproveitar para viajar para diversos países. Tudo isso, claro, agrega na vida e também no currículo.

Para embarcar nessa aventura, você tem diferentes opções, sendo que a alternativa mais segura é por meio de uma agência de intercâmbio, que vai fazer o meio de campo com a escola, ajudar com documentos e burocracias, indicar hospedagem, entre outras vantagens.

Leia também: Intercâmbio voluntário é possível: descubra como e por que fazer

Intercâmbio religioso

Não sabia da possibilidade de fazer um intercâmbio religioso? Pois bem, ela existe e pode ser feita, geralmente, por intermédio de uma igreja. Nesse caso, é sempre bom descobrir se a igreja que você frequenta proporciona esse tipo de intercâmbio, que tem como foco principal realizar trabalhos voluntários em outro país.

Normalmente, intercâmbios religiosos são experiências entre as igrejas do Brasil e de outros países, e um dos requisitos para participar é ter entre 18 e 30 anos, ser fluente em inglês, estar matriculado ou ter um emprego fixo no Brasil e, claro, ter disponibilidade para bastante trabalho voluntário: participar de estudos bíblicos, cultos, música e recreação.

E para você, o que significa intercâmbio?

Cada pessoa pode descobrir, sozinha, o que significa intercâmbio . Foto: NESA by Makers on Unsplash

Neste texto, listamos apenas algumas das possibilidades de realizar um intercâmbio no exterior. Mas existem muitas outras formas, por exemplo: high school, intercâmbio voluntário, bolsas gratuitas, bolsas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou, até mesmo, sendo oficialmente contratado por uma empresa estrangeira por um período de tempo determinado.

Agora você já conseguiu entender um pouco sobre o que significa intercâmbio, né? É poder viver uma realidade que você nunca imaginou que existisse, longe de tudo e todos, e que resulta em mais responsabilidades, mas também em muitos aprendizados.

Um intercambista sempre volta de um intercâmbio com uma bagagem maior do que embarcou. Mas para entender, de fato, o que significa intercâmbio, só vivendo essa experiência mesmo.

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio

Ana Carolina Brunelli
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar