Onde encontrar a sua denominação religiosa em Dublin

Onde encontrar a sua denominação religiosa em Dublin

Ávany França

1 mês atrás

Ao sair do Brasil, deixamos pra trás muitas coisas importantes em nossa vida: família, amigos de infância, emprego, bichos de estimação. Alguns deixam, até, relacionamentos amorosos, mas uma coisa que não precisamos abandonar é a nossa fé.

O E-Dublin conversou com três brasileiros que vieram para Dublin e mantiveram-se conectados com suas doutrinas.

Lydiane Macedo é Católica

Photograph: Lucas Ramos Photography

A Igreja católica St. Mary of the Angels, em Dublin, celebra missa em português todos os domingos. @Lucas Ramos

“Desde que cheguei só tinha ido à missa uma vez. Foi uma missa irlandesa no centro de Dublin. E foi estranho porque não teve o momento da paz em Cristo, mas, de alguma maneira, eu me senti muito bem ali na igreja, calma e centrada, ainda que parecesse faltar algo pra mim.

Eu estava passando por aqueles momentos em que me sentia sozinha no meio da multidão.

Eu vi a divulgação no grupo Católicos em Dublin no Facebook e fui a uma missa em português. Parecia que eu tinha voltado pra casa. Chorei tanto na missa que nem participei do grupo que acontece todo segundo e quarto domingo do mês após a missa. Na próxima vez em que participei da missa, fui ao grupo e estava toda sem graça, com vergonha, e o pessoal me tratava como se já me conhecesse.

Depois, teve o primeiro seminário e, quando vi, eu já tinha o telefone de todos e era parte integrante de tudo aquilo. A gente se fala, se encontra, sai da igreja depois do grupo, passeia e assim vai.

Isso teve um valor e foi de uma força pra mim que me motivou a continuar, a me acertar quando acho que estou errada, a me questionar se quero voltar, entre outras coisas. Sem contar que é tão bom receber outros como fui recebida, conversar como conversaram comigo e tudo o mais.”

Cícero Andrade é Espírita

© Winzworks | Dreamstime.com

Comecei a frequentar uma comunidade espírita na Irlanda. © Winzworks | Dreamstime.com

“Dentro dos encantos e surpresas que um intercâmbio pode proporcionar, uma grande coisa aconteceu comigo.

Conheci o SSI (Spiritism Society of Ireland)!

Eu, ateu convicto no passado, executivo que dedicava quase 24 horas por dia ao trabalho e com a vida toda desbalanceada, não tinha tempo suficiente para outras partes da minha vida como lazer, família e amigos… Quem diria para religião!

Como o destino sempre prega peças na gente, saí do país com a maior comunidade espírita do mundo (Brasil) para me tornar espírita na Irlanda!

O grupo é composto de pessoas extremamente amáveis e receptivas, que resplandecem bondade. Isso, para mim que acabava de chegar à Irlanda, fez toda a diferença.

Como o grupo é pequeno e humilde, não existe uma hierarquia rígida. A doutrina espírita é passada de uma forma um pouco diferente do que vemos no Brasil. Existe uma abordagem mais científica (que pessoalmente me agrada), mas principalmente agrada aos nossos amigos Irlandeses.

Posso dizer que o meu contato com o grupo vem transformando minha vida.”

Thaís Maciel é Evangélica

© Alexandre Durão | Dreamstime.com

A igreja aqui não muda nada, é igual a do Brasil. © Alexandre Durão | Dreamstime.com

“No Brasil, frequentava a mesma Igreja desde quando nasci: Assembleia de Deus, ministério de Madureira do campo de Osasco/SP.

Quando decidi vir para a Irlanda, já me preocupava muito em saber como seria a minha vida espiritual longe de casa, do meu país e dos meus costumes.

Em uma experiência anterior de intercâmbio feito no Canadá, em 2008, tive muita dificuldade em encontrar pessoas que tivessem o mesmo pensamento e que quisessem frequentar uma Igreja. Portanto, decidi que a minha vivência na Irlanda seria diferente.

Encontramos algumas Igrejas pela internet, mas uma em especial nos chamou a atenção. Ela se localizava um pouco distante do centro de Dublin, grande dificuldade para o estudante que não conhece muito a cidade.

Todos os sábados pegávamos dois ônibus e levávamos, em média, 1 hora e 20 minutos até o local. Depois, ainda tinha a dependência de horários para a volta, pois só existia ônibus a cada hora. Hoje, a Igreja mudou de local, está muito bem localizada.

Mesmo com todo esse sacrifício, sempre nos sentimos muito bem lá e muito bem recebidos por aquelas pessoas. A Igreja, em si, é exatamente do mesmo jeito de como é no Brasil. A única diferença é que, aqui, nos apegamos mais às pessoas pela falta dos nossos familiares.

Eu e meu esposo acabamos nos mudando para um bairro vizinho. Acho muito importante que cada um possa ter uma crença.”

E você? Pratica alguma religião não citada no post? Deixe seu depoimento nos comentários.

Pra quem deseja participar:

Igreja St Mary of the Angels

Missas ocorrem em português todos os domingos (missa com o grupo de oração)

Horário e Local: 16h Church Street. Dublin 7

Para mais informações contatos pelo Facebook

Spiritism Society of Ireland

Todo domingo, às 11 horas da manhã

Horário e Local: 15 Synge Street, Dublin 8, no The Lanern Centre, perto da Camdem Street

Culto às quintas e sábados, a partir das 19h, e Escola Bíblica dominical nos domingos, a partir das 11h 

Porters Rd, Coolmine Industrial State — Dublin 15 (ao lado do Shopping Blanchardstown)

By Karina Miguel

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar