Onde fica a Irlanda? Conheça os encantos da Ilha Esmeralda

Onde fica a Irlanda? Conheça os encantos da Ilha Esmeralda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Pegue o mapa-mundi mais próximo de você. Abra em cima da mesa, foque no hemisfério Norte. Agora encontre o continente europeu, o lado ocidental, e depois o Reino Unido. Ali do ladinho é onde fica a Irlanda. Essa ilha de 84.421 km², dividida entre República da Irlanda, que abrange a maior parte do território, e a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido.

Mas para saber onde fica a Irlanda por qualquer mapa digital, basta digitar suas coordenadas: 53° 8′ N 8° 7′ O. Achou? Bom, não se preocupe, saber a localização da Irlanda é o mais fácil, mas você conhece esse país lindo e verde, também chamado de Ilha Esmeralda?

Vamos falar um pouco mais sobre essa terra dos leprechauns, do arco-íris, do trevo de quatro folhas e da morada de tantos brasileiros que vão para lá fazer intercâmbio. Vem comigo!

Onde fica a Irlanda?

Onde fica a Irlanda? Paisagens de tirar o fôlego estão localizadas na Ilha Esmeralda, no Oeste da Europa. Foto: Elias Ehmann/Unsplash

Dentro da Europa, a Irlanda é um país pequeno perto da Alemanha, Itália ou Espanha, por exemplo. A ilha fica um pouco “isolada” do continente, mas com participação ativa na tomada de decisões da União Europeia, bloco do qual faz parte desde 1973.

O país é destaque em diversas áreas, principalmente na economia, educação, turismo, tecnologia e desenvolvimento, entre outros pontos, o que a faz permanecer nas listas dos melhores países para se viver no mundo.

A Irlanda está entre as economias mais inovadoras da Europa. Ela é o décimo país nesse ranking, de acordo com a pesquisa The Global Innovation Index, que listou 126 economias do mundo.

A consultoria Mercer indicou Dublin, a capital da Irlanda, na 34ª posição de cidade com melhor qualidade de vida. Ela fica à frente de grandes metrópoles como Paris, Londres e Lisboa. Apesar disso, a cidade também está entre as mais caras. Ela fica à frente de Londres — conhecida como uma das mais caras entre as capitais mundiais — segundo pesquisa do Worlwide Cost of Living.

É também na Irlanda onde estão algumas das principais universidades da Europa, incluindo a Trinity College, em Dublin. A Ilha é uma área nova para a instalação de grandes empresas, principalmente no ramo da tecnologia. Google, Facebook, Instagram, Dropbox, Airbnb, Microsoft, entre outras, têm sedes instaladas em terras irlandesas.

E não é só em economia ou educação que a Irlanda está situada como destaque. Ela é conhecida pela simpatia de seus moradores. Não por acaso, três cidades — Dublin, Cork e Galway — figuram na lista das mais amigáveis do mundo, segundo a Readers Awards.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2020)

Como é dividida a Irlanda?

A Irlanda e suas 4 regiões. © Alexandragl | Dreamstime.com

Quatro grandes regiões dividem o mapa da República da Irlanda, onde ficam os condados e as cidades. Foto: Alexandragl | Dreamstime.com

Por mais minúsculo que possa ser em relação a países gigantes (pouco menor que o Estado de Santa Catarina, por exemplo), ela é muito bem dividida, respeitando as tradições de cada território.

O mapa da Irlanda é riscado a partir de quatro províncias, localizadas por regiões:

  • Ulster (norte)
  • Munster (sul)
  • Leinster (leste)
  • Connacht (oeste)
Dentro dessas províncias estão os condados (que funcionam como estados). São 32, e em cada um deles há cidades-sede e uma porção de outros municípios menores. Ao todo, são 57 cidades, sendo a capital Dublin, claro, a mais populosa, com mais de um milhão de habitantes, seguida de Cork (190 mil) e Dan Laoghaire (180 mil).
A província de Ulster é a única região que tem condados em ambas as Irlandas, seis na Irlanda do Norte e três da República da Irlanda.

Cada um dos condados apresenta pontos turísticos ricos que atraem turistas do mundo todo com o objetivo de conhecer a história da Irlanda, que se confunde com a da humanidade.

São diversos sítios arqueológicos datados antes de Cristo, além de castelos e igrejas do período medieval e monumentos que lembram os embates civis e religiosos.

A natureza também é cartão-postal da Irlanda, com suas falésias, campos, parques naturais onde habitam inúmeras espécies da fauna e da flora, praias, cavernas, cachoeiras, ilhas, enfim, um imenso solo sagrado que preserva as maravilhas naturais do mundo.

Nem todos os condados têm apelo turístico, mas cada um deles guarda um pedaço da história da ilha. Os principais destinos de turistas são os condados de Dublin, Galway, Cork.

Província de Connacht

Condados: Galway, Leitrim, Mayo, Roscommon, Sligo

Achill Island é um verdadeiro cartão postal.© Debra Reschoff Ahearn | Dreamstime.com

Para saber onde fica a Irlanda, é preciso entender sua localização no mapa e suas divisões por províncias e condados. Foto: Achill Island por Debra Reschoff Ahearn | Dreamstime.com

Composta de municípios na costa ocidental da Irlanda, a Província de Connacht tem apenas um condado sem litoral, o condado de Roscommon.

A província tem paisagens deslumbrantes, incluindo Connemara, Achill Island e a mundialmente famosa costa de surfe de Sligo.

Muitas partes da província conservam suas fortes tradições gaélicas, em particular as Ilhas Aran. A língua irlandesa é falada em todas as áreas, além, claro, do inglês.

Província de Leinster

Condados: Carlow, Dublin, Kildare, Kilkenny, Laois, Longford, Louth, Meath, Offaly, Westmeath, Wexford, Wicklow

Dublin, capital originalmente fundada pelos vikings.© Attila Tatár | Dreamstime.com

A Província de Leinster é onde fica a capital da Irlanda, Dublin, originalmente fundada pelos vikings. Foto: Attila Tatár | Dreamstime.com

Lar da capital Dublin — capital originalmente fundada pelos vikings — a Província de Leinster tem uma importância histórica tremenda para a Ilha.

Seu turismo está mais ligado a festas, festivais, museus, vida urbana, etc. Apresenta exemplos da arquitetura medieval, normanda, georgiana e neolítica.

Ela também tem um extenso litoral, além da área montanhosa de Wicklow, forte ponto turístico pelo potencial natural.

Condado de Dublin, mais que uma capital

O condado tem importância histórica e atrações turísticas de peso.© Ian Whitworth | Dreamstime.com

O condado onde fica a capital da Irlanda tem importância histórica e atrações turísticas de peso. Foto: Ian Whitworth | Dreamstime.com

Dublin é conhecida mundialmente como a capital da Irlanda, mas muito mais que a cidade de Dublin, o condado que leva o mesmo nome tem importância histórica e atrações turísticas de peso.

São 12 áreas urbanas onde é possível visitar praias e castelos, caminhar por trilhas e montanhas, além de degustar do melhor da culinária.

Leia também: Onde fica Dublin, a capital da Irlanda?

Província de Munster

Condados: Clare, Cork, Kerry, Limerick, Tipperary, Waterford.

Cliffs of Moher possui penhascos lindíssimos com altura de 200 metros entre as águas do oceano Atlântico e seu topo.© Miroslav Liska | Dreamstime.com

Província de Munster, na Irlanda, onde fica o Cliffs of Moher, maior cartão postal do país. Foto: Miroslav Liska | Dreamstime.com

A Província de Munster é território dos dois maiores condados irlandeses: Cork e Kerry. A região é conhecida por ter um cenário verde exuberante e um litoral cobiçado pelos visitantes.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos da Irlanda, Cliffs of Moher, fica em Munster. Há também vários castelos antigos que povoam os condados de Limerick, Tipperary e Waterford.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Cork (Irlanda)

Província de Ulster

Condados: Antrim, Armagh, Cavan, Donegal, Down, Fermanagh, Londonderry, Monaghan, Tyrone

Glenveagh é o único parque nacional oficial em qualquer parte da província de Ulste.© Patrick Mangan | Dreamstime.com

Província de Ulster, onde fica lugares paradisíacos da Irlanda. Foto: Patrick Mangan | Dreamstime.com

Belezas naturais como o Parque Nacional Glenveagh de Donegal, as Montanhas Mourne no condado de Down, o Lakelands de Fermanagh e o Giant’s Causeway em Antrim fazem dessa parte da Província de Ulster, um lugar espetacular para visitar.

A capital da Irlanda do Norte, Belfast, também faz parte da província. Lá é possível conhecer muito da história da Ilha como o museu Titanic, que conta a história do nascimento do navio original em terras irlandesas.

Onde fica a Irlanda do Norte?

Separadas desde 1921, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte têm um acordo de livre passagem entre moradores e turistas. O país vizinho pertence ao Reino Unido, portanto a moeda é a Libra, um pouco mais valorizada que o Euro.

Quem visita o lado debaixo da Ilha pode aproveitar e encontrar maravilhas na parte norte sem precisar nem mostrar o passaporte. Por isso, vale a pena saber o que é possível aproveitar.

 A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, e a moeda é a Libra.© Daniel M. Cisilino | Dreamstime.com

A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido, mas também faz parte da ilha onde fica a Irlanda, a República. Foto: Daniel M. Cisilino | Dreamstime.com

Como em todo o país, a Irlanda do Norte tem paisagens deslumbrantes. A mais famosa dos turistas é o Giant’s Causeway, patrimônio mundial da UNESCO.

É uma grande extensão de rochas, resultado da lava resfriada a partir de erupções vulcânicas que ocorreram há mais de 65 milhões de anos. O local fica a pouco mais de 100 km de Belfast. É possível fazer caminhadas curtas e longas ou apenas apreciar o visual.

No mesmo passeio é possível ir até a ponte suspensa Carrick-a-Rede, a 30 metros do chão. Com 20 metros de comprimento, ela foi criada por pescadores há 350 anos pela primeira vez e se tornou ponto turístico. Dela é possível ver, até mesmo, a Escócia.

Outro passeio interessantíssimo é o The Gobbins Cliff Path, uma passarela de ferro construída à beira de uma grande falésia. São duas horas e meia de passeio com um visual incrível.

Leia também: Qual a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?

Foto de capa: Miles Iwes/Unsplash

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar