Os cinco melhores teatros de Dublin

Os cinco melhores teatros de Dublin

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quer sensação mais gostosa de sentar em uma poltrona de um belo teatro, relaxar e apreciar um espetáculo? A Irlanda é famosa pelos seus belos e imponentes teatros, desde os mais antigos e históricos até grandes centros com modernos sistemas de luz e de som. Em Dublin, é possível viver a experiência de diversos tipos de entretenimento dentro desses espaços culturais importantíssimos para o universo das artes cênicas. O E-Dublin selecionou os cinco melhores teatros da capital irlandesa de acordo com as buscas no TripAdvisor.

Gate Theatre

Fundado em 1928, foi responsável por produções inovadoras e experimentais, oferecendo a Dublin uma introdução ao mundo do teatro europeu e americano, bem como clássicos do repertório moderno e irlandês. Foi no Gate que Orson Welles, James Mason, Geraldine Fitzgerald e Michael Gambon começaram suas prodigiosas carreiras de ator. Hoje, recebe espetáculos de teatro de todo o mundo e produções de grupos irlandeses.

Bord Gáis Energy Theatre

Localizado nas Docklands de Dublin, é o maior teatro de assento fixo da Irlanda. Ele foi aberto em 18 de março de 2010 e segue hoje como o local de maior número de musicais sendo exibidos na ilha. Produções internacionais passam por seu palco, além de ser moderno e muito bem localizado. Com um programa diversificado de entretenimento mundial, tem uma experiência teatral incomparável em um cenário arquitetonicamente majestoso. O teatro oferece o melhor da Broadway e do West End, ao lado de novas produções locais.

Gaiety Theatre

Desde a noite glamourosa de sua abertura, em 27 de novembro de 1871, o Gaiety Theatre permanece verdadeiro à visão de seus fundadores em apresentar o entretenimento musical e dramático da mais alta qualidade. Em 2003, foram investidos mais de 2,15 milhões de euros no maior programa de restauração que o Gaiety Theatre assistiu em mais de 50 anos, incluindo a instalação de um sistema de ar condicionado e novos assentos com maior espaço para as pernas para maior conforto do cliente. Dramas e comédias irlandeses e apresentações de dança se misturam no programa da casa.

Olympia Theatre

Quem passa pela Dame Street, no centro de Dublin, pode não reparar no magestoso teatro que ali se encontra. O Olympia Theatre hoje é palco de grandes shows musicais, além de peças de teatro e dança. O edifício foi inaugurado em 1879, mas teve uma reforma significativa em 1897, reabrindo como um teatro, “The Empire Palace”. Esse nome sobreviveu durante a Grande Guerra, a Revolta da Páscoa e viu a indústria do entretenimento mudar significativamente na Irlanda e no Reino Unido. Em 1923, o local teve outra reinvenção, desta vez emergindo como The Olympia Theatre, apresentando drama, ópera, balé, além de filmes e eventos.

Abbey Theatre

O Abbey Theatre abriu em 27 de dezembro de 1904, sobrevivendo a todas as décadas de guerras, crises, fama e decadência. Tragicamente, em 1951, os edifícios originais do Abbey Theatre foram danificados pelo fogo. Ele foi realocado e 15 anos depois voltou para sua casa atual, na rua que lhe dá o nome. A missão do teatro é “engajar-nos imaginativamente com toda a sociedade irlandesa através da produção de um teatro ambicioso, corajoso e novo em todas as suas formas”. Espetáculos locais e alternativos dão o tom da programação.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar