Outubro Rosa: 3 formas de apoiar a causa na Irlanda

Outubro Rosa: 3 formas de apoiar a causa na Irlanda

Larissa Fontes

7 dias atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Outubro não é só o mês do “trick or treat”. Já faz mais de 20 anos que o décimo mês do calendário é pintado de rosa para conscientizar a população sobre o câncer de mama.

O movimento, que nasceu nos Estados Unidos, promove uma corrente ao redor do mundo chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, formas de tratamento e, principalmente, para a saúde da mulher.

Aqui na Irlanda não poderia ser diferente. Além do famoso lacinho rosa, várias ações acontecem ao longo do mês, e nós selecionamos algumas para quem tem interesse em abraçar a causa.

Cerca de 3100 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano na Irlanda. Imagem: Pixabay

De acordo com a instituição Breast Cancer Ireland, que arrecada doações para pesquisas relacionadas ao câncer de mama, 690 mulheres morrem todos os anos na Irlanda por conta da doença. Ainda segundo a organização, estima-se que mais de 3100 mulheres são diagnosticadas a cada ano aqui na Ilha e que quase metade delas tem entre 45 e 65 anos.

Além do autoexame, o mecanismo mais eficaz para detectar a presença de um nódulo é a mamografia. Se você quer saber como fazer mamografia na Irlanda, a gente já explicou aqui no E-Dublin.

Preparamos uma lista com 3 formas de colaborar com a luta contra o câncer de mama aqui na Ilha.

1. Participe dos eventos

The Pigsback 5k/ 10k Run

No dia 13 deste mês vai acontecer a The Pigsback Run, uma corrida com o objetivo de arrecadar fundos para a Marie Keating Foundation, instituição Irlandesa que se propõe a conscientizar e informar sobre os riscos e os tratamentos do câncer de mama e ajudar portadoras da doença.

A corrida será no Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa, e para participar você não precisa ser um atleta profissional. O importante é colaborar com a instituição, gerar visibilidade para esse assunto tão importante e se divertir. Você pode se inscrever pelo site da Marie Keating Foundation, e os ingressos custam 25 euros.

Great Pink Run

Corrida anual na Irlanda arrecada fundos para a luta contra o câncer de mama. Reprodução: Great Pink Run

E tem mais rosa chegando para se misturar com o verde do Phoenix Park. Mais de 35 mil mulheres, homens e crianças já cruzaram a linha de chegada da Great Pink Run vestindo rosa desde 2011, quando o evento teve sua primeira edição.

A corrida é promovida pela Breast Cancer Ireland e, neste ano, vai acontecer em dois lugares diferentes na Irlanda. No dia 19 de outubro, o Phoenix Park foi o cenário escolhido para a realização do evento em Dublin. No dia seguinte, o condado de Kilkenny que vai ser invadido pela onda rosa no Kilkenny Castle. A taxa de participação varia de acordo com a modalidade e pode custar entre 5 e 25 euros, e a inscrição é feita pelo site da Great Pink Run.

2. Marcas apoiam luta contra o Câncer de Mama

Skechers

A marca de sapatos Skechers também vai colaborar com a mesma fundação e, neste mês, para cada par vendido dos modelos “Go Walk Joy” e “Go Run Focus”, 5 euros serão doados para a instituição. Os tênis têm o laço rosa, símbolo oficial da luta contra o câncer, e podem ser encontrados também na loja de departamento Shaw’s.

Mad Flowers

A famosa loja de bouquet de flores Mad Flowers preparou um design especial com rosas e lírios para levantar fundos também para a Marie Keating Foundation. O bouquet, mais do que especial, tem tons de rosa, vermelho e branco e ainda vem dentro de um vaso de vidro. O valor é de 49 euros e pode ser comprado online. A Mad Flowers entrega em Cork, Dublin, Galway, Limerick e Wicklow.

Jo Harpur Jewellery

Outra marca parceira da Marie Keating é a loja de joias Jo Harpur Jewellery. Até o fim de outubro, a loja vai doar 5% das vendas dos pingentes “Hope”, “Dream” e “Love” para as pesquisas e os serviços da instituição de caridade. A joia é banhada a ouro, cravada com pedrinhas Swarovski e a palavra é escrita em fonte Celta. Os três modelos estão disponíveis no site da loja.

3. Doe cabelo: The Rapunzel Foundation

Muitas mulheres sofrem com a queda de cabelo durante a quimioterapia. Imagem: Pixabay

Outra forma bacana de ajudar é doando as madeixas. Muitas mulheres sofrem com a queda de cabelo, efeito colateral da quimioterapia, durante o tratamento do câncer. Restaurar a autoestima é uma parte fundamental para o processo de cura e pode transformar a vida de alguém.

A Rapunzel Foundation fica situada no condado de Wexford e faz perucas para mulheres e crianças que perderam o cabelo por conta da doença. Para doar é preciso cortar, pelo menos, 30 centímetros de cabelo amarrado em rabo de cavalo. Os fios não podem ter nenhum tipo de química, como tintura ou produtos de alisamento.

Outras instituições que ajudam pessoas com câncer de mama na Irlanda

  • Irish Cancer Society
  • Breast Cancer Ireland
  • National Breast Cancer Research Institute
Larissa Fontes,

Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. (@larifontes_)

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar