Partidos fazem coalizão histórica para criar novo governo na Irlanda

Partidos fazem coalizão histórica para criar novo governo na Irlanda

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Os partidos políticos Fianna Fail, Fine Gael e Green Party entraram em um acordo para a criação de um novo governo irlandês. Com maioria no congresso, eles concordaram com um Programa de Governo após muitas semanas de negociações.

Micheál Martin, Leo Varadkar e Eamon Ryan, líderes do FF,FG e GP, respectivamente, devem se reunir novamente para assinar o programa e iniciar os preparativos para votações.

O E-Dublin já contou aqui sobre o desenrolar político na Irlanda desde a última eleição ocorrida em fevereiro.

Leo Varadkar deverá ser substituído no cargo de primeiro-ministro por Micheál Martin Foto: Merrion Street

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Irish Times, após o documento ser endossado pelos líderes, os membros do partido agora devem votar para que a aliança seja realizada.

Cada partido tem um sistema próprio para decidir sobre o acordo. As cédulas serão emitidas àqueles com direito a voto nos próximos dias e, uma vez devolvidas, serão contadas na próxima semana pela sede de cada partido.

O prazo está apertado. O congresso precisa eleger um novo governo antes do dia 30 de junho. Isso porque existem pautas para serem votadas. Uma delas é a nomeação para o Senado. São 11 indicações que precisam ser feitas até o fim do mês. Para que isso aconteça, o novo Taoiseach (primeiro-ministro) deve ser eleito até o dia 29.

Leia também: Governo irlandês deverá retirar estátua de ex-líder republicano com ligação nazista

Mesmo assim, a expectativa dos partidos é que até o dia 26 tudo esteja resolvido. Ao que tudo indica, o novo Taoiseach, líder do próximo governo, deverá ser Micheál Martin, do FF.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar