Cheguei a Dublin há pouco tempo e fiz poucos programas turísticos. Em muitos lugares que quero visitar e que pesquisei antes de sair do Brasil, é cobrado algum ingresso. Alguns não tão caros e outros nada baratos. E a carteirinha de estudante é de grande ajuda.
Mesmo já com a carteirinha, é bom também aproveitar os passeios gratuitos. E Dublin oferece muitas opções e inúmeros parques.

Oscar Wilde, figura cativa no Merrion Park em Dublin. © Lucian Milasan | Dreamstime.com
Começo por escolher o meio de transporte: walking! É de graça e possibilita conhecer um pouco da cidade durante a caminhada. A cidade é grandinha, eu sei. Mas não precisa atravessar tudo apenas em uma tarde. Essa opção vai depender de onde você mora e pra onde você vai!
Pra não ficar andando de um lado para outro correndo o risco de me perder, fiz uma triagem de alguns lugares que me interessam, com os endereços em mãos joguei no Google Maps e fui traçando a minha rota. É interessante escolher lugares próximos entre eles para não perder muito tempo indo de um para o outro. Ou ainda, escolher só um lugar e tirar o dia para explorar apenas ele.
O primeiro que escolhi foi o Merrion Square. Assim que comecei minhas pesquisas ainda no Brasil, o lugar me atraiu bastante por ter um monumento em homenagem ao Oscar Wilde (autor de “O Retrato de Dorian Gray”).
O parque é muito bonito e tem muito espaço para sentar com a galera e curtir uma tarde, fazendo um piquenique curtindo a programação que acontece por lá, sempre tem um festivalzinho ou outro.
Além da escultura do Oscar Wilde, o parque tem vários bustos e monumentos espalhados, o que faz o passeio virar uma busca bem divertida para encontrar todos eles.
Localização: Merrion Square Park, Dublin 2, próximo ao Trinity College.