Principais pontos turísticos da Irlanda para visitar em 2021

Principais pontos turísticos da Irlanda para visitar em 2021

Ana Carolina Brunelli

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior parte do ano, ainda assim consegue aquecer o coração dos turistas que chegam à Ilha em busca de música boa, cultura, natureza, diversão e, claro, muita história, presentes nos principais pontos turísticos da Irlanda.

Por isso, hoje separamos lugares que você não pode deixar de visitar em 2021, quando estiver perto de realizar o sonho de fazer o seu intercâmbio. Mas já adianto, o difícil vai ser escolher por qual condado começar o roteiro.

Os principais e mais visitados condados do país são: Dublin, Wicklow, Cork, Kerry, Limerick, Galway, Donegal e Clare. Porém, a Irlanda tem, no total, 34 condados, ou seja, lugares para desbravar não vão faltar!

Neste artigo, falamos sobre uma lista dos principais destinos na Irlanda segundo a revista Lonely Planet, uma das principais revistas de turismo do mundo.

The Wild Atlantic Way

Cliffs of Moher é uma das atrações mais visitadas na Irlanda. Foto: Boarding1now | Dreamstime

Se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer quando chegar à Irlanda é se jogar na estrada e curtir as incríveis paisagens que a famosa rota Wild Atlantic Way proporciona! São oficialmente 2.500 km de extensão à beira do Oceano Atlântico, com vistas de tirar o fôlego.

O Wild Atlantic Way é uma rota fantástica, que passa por imensas falésias — ou melhor, cliffs — e ilhas, sem contar que cruza áreas de preservação ambiental, sítios arqueológicos e cidadezinhas charmosas.

O percurso começa na cidade de Kinsale, no condado de Cork, e chega até o extremo Norte, terminando em Derry, na fronteira com a Irlanda do Norte. A ideia de tornar o Wild Atlantic Way um ponto turístico famoso partiu do governo da Irlanda, com o objetivo de aumentar o turismo nas regiões por onde o trajeto passa e para valorizar lugares de grande importância histórica para o país.

Leia também: 5 destinos imperdíveis na Irlanda

E como se não bastassem todos esses motivos para você incluir esse ponto turístico na sua lista de lugares para conhecer na Irlanda, ao final de cada dia, a vista oeste para o Oceano Atlântico garante um pôr do sol sensacional. Enfim, é um roteiro imperdível e que fará os seus dias na Ilha ainda mais incríveis.

A seguir, cinco lugares para conhecer durante o percurso do Wild Atlantic Way:

1. Downpatrick Head

Downpatrick Head, situado no condado de Mayo, é um verdadeiro patrimônio da Irlanda com vistas incomparáveis. É aquele destino para quem deseja respirar ar fresco do mar, fazer uma caminhada emocionante pela costa e mergulhar em história.

É um ponto turístico da Irlanda que merece várias pausas para simplesmente apreciar o grupo de ilhas rochosas que se projetam no Oceano Atlântico. Além disso, vale a pena conferir o incrível buraco de abertura chamado Poll Na Seantainne.

E tem mais: existe uma lenda que diz que São Patrício (St. Patrick, padroeiro da Irlanda) atingiu o solo da região com seu cajado, fazendo com que a barreira marítima se separasse do continente. Downpatrick Head não pode ficar fora do seu roteiro.

2. Cliffs of Moher

Esse, com certeza, é um dos pontos turísticos mais visitados da Irlanda! Mas você só vai compreender o motivo quando finalmente conhecer.

É um lugar cheio de falésias, que se estendem por 8 km ao longo da costa do Oceano Atlântico, no Condado de Clare. O ponto mais alto atinge 214 metros e garante uma vista espetacular.

Cliffs of Moher é, de fato, um lugar capaz de hipnotizar qualquer pessoa com a beleza das falésias. Ah, e é bom ir com tempo, sem pressa, para caminhar pelos penhascos, apreciar a vista e registrar o momento, que vai ser único e especial.

3. Doolough Valley

Doolough Valley é mais uma rota da Irlanda com paisagens sensacionais, no condado de Mayo.

Ao longo do caminho, é possível ver o famoso “Lago Negro”, entre a montanha Mweelrea e as colinas Sheeffry. No percurso, ainda dá para conferir o Doo Lough Famine Memorial, uma cruz de pedra com as palavras ‘Doolough Tragedy 1849’, em memória de um dos períodos mais tristes da história da Irlanda e que ficou conhecido como “A Grande fome”.

4. Skellig Michael

Skellig Michael lar das ruínas de um mosteiro cristão. Patrimônio Mundial da UNESCO, na Irlanda.© MNStudio | Dreamstime.com

Skellig Michael é lar das ruínas de um mosteiro cristão datado do século 7. Local é Patrimônio Mundial da Unesco e um forte ponto turístico da Irlanda. Foto: MNStudio | Dreamstime.com

Skellig Michael, uma ilha rochosa no condado de Kerry, onde fica situado um mosteiro cristão abandonado do século 7, é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO e é um importante ponto turístico da Irlanda.

Porém, o ideal é ir no verão, pois é quando vários barcos partem de Portmagee e fazem a travessia de 12 km durante os meses mais quentes do ano. Sem dúvidas, esse é mais um destino incrível cercado por muita natureza.

Ah, e para quem é fã, lá foi um cenário importante para as gravações dos três últimos filmes da franquia Star Wars.

5. The Beara Peninsula

A Península de Beara é um dos locais mais atraentes e bonitos da Irlanda, onde estão concentradas duas belíssimas montanhas: Miskish e Caha. Além disso, é uma região cheia de resquícios da idade do bronze: tumbas em cunha, círculos de pedra e pedras monolíticas.

O caminho de Beara tem uma trilha de caminhada verdadeiramente memorável e cênica. O Ring of Beara, por exemplo, está situado lá e oferece uma experiência inesquecível, tanto de carro quanto de bicicleta, com um cenário impressionante.

Ah, e vale ressaltar que a parte mais a norte da península, entre Kenmare e até perto de Ardgroom, está no condado de Kerry, enquanto o resto fica já no condado de Cork.

Leia também: 10 destinos para um bate e volta a partir de Dublin

The Ring of Kerry

Ringo of Kerry tem diversos pontos turísticos, como castelos e ruínas da Irlanda. Reprodução: Wikimedia

O Ring of Kerry é um passeio panorâmico ao redor da Península Iveragh, no sudoeste da Irlanda, no Condado de Kerry. Sua rota tem 179 km de extensão, com direito a paisagens verdejantes, lagos e vilas costeiras rurais, ou seja, um ótimo convite para quem gosta de se aventurar na natureza.

Considerada uma das rotas mais cênicas do mundo, o Ring of Kerry pode ser feito de carro, de bicicleta ou a pé e proporciona aos turistas a chance de ficar frente a frente com castelos medievais, gigantescas montanhas e de conhecer diversas histórias irlandesas.

É um ponto turístico que você não deve nem pensar duas vezes para conhecer, porque vale a pena.

Connemara

Connemara é um ponto turístico na Irlanda perfeito para curtir a natureza. Foto: Tab1962 | Dreamstime

Pode anotar: a região de Connemara será um dos pontos turísticos mais lindos na Irlanda que você vai visitar. Situada no condado de Galway, a região é cheia de montanhas, lagos e várias cidadezinhas típicas irlandesas.

Partindo de Galway, é possível acessar facilmente o local, explorando diversos pontos turísticos da Irlanda, por exemplo, o Parque Nacional de Connemara, o Castelo de Kylemore e o vilarejo de Cong. Esse é um roteiro que pode ser feito por conta própria e merece bastante tempo, pois é muita coisa bonita para apreciar.

Brú na Bóinne

Complexo arqueológico Brú na Bóinne fica no Vale do Boyne, onde também está localizado o Newgrange. Foto: Heritageireland.ie

Brú na Bóinne é um complexo arqueológico bem pertinho de Dublin, a capital da Irlanda, e fica situado no Vale do Boyne, região perfeita para ser explorada em um dia de passeio.

No local, é possível se deparar com tumbas de 5.000 anos e diferentes castelos, abadias e pitorescos vilarejos.

E não poderia ser diferente, né? Ir à Irlanda é viajar ao passado e mergulhar em histórias, culturas e tradições dos antigos povos que habitavam a Ilha Esmeralda. O Vale do Boyne, situado nos condados de Meath e Louth, traduz exatamente isso.

Leia também: Conheça os destinos de viagem favoritos dos irlandeses

Sliabh Liag

Sliabh Liag: ponto turístico na Irlanda é um dos penhascos mais altos do país. Foto: Sliabhliag.com

Sliabh Liag é um dos penhascos mais altos da Irlanda e literalmente um dos segredos mais bem guardados da ilha. Localizado no condado de Donegal, é um excelente ponto turístico para quem ama ver de perto as famosas falésias.

Trinity College

Trinity College é uma das mais tradicionais universidades irlandesas. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Com mais de 400 anos de história, grandes edifícios de pedra e uma biblioteca deslumbrante, a Trinity College é a universidade mais antiga do país e com as melhores colocações nos principais rankings internacionais.

Com toda a sua imponência, o local se tornou um dos pontos turísticos mais visitados na Irlanda, principalmente por turistas que decidem passar alguns dias em Dublin, pois é onde a universidade está localizada.

Além disso, por estar situada bem no centro da cidade, a Trinity College é pertinho de vários outros pontos importantes. Então, nada melhor que unir o útil ao agradável e inserir a universidade no roteiro pela capital da Irlanda, com direito a muita história, música e, claro, algumas pints de Guinness, a cerveja mais consumida no país.

Leia também: Já pensou em estudar na Trinity College?

Depois de todas essas dicas, difícil segurar a ansiedade para desbravar a Ilha Esmeralda, né? Mas calma! Aproveite o tempo que ainda resta antes de embarcar e comece a organizar quais dos pontos turísticos da Irlanda você quer conhecer primeiro. Assim, quando pisar na Ilha, só precisará definir as datas e partir para explorar!

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Ana Carolina Brunelli
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar