Por que a bandeira da Irlanda é laranja, branca e verde?

Por que a bandeira da Irlanda é laranja, branca e verde?

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Verde, branco e laranja. Quem está na Irlanda ou pesquisa sobre o país reconhece as cores da bandeira que figuram por todos os cantos da ilha. Mas por que será que a bandeira irlandesa é apenas assim, com as três faixas de cores na vertical? Quer saber? Então senta que lá vem história.

Branco significa trégua, verde representa o nacionalismo irlandês e o laranja a minoria protestante. Foto: Pxhere

A bandeira irlandesa foi hasteada publicamente pela primeira vez em 7 de março de 1848, durante a Young Irelander Rebellion (rebelião jovem irlandesa), em Waterford City. O líder do movimento, Thomas Francis Meagher, foi o primeiro que hasteou o símbolo tricolor, mais de 60 anos antes da independência da Irlanda.

Mas as três cores da bandeira têm seus significados. O branco no centro significa uma trégua duradoura entre o laranja e o verde. O verde representa o nacionalismo irlandês e o laranja, a minoria protestante da Irlanda.

Por seu papel na rebelião de 1848, Meagher foi julgado por traição e sentenciado à morte, mas essa sentença foi comutada para o banimento na Austrália. Mais tarde, ele escaparia para uma nova vida nos Estados Unidos.

A bandeira primária da Irlanda era verde com uma harpa no centro (a harpa permanece como símbolo nacional da Irlanda e é o único país do mundo que tem instrumento musical como símbolo). Hoje, a bandeira tricolor é símbolo do orgulho irlandês e continua sendo um importante lembrete da paz alcançada.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar