Movember: por que os irlandeses deixam o bigode crescer em novembro?

Movember: por que os irlandeses deixam o bigode crescer em novembro?

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você já ouviu falar do Movember? Quem convive com irlandeses pode ter reparado que alguns deles estão deixando o bigode crescer. Mesmo aqueles que não têm o costume de ter um “moustache” volumoso, esperam novembro para deixá-lo consideravelmente grande. Mas qual será o motivo de os rapazes irlandeses ficarem mais parecidos como Mário Bros no 11º mês do ano?

Trata-se de um movimento que tem como objetivo conscientizar os homens sobre saúde física e mental no mês de novembro. Criado em 2003, na Austrália, o Movember é uma ação sem fins lucrativos que já financiou centenas de projetos sobre a saúde masculina em todo o mundo.

Na Irlanda, eventos de todos os tipos acontecem em novembro para auxiliar ações do Movember. Neste ano, por conta da Covid-19, muitos deles acontecem online, além de campanhas em grupo ou individuais que buscam arrecadar fundos para o projeto.

Mas o que é o Movember?

Movember é um movimento surgido na Austrália para conscientizar os homens sobre a saúde física e mental. Foto: Divulgação

Apesar de ser voltado principalmente ao combate contra o câncer de próstata, o objetivo do Movember vai além, falando sobre câncer testicular e a saúde mental com prevenção de suicídio. É o equivalente ao “Novembro Azul” no Brasil, só que estendido.

O movimento mostra que a saúde dos homens está em crise, sendo que pessoas do sexo masculino morrem, em média, seis anos antes das mulheres por razões evitáveis. Além disso, o Movember relata que as taxas de câncer de próstata dobrarão nos próximos 15 anos, e o número de pessoas com câncer testicular já dobrou nos últimos 50 anos.

Além disso, no mundo, um homem morre por suicídio a cada minuto, e eles são responsáveis por 75% de todos os suicídios. Para 2030, o Movember tem como meta reduzir a morte prematura dos homens com câncer em 25%.

Com a divertida ação dos bigodes, o Movember acaba por chamar a atenção para a saúde masculina.

Leia também: 8 instituições de auxílio psicológico na Irlanda

Irlandês realiza campanha de apoio ao Movember

O irlandês Oisin Dowling exibe o bigode crescendo durante a campanha Movember, no ano passado, quando arrecadou fundos para a organização. Foto: @oisin_dowling

O irlandês Oisin Dowling resolveu participar da ação pela primeira vez do Movember no ano passado. Ele acabou se interessando tanto pelo assunto que deixou o bigode o ano todo e, no dia 31 de outubro, publicou um vídeo raspando seu “moustache” para dar início do processo de crescimento de um novo como forma de chamar a atenção para o movimento.

“Você deve começar o mês de novembro com a barba limpa e, durante todo o mês, deixar o bigode crescer. É uma maneira simples de aumentar a conscientização”, disse, ressaltando que as pessoas vêm conversar com ele sobre o curioso bigode, e ele explica sobre o projeto, conscientizando-as.

Leia também: Como manter a saúde mental e não surtar na quarentena?

Além de deixar seu “moustache” volumoso, Oisin resolveu ser mais proativo e criou uma campanha na internet para arrecadar fundos em 2019, conseguindo ultrapassar sua meta de arrecadação de 500 euros.

“Estou levantando fundos necessários à saúde dos homens — em câncer de testículo, câncer de próstata, saúde mental e prevenção de suicídio.”

Para 2020, Oisin continua na proatividade e criou uma campanha. A ideia é conseguir enviar mais 500 euros neste ano para o movimento.

Como participar do Movember?

Para participar do Movember, você pode integrar um evento online, por exemplo. Entre eles está o Dublin 1.5k, 5k & 10k MoRun, que deveria ser, na verdade, uma corrida de rua. Por conta da pandemia da Covid-19, ele será online.

“Como esse evento não pode ocorrer fisicamente, ele se tornará um MoRun virtual. Você receberá sua medalha no post, junto a uma bandana, um buff. Você também ganhará pontos de voucher em seu perfil para serem usados em eventos futuros”, afirma o site do evento.

É possível encontrar outras dezenas de eventos e formas de ajudar no site oficial do Movember.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar