Por que os irlandeses estão deixando o bigode crescer em novembro?

Por que os irlandeses estão deixando o bigode crescer em novembro?

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quem convive com os irlandeses, pode ter reparado que alguns deles estão deixando crescer os fios de cabelo acima da boca. Mesmo aqueles que não têm o costume de ter um “moustache” volumoso no meio da face espera novembro para deixá-lo consideravelmente grande. Mas qual será o motivo pelo qual os rapazes irlandeses ficam mais parecidos como Mário Bros no 11º mês do ano?

Movember é um movimento surgido na Austrália para conscientizar os homens sobre a saúde. Foto: Divulgação

A ação faz parte do Movember, um movimento que surgiu na Austrália e ganhou parte do mundo com o objetivo de conscientizar os homens de sua saúde no mês de novembro. É parecido com o chamado “Novembro Azul”, que acontece no Brasil sobre a importância da precaução contra o câncer de próstata.

Com a divertida ação dos bigodes, o Movember acaba por chamar a atenção para a saúde masculina. Além da próstata, o movimento tem como foco o câncer testicular e a saúde mental com prevenção de suicídio.

Leia também: Movember: saúde masculina em foco na Irlanda

O irlandês Oisin Dowling resolveu participar da ação pela primeira vez e já está orgulhoso do seu bigode. “Você deve começar o mês de novembro com a barba limpa e, durante todo o mês, deixar o bigode crescer. É uma maneira simples de aumentar a conscientização”, disse, ressaltando que as pessoas vêm conversar com ele sobre o curioso bigode, e ele explica sobre o projeto, conscientizando-a.

“Eu sempre quis participar do Movember. Este é o meu primeiro ano sendo um “bro” (brother), e o apoio que recebi foi incrível”, disse.

O irlandês Oisin pela primeira vez entrou na campanha Movember, deixando seu bigode crescer e arrecadando fundos para a organização. Foto: @oisin_dowling

Além de deixar seu “moustache” volumoso, Oisin resolveu ser mais proativo e criou uma campanha na internet para arrecadar fundos. “Estou levantando fundos necessários à saúde dos homens — em câncer de testículo, câncer de próstata, saúde mental e prevenção de suicídio”. Até agora, ele já conseguiu quase 400 euros em doações com uma meta de 500 euros.

Criado em 2003 na Austrália, a ação sem fins lucrativos já financiou mais de 1.250 projetos sobre a saúde masculina em todo o mundo. Eventos de todos os tipos acontecem em novembro na Irlanda para auxiliar ações do Movember.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar