PPS: Será que você precisará de um?

PPS: Será que você precisará de um?

Carol Braziel

10 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Se você decidiu estudar ou morar na Irlanda e começou a pesquisar o máximo de informações sobre o país, é certeza que já tenha lido ou ouvido falar sobre o PPS (Personal Public Service Number). Mas o que é e para que serve? Aqui contamos um pouco, além do passo-a-passo para que você possa se preparar.

PPS

Foto: Divulgação

O que é?

O PPS é o equivalente ao nosso CPF no Brasil, sendo o número de referência para o acesso aos benefícios de assistência social, informações e serviços públicos como a carteira de motorista, necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

Novidades

Antes, todo intercambista, ao chegar no país, tinha na sua lista de prioridades tirar seu PPS, assim como abrir a conta no banco e tirar seu visto para estudo/trabalho. No entanto, no final de 2014 foram publicadas alterações onde só tem direito ao PPS quem se classifica nas seguintes situações:

• Estar empregado no país;
• Candidatar-se a obtenção da carteira de motorista ou na alteração pela carteira de motorista irlandesa;
• Ser responsável pela conta de água da sua residência.

Mas isso muda algo no processo de obtenção do visto?

Não, não há alteração alguma. Aliás, anteriormente não era necessário ter o PPS para tirar o visto e isso continua funcionando da mesma forma.

E qual o processo de obtenção do PPS?

Por ser cidadão não-europeu, você precisará apenas apresentar o seu passaporte e um comprovante de residência. Verifique aqui se você se encontra em outra categoria. Embora especule-se que seja necessário, também, uma carta da empresa que pretende te contratar, no site do governo essa informação não é citada.

O passo seguinte é se registrar e agendar um horário utilizando-se do MyWelfare website. Uma vez realizado o agendamento, o próprio site te informará em qual endereço você deverá se dirigir, com os documentos em punho.

Após a entrega dos documentos, o prazo de entrega do número varia de 3 a 5 dias úteis. Ele será enviado diretamente para o endereço do solicitante.

pps

www.mywelfare.ie

Mudanças desde 2013

O Departamento de Proteção Social (DSP) viu com a necessidade de ampliar os números do PPS por conta do esgotamento no estoque remanescente de números utilizáveis. Desde então, os novos formatos possuem 9 dígitos: 7 números, seguidos de 2 letras. Para pessoas físicas, a segunda letra no número PPS é ‘A’ – por exemplo, 1234567FA.

Carol Braziel
Carol Braziel, Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Correr atrás de sonho também dói

    Planeje seu Intercâmbio

    Correr atrás de sonho também dói

    Quando eu fiz 30 dias na Irlanda, eu chorei, eu chorei muito... Eu nem me...

    Colaborador E-Dublin

    2 dias atrás

    Correr atrás de sonho também dói
  • 10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

    É, meu amigo intercambista. Não adianta achar que só de inglês é feito o...

    Carol Braziel

    3 dias atrás

    10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar