Pra onde ir: Bratislava, capital da Eslováquia

Pra onde ir: Bratislava, capital da Eslováquia

Ávany França

8 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Bratislava é um daqueles destinos que você certamente não programará uma visita, mas como está logo ali, entre um país e outro, porque não?

E acredite! São nessas visitas despretensiosas que a gente mais se surpreende. Minha ida a Bratislava foi assim, tranquila, sem pressa. Eu estava lá mesmo para pegar meu voo e acabei me deliciando com a atmosfera da cidade.

© Rudi1976 | Dreamstime.com

Eslováquia é um país com menos de 30 anos e com uma hospitalidade incrível.© Rudi1976 | Dreamstime.com

Afinal, até 1993 a Eslováquia nem existia no mapa, foi só com o fim do comunismo e a luta por independência que houve a separação da antiga Tchecoslováquia. E hoje o que temos é a República Tcheca e a Eslováquia, separadas, independentes e o melhor,  sem aquelas picuinhas do passado.

De lá para cá, a Eslováquia criou estatus de gente grande, entrou para a zona do euro e passou a circular nos guias de turismo. Claro, que na rebarba dos países vizinhos, mas sem perder o seu mérito de cidade acolhedora.

Os eslovacos são no geral simpáticos e ao contrário de outros destinos como Praga e Budapeste, sempre cheios de turistas, em Bratislava você experimentará um turismo mais cotidiano. Sabe aquela coisa de sentar sem pressa num café e apreciar o vai e vem dos locais? Bratis é ideal para isso.

É também em Bratislava que você poderá se jogar nas compras. Luluzinhas, preparem o bolso e leve uma malinha extra para trazer coisinhas. É possível comprar peças de couro com preços tão simpáticos que deixariam os argentinos irritados.

Como todo destino turístico, Bratis está repleta de museus, parques e prédios históricos. A cidade também possuiu uma curiosa exposição permanente e ao céu aberto de obras de arte. Essa ai embaixo é uma das mais fotografadas.

A estátua dos paparazzi em Bratislava.© A1977 | Dreamstime.com

A estátua dos paparazzi em Bratislava.© A1977 | Dreamstime.com

É possível comer bem e barato em Bratis, assim como bebericar bons drinkes pagando pouco. Quer um exemplo? No mercado comprei uma garrafa de vinho por 4,oo euros e na night paguei apenas 3,60 pela cerveja mais famosa da região, a Zlatý Bazant.

O transporte? Baratíssimo e organizado. Para se chegar no aeroporto, por exemplo, pegando o bus n° 61 + tram, são apenas 3,80 euro e olha que a viagem dura 1h.

Mesmo nas lojinhas do aeroporto é possível encontrar souveniers por boas barganhas.

Quando ir a Bratislava? Numa viagem entre a República Tcheca e a Hungria, por exemplo. De bus, trem ou barco, você vai acabar passando por Bratis, e porque não uma paradinha por lá?

Os preços das passagens aéreas para Bratislava são mais generosos, então, programar uma viagem para Budapeste, por exemplo, voltando pela capital eslovaca, pode ser uma boa dica econômica.

A Eslováquia também é uma mão na roda para quem quer esquiar. A estação de Donovaly é uma das mais baratas da Europa, fica localizada na parte central do país e tem boas opções para iniciantes e experientes.

Quanto tempo passar em Bratislava? Um dia e mais que suficiente, dois o ideal. Se for na temporada de ski, reserve pelo menos quatro dias. A empresa Student Agency faz rota, Vienna-Budapest – Bratislava – Praga com trechos que custam a partir 10 euros. Ou seja, dá para fazer um mochilão pelo Leste fácil, fácil.

© Tomas1111 | Dreamstime.com

A cidade de Bratislava é super acolhedora.© Tomas1111 | Dreamstime.com

Ahhh e já ia esquecendo. Poucas pessoas falam inglês na Eslováquia, vá preparado e com estoque de paciência extra! Mas no final, fica até mais divertido a comunicação com os locais.

PS.: Este post faz parte da série Desnudando o Leste Europeu.

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar