Pra Onde Ir! Leeds e York (Inglaterra)

Edu Giansante

8 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quem imagina que na Inglaterra só existe Londres para conhecer, se engana… e quem acha que só tem New York para conhecer, também se engana, existe também York, a antiga, que já foi dominada pelos Romanos, e tudo.

Bom, depois da rápida, mas divertida (e sortuda) passagem em Nuremberg, peguei minhas coisinhas e embarquei parar Leeds, onde teria outra reunião com o cliente… mas, você deve estar imaginando: “será que existe vôo de Nuremberg para Leeds?”, e como todos nós imaginamos, não tem, e os vôos com escalas eram extremamente caros. Por isso, tive que tomar um trem até Frankfurt, para depois embarcar em um avião para Manchester, que fica ao lado de Leeds.

Sorte a minha que tinha conhecido um “Leediano” em Praga, que me disse que não tinha muito o que fazer por lá, sendo melhor ir passar o dia em York. A verdade é que Leeds é sim uma cidade simpática, e que vem crescendo um monte. Infelizmente não tive forças para sair a noite, mas a minha breve caminhada já mostrou, que além de um centro bonitinho (mini Londres), existe uma vida noturna interessante, com gente bonita e animada!

Uma breve caminhada no centro, para sentir o ar da cidade, uma noite em um fim de semana, parece suficiente para Leeds. Quanto ao que comer, não espere nada muito bom, nem mesmo pagando um pouco mais…

Restaurant Bar at Leeds

Restaurant Bar at Leeds

Shopping construido em rua estreita em Leeds

Shopping construido em rua estreita em Leeds

Leeds, Reino Unido

Leeds, Reino Unido

Passeio em Leeds, num sábado qualquer

Passeio em Leeds, num sábado qualquer

Praça em Leeds, típico não?

Praça em Leeds, típico não?

Para o dia seguinte, um domingo pela manhã, embarquei para York pagando algumas libras pela viagem de ida e volta que tomou por volta de 1 hora cada trecho. Um pouco diferente de Leeds, York tem mais seu espírito próprio, apesar daquele clima fantástico tradicional da região, principalmente em uma tarde junho.

Típica tarde nas ilhas da rainha

Típica tarde nas ilhas da rainha

Para conseguir aproveitar o dia e conhecer toda a cidadela, mais uma vez apelei para o ônibus do City SightSeeing, que me saiu a 7 libras, preço de estudante. Logo que sai da estação de trem já embarquei nele e com o mapa em mão escolhi os lugares onde pararia.
O primeiro, foi o centro da cidade, o qual estava planejando simplesmente dar uma voltinha e visitar o York Minister, que foi realmente o ponto alto do passeio, alto mesmo, a subida na torre tinha 275 degraus… cansei ein?

York Minister, Inglaterra

York Minister, Inglaterra

Vista da subida das escadas do York Minister

Vista da subida das escadas do York Minister

Alguns degraus depois, o topo do York Minister

Alguns degraus depois, o topo do York Minister

Entretanto, após esta parada, fui percebendo a cada esquina que valia a pena uma caminhada mais tranqüila pelas ruas estreitas do centro, bela sua beleza e também pelos preços dos seus eletrônicos (ok, acabei não resistindo e fiz umas compras, é ridiculamente barato comparado ao Brasil e bem mais barato que outros lugares da Europa, mesmo sendo uma cidade turística).

Walking around York town!

Walking around York town!

Caminhada chuvosa, York Minister ao fundo

Caminhada chuvosa, York Minister ao fundo

Saint Sapmton's Square (em frente a loja da Sony, advinha?)

Saint Sapmton’s Square (em frente a loja da Sony, advinha?)

Dublin? (aquelas ruazinhas de Dublin 2, atras da Temple Bar hehe)

Dublin? (aquelas ruazinhas de Dublin 2, atras da Temple Bar hehe)

The City Wall - vem lá do tempo do Império Romano

The City Wall – vem lá do tempo do Império Romano

Depois, seguindo caminho para a última parada, a região do antigo castelo, que para te ser sincero eu não entendi exatamente onde ficava, pois os muros já não estão mais lá e as construções não têm cara de castelo, de qualquer forma, a vista toda é legal! =o)

York Castle Defense!

York Castle Defense!

York Castle Defense! De fora...

York Castle Defense! De fora…

York Castle Defense! A vista da cidade...

York Castle Defense! A vista da cidade…

York Castle Defense! A vista da Law Courts...

York Castle Defense! A vista da Law Courts…

Ao final, depois de estar todo molhado da chuva chata que foi aumentando durante o dia, tive que esperar o trem que atrasou mais de 1 hora (pois é, também acontece por lá). Eu poderia dizer que poderia ter ficado mais uma hora passeando, mas a verdade é que não tinha mais ninguém na rua enfrentando a chuva, e não seria eu o único Willian Wallace.

Apesar do passeio “zipado”, de um dia e meio nestas duas cidades, gostei muito do que vi, e aconselho a quem estiver na região dar uma passadinha, principalmente em York. =o)

Voltando para Leeds...

Voltando para Leeds…

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar