Michael Higgins: conheça o presidente da Irlanda

Michael Higgins: conheça o presidente da Irlanda

Colaborador E-Dublin

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Michael Higgins é muito mais que um político. Presidente da Irlanda desde novembro de 2011, Higgins ficou mundialmente conhecido pelo seu carisma, simplicidade e seus cachorros — mais conhecidos como Bród e Síoda.

Amado pelos irlandeses, ele é uma celebridade na Ilha da Esmeralda. Tanta popularidade o fez ser reeleito, em 2018, por mais sete anos de mandato.

Pode-se dizer que Michael Higgins, no auge dos seus 79 anos, é a figura de um avô humilde e gentil, que realiza um excelente trabalho como representante do estado irlandês e conselheiro político.

Mas quem é Michael Higgins?

De Limerick, Michael Daniel Higgins conquistou o coração dos irlandeses, ocupando o cargo de presidente até 2022. Foto: Reprodução Facebook

Michael Daniel Higgins nasceu na cidade Limerick, em 18 de abril de 1941, mas foi criado no Condado de Claire. Ele começou sua vida profissional como um funcionário de um banco. Foi o primeiro da sua família a ter acesso ao ensino superior e estudou em três instituições: na Universidade Galway (Irlanda), na Universidade de Manchester (Inglaterra) e na Universidade de Indiana (Estados Unidos).

Como professor de ciências políticas e sociologia, na Irlanda e nos Estados Unidos, ele foi um defensor da extensão do acesso à educação de terceiro nível. Durante esse período, desenvolveu estudos extramurais na Universidade Nacional da Irlanda, em Galway — como professor adjunto honorário do Centro Irlandês de Direitos Humanos —, e viajou pelo oeste do país para oferecer aulas noturnas aos cidadãos.

Ativista dos direitos humanos, radialista, poeta e escritor, Higgins contribuiu para muitos livros que tratam de diversos aspectos irlandeses, como política, sociologia, história e cultura.

Como escritor, os livros mais conhecidos são o “Causes for Concern — Irish Politics, Culture and Society” (2006), e o “Renewing the Republic” (2012). Sua luta pelos direitos dos cidadãos lhe rendeu um prêmio.

Em 1992, na cidade de Helsinque, capital da Finlândia, Michael Higgins foi o primeiro ganhador do Seán MacBride Peace, concedido pelo International Peace Bureau (IPB), em reconhecimento ao seu trabalho pela paz e justiça em muitas partes do mundo.

O presidente da Irlanda é casado com Sabina Higgins. Eles têm quatro filhos: Alice Mary, os gêmeos John e Michael Jr., e Daniel. Alice Mary Higgins seguiu os passos do pai e atua como senadora da Universidade Nacional da Irlanda desde abril de 2016.

Leia também: Eleições presidenciais no Brasil e na Irlanda: há diferenças?

Da defesa dos trabalhadores à presidência da Irlanda

Entre as principais pautas da vida política de Higgins, estão os Direitos Humanos. Foto: Reprodução Facebook

O desejo de trabalhar pela igualdade e justiça levou Michael Higgins para a vida pública. Sua história na política começou no ano de 1973. Aos 23 anos, já era Presidente do Conselho Estudantil, envolvido com diversos assuntos comunitários, e se juntou à Fianna Fáil — partido político liberal da Irlanda. Mas não ficou por muito tempo, pois logo se mudou para o Partido Trabalhista.

Ao longo de sua trajetória, Higgins é um veterano na política, tendo sido senador e deputado, cargos que acumulou, em duas ocasiões, com a presidência da Câmara Municipal de Galway (1982-83 e 1991-92), e foi Ministro das Artes e Cultura (1993-97).

Como ministro, ele revigorou a indústria cinematográfica irlandesa, o estabelecimento de Teilifís na Gaeilge, hoje conhecido como TG4, e restaurou espaços culturais locais.

Além disso, de acordo com o site oficial da presidência, ele impulsionou a revitalização da rede de canais da Irlanda, resultando em mais de 1.000 quilômetros de vias navegáveis, apoiando milhares de empregos e criando riqueza em muitas áreas rurais e economicamente carentes da Irlanda.

Seu compromisso com questões progressistas, como remuneração igual para mulheres e direitos das pessoas com deficiência, e a sua defesa pelos direitos humanos, em lugares como Nicarágua, Iraque, Camboja e Somália, permaneceram constantes durante a sua vida política.

Em 2003, quando ele assumiu de vez a liderança do Partido Trabalhista, “Michael D.”, como é conhecido pelo povo irlandês, havia se tornado um ícone nacional.

No ano seguinte, ele tentou indicação no mesmo partido para se candidatar ao cargo, mas não obteve sucesso. Somente em 2011, com aproximadamente 40% dos votos, ele se tornou o nono presidente da República da Irlanda.

Reeleito em 2018, bateu seu recorde anterior de votos. No mesmo ano, sancionou a lei que legaliza e regulariza o aborto, após votação histórica no parlamento. O partido de Higgins segue uma linha socialmente liberal, que defende questões atuais, como casamento homossexual e direitos das mulheres.

Leia também: Micheál Martin é eleito primeiro-ministro irlandês

O papel do presidente da Irlanda

Higgins durante a posse do primeiro-ministro irlandês Micheál Martin. Foto: President.ie

O sistema político irlandês é o parlamentarismo, no qual o Chefe de Governo é nomeado como Primeiro-ministro. Mas se o líder do governo é o primeiro-ministro, qual é o papel do presidente?

O cargo de presidente tem poderes limitados e, no geral, apresenta funções mais cerimoniais e diplomáticas. Por esse motivo, Michael Higgins acaba por ser a imagem simbólica e sólida do governo.

Para compreender melhor quais são as funções do presidente na Irlanda, vamos primeiro entender o sistema parlamentarista.

Leia também: Partidos fazem coalizão histórica para criar novo governo na Irlanda

O que é o parlamentarismo?

De acordo com o site Politize, que oferece informações sobre temas políticos, o parlamentarismo é um sistema de governo em que o Poder Executivo é dividido entre o Chefe de Governo (Primeiro-ministro) e o Chefe de Estado (Presidente). Nesse sistema, também é muito importante o Poder Legislativo do Congresso, que é chamado de Parlamento.

Sendo assim, os Poderes Executivo e o Legislativo têm uma forte ligação, no qual um depende do outro para governar.

Na Irlanda, o Parlamento é conhecido como Oireachtas. Ele é constituído por duas câmaras, a Dáil Éireann (Câmara dos Deputados) e o Seanad Éireann (Senado).

Diferentemente do Brasil, os irlandeses votam nos membros do Parlamento, que elegem o Primeiro-ministro, que na Irlanda tem o nome de Taoiseach. Além de comandar o Executivo, ele é responsável por gerir as questões políticas e as decisões tomadas pelo governo. Ou seja, lidera de fato as ações dos poderes no país.

Quais são as responsabilidades do presidente?

Sabina e Michael Higgins com William e Kate. Foto: President.ie

O presidente é o mais alto representante do Estado. Tem o poder de decisão mais limitado e sua principal função é simbolizar o governo em diversos eventos políticos e receber representantes de outros países. Vale ressaltar que, mesmo com limitações, nada se torna legal no país sem a assinatura dele.

Na Irlanda, em comum acordo com o parlamento, Michael Higgins pode nomear ou afastar o Taoiseach, além de convocar os Poderes Legislativo e Executivo para tratar de assuntos do governo. Foi o que aconteceu recentemente para eleger o primeiro-ministro, Micheál Martin, do partido Fianna Faíl.

Leia também: Irlanda conquista assento no Conselho de Segurança da ONU

Por que Michael Higgins é tão querido?

Ilustração do livro The President Glasses, publicação infantil sobre política para crianças e com a história de Michael Higgins. Foto: Reprodução

Além da cadeira presidencial, Higgins é a típica figura da cultura irlandesa: muito sociável e divertido! Até mesmo suas características físicas se assemelham aos “personagens” irlandeses.

Por ser uma quase celebridade, de tão querido pelo povo irlandês e pelos intercambistas, é possível encontrar por lá desde um simples bonequinho até livro de história infantil e cartão de Natal com a sua ilustração. Aliás, presente sem cartão, para os irlandeses, é o mesmo que nada!

Existem algumas ocasiões que fizeram o presidente irlandês ficar mais popular no país e no mundo.

No seu perfil do Instagram, que conta com quase 35 mil seguidores, é possível acompanhar de perto os seus trabalhos e a sua rotina na Áras an Uachtaráin, residência oficial do presidente.

Já pensou estar andando na rua e dar de cara com o presidente? Sim, isso é possível!

As fotos que você encontra na internet mostram que “Michael D.” é gente como a gente. Tem registro de tudo! Desde uma ida ao caixa eletrônico sozinho, sem seguranças, até uma simples caminhada para conversar com povo na rua.

Tem registro dele em um espetáculo de Bob Dylan, em 1984. Têm selfies sorridentes com diversas celebridades. Tem até foto praticando esporte radical e entregando prêmios importantes.

Além disso, o presidente adora demonstrar afeto em público.

É possível encontrar registros dele mostrando amor pela sua esposa e o carinho que sente com as crianças, animais e cidadãos irlandeses. Acho que já deu para entender por que Higgins é exemplo de carisma e simpatia. O modelo de como um líder de governo deve ser.

Os cães do presidente Higgins

Bród e Síoda, os dois cães do presidente Higgins e sua esposa roubam a cena em reuniões políticas em sua casa. Foto: Reprodução Facebook

Provavelmente, você já ouviu falar do presidente Higgins por causa dos seus dois cachorros. Assim como ele, a dupla faz muito sucesso na ilha e quase sempre aparece em fotos e vídeos com o chefe de estado. Bród e Síoda, ambos com os nomes irlandeses, são da raça Bernese.

Os dois cachorros são marcas registradas dos eventos oficiais do governo irlandês, como forma de “quebrar o gelo” nos encontros políticos. Em março de 2020, um evento chamou a atenção e estampou capas de jornais por todo mundo. Bród invadiu a cerimônia em homenagem ao Dia Mundial da Mulher para receber carinhos do presidente. Fofo, não? Mas não parou por aí.

No começo deste ano, durante uma visita à Irlanda, Bród também pediu cafunés para príncipe William e Kate Middleton. Em um outro evento político, os cães de Higgins acompanharam outro casal real, o príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle.

De acordo com Michael Higgins, sua imagem é tão associada aos cães que, ao receber visitas na Áras an Uachtaráin, a primeira pergunta que fazem é “onde estão os cachorros?”.

Quando não estão passeando pela Irlanda, os cães presidenciais gostam de ficar em seu escritório enquanto ele trabalha. Segundo o presidente, os cachorros têm uma coleção de brinquedos, enviados por membros do poder público, e que ficam espalhados pelo seu gabinete.

Karina Moura,

Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Conheça as cidades mais bem-arrumadas da Irlanda

    Curiosidades

    Conheça as cidades mais bem-arrumadas da Irlanda

    Você já imaginou visitar uma cidade toda arrumadinha, sem praticamente...

    Rubinho Vitti

    1 semana atrás

    Conheça as cidades mais bem-arrumadas da Irlanda
  • 10 curiosidades sobre o Halloween

    Curiosidades

    10 curiosidades sobre o Halloween

    O Halloween na Irlanda, além de famoso, arrepiante e mais assombrado evento do...

    Colaborador E-Dublin

    2 semanas atrás

    10 curiosidades sobre o Halloween

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar