Primeiro-ministro irlandês volta à medicina para lutar contra o Covid-19

Primeiro-ministro irlandês volta à medicina para lutar contra o Covid-19

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Taoiseach Leo Varadkar (primeiro-ministro irlandês) voltou a ter um registro médico para poder auxiliar o HSE (Serviço Executivo de Saúde da Irlanda) na crise do coronavírus. Varadkar tomou a decisão após o ministro da Saúde, Simon Harris, lançar em março uma campanha de recrutamento a todos os profissionais de saúde para lidar com a crise.

Varadkar vem de uma família de médicos. Ele estudou medicina e trabalhou na área por sete anos antes de deixar a profissão para se envolver mais com a política em 2013. Desde então, estava removido do registro médico irlandês e não atuava em hospitais ou clínicas.

Segundo matéria publicada na RTÉ, um porta voz do governo explicou a motivação de Varadkar em ajudar. “Muitos de seus familiares e amigos estão trabalhando no serviço de saúde. Ele queria ajudar, mesmo que em pequena escala.”

Leia também: UE doa € 200 mi para ajudar Irlanda durante surto do Covid-19

Varadkar vai atuar nas avaliações por telefone. Qualquer pessoa que possa ter sido exposta ao Covid-19 é avaliada inicialmente à distância e não pessoalmente. Essa é uma forma de conter a propagação do vírus.

Conversando com pessoas que estão com suspeita de terem contraído a doença é possível entender quais providências podem ser tomadas e apenas profissionais da saúde ou funcionários treinados conseguem fazer essa avaliação.

O HSE já analisou milhares de registros de profissionais de saúde depois de receber mais de 70 mil respostas pela campanha que dizia: “Seu país precisa de você”. Em apenas três dias já eram 50 mil inscritos.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar