Principais erros nas entrevistas de Emprego

Principais erros nas entrevistas de Emprego

Colaborador E-Dublin

3 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Quem nunca cometeu uma gafe em uma entrevista? Às vezes, por nervoso, outras, por empolgação. Afinal, participar  de uma seleção profissional sempre nos coloca numa situação tensa. Porém, com boa preparação é possível evitar erros básicos ou gafes desnecessárias.

Aliás, use as entrevistas como um aprendizado prático de como melhorar nas seguintes. Nas Dicas do Edu, já pontuamos algumas questões importantes, mas, hoje, vamos focar no que evitar na sua próxima entrevista para trabalho.

1. Evite se autodiminuir

Sete erros comuns na hora da entrevista de emprego na Irlanda. Dreamstime

Não se flagele, principalmente com pensamentos negativos relacionados à sua classe social. Não se sinta menor do que ninguém, pare de se autocriticar. Se você não se vender bem, dificilmente passará uma mensagem positiva ao interlocutor. Lembre: todos nós, sem exceção, enfrentamos desafios na vida.

2. Falta de entusiasmo

Não vá para a entrevista de emprego triste ou cansado, pois a linguagem corporal  fala por si só, e nenhuma empresa quer uma pessoa assim, pense nisso. Tente estar bem, independentemente do que acontecer. Verifique tudo antes, acorde cedo, estude sobre a empresa, prepare-se para a entrevista.

3. Prepare-se

A preparação é tudo, pode acreditar. Saiba sobre os ramos de trabalho da empresa. Desconhecimento sobre a companhia é um erro fatal. Saiba quem foi o fundador, sua história etc. Faça sua lição de casa com aquelas perguntas básicas, como quais são suas qualidades e defeitos, o que imagina fazer daqui a três anos etc.

4. Não se atrase

Ser pontual é obrigação. Saia sempre mais cedo para evitar transtornos com trânsito e muitas outras coisas que sabemos que acontecem no dia a dia.  Na Europa, não se pode atrasar nada de jeito nenhum: um, dois minutos são atraso. Seja honesto se acontecer algo de errado no caminho, vá direto ao ponto.

5. Seja claro ao relatar a sua experiência

É essencial deixar claro isso, mas não é tarefa fácil. Escreva com clareza sobre essas experiências. Tenha foco acerca das as atividades desenvolvidas nas empresas anteriores. Seja conciso. Evite encher linguiça. Coloque momentos ímpares, que renderam prêmios, destaque os desafios etc. Uma coisa com a qual precisa tomar cuidado são os vícios de linguagem.

6. Não fale mal dos ex-chefes


Independentemente da sua experiência na empresa anterior, nunca fale mal do seu ex-patrão. Querendo ou não, você tem alguma coisa positiva da empresa. Guarde as coisas negativas que obteve por lá, pois é um erro grave e faz as empresas não contratarem uma pessoa que age dessa forma.

7. Não guarde informações

Tenha ideias e não guarde informações. Divida seus conhecimentos com outros, cada um vai agir de uma maneira diferente. Não é fácil executar uma ideia e, muito menos, ter competência para executar a ideia de outro.

Se tem ideias, exponha, impressione o entrevistador. Você pode colocar seu ponto de vista de acordo com seu conhecimento. Apresente argumentos sem apresentar arrogância. Mas nada de achismo, tem que ter experiência naquilo. Ideias muitas das vezes não valem nada, milhares delas vão para o lixo todos os dias!

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar