Principais feriados na Irlanda

Principais feriados na Irlanda

Colaborador E-Dublin

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Na Irlanda, os feriados são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem nove feriados públicos, que podem ser comemorados em um dia específico ou em uma segunda-feira. Conhecidos como “bank holidays”, os feriados públicos fecham escolas e empresas, e os serviços de transporte coletivo realizam jornadas menores.

Um fato interessante é que os feriados irlandeses são pagos, ou seja, mesmo sem haver expediente, os funcionários recebem pelo dia como se fosse um dia normal de trabalho. A seguir, você vai conhecer os nove feriados celebrados na Irlanda e suas principais características. Olha só!

Ano Novo

Feriado comemorado mundialmente no primeiro dia do mês de janeiro. Na Irlanda, existem atividades especiais que são planejadas para esse feriado. Na capital, Dublin, o serviço de transporte público funciona em horário diferenciado. O Ano Novo costuma ser uma data calma na Irlanda. Pubs e lojas geralmente não abrem nessa ocasião.

Saint Patrick’s Day

Nesse feriado, o homenageado é São Patrício (Saint Patrick), responsável por difundir o cristianismo na Irlanda. A comemoração teve início como uma simples festividade religiosa. O objetivo era transformar o evento num festival internacional, em que o povo irlandês pudesse se orgulhar da sua cultura.

Atualmente, o feriado é comemorado por todo o país e no exterior, sempre em grande estilo e com muita diversão. Aqui no blog, nós já fizemos um post falando sobre as fantasias usadas para comemorar esse feriado. Vale a pena conferir!

St. Patrick's Day é um dos feriados mais importantes. Foto: Pixabay

St. Patrick’s Day é um dos feriados mais importantes. Foto: Pixabay

Páscoa e Easter Rising

A Páscoa irlandesa começa no início da quaresma e termina num encontro de família e amigos, com muita dança e comida tradicional. A segunda-feira após o domingo de Páscoa também é um feriado oficial no país. Esse é considerado um dos mais importantes, junto ao Natal e ao Saint Patrick’s Day.

Assim como os brasileiros, a Páscoa também é tempo de renascimento e muito chocolate para os Irlandeses. Um fato curioso é que a data coincide com o Easter Rising, uma revolução que ajudou a Irlanda a se tornar independente anos depois.

Foto: Pixabay

A Páscoa irlandesa também é comemorada com muito chocolate. Foto: Pixabay

Bank Holiday — May Day

A primeira segunda-feira de maio é dedicada aos trabalhadores e ao Festival Celta de Início da Primavera. Nessa data, algumas regiões do país realizam eventos com comidas típicas, danças, brincadeiras e um desfile do Dia do Trabalhador.

Simultaneamente, é celebrado o festival celta Bealtaine, evento que reúne milhares de pessoas ao longo do mês de maio em atividades como cinema, teatro e pintura.

June Bank Holiday

No lugar do chamado White Monday, o feriado de junho celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. A comemoração é bem parecida com a Páscoa, mas esse feriado sempre é comemorado na primeira segunda-feira de junho.

August Bank Holiday

Mais um feriado público, mas, dessa vez, no mês de agosto. Comemorado na primeira segunda-feira do mês, essa data tem como objetivo oferecer um dia de descanso oficial para todos os irlandeses.

Halloween

Comemorado na última segunda-feira de outubro, o feriado é marcado por um festival de mesmo nome que dura todo o final de semana. A celebração do Halloween começou na Irlanda por meio dos Celtas, há mais de mil anos. Eles acreditavam que, na noite de 31 de outubro, mortos visitavam o mundo. Por isso, na tentativa de espantá-los, usavam fantasias e acendiam fogueiras.

Halloween também é imperdível na Irlanda. Foto: Pixabay

Halloween também é imperdível na Irlanda. Foto: Pixabay

Natal

É mais uma data muito importante na Irlanda. Nesse dia, o transporte público não funciona. Além disso, escolas, empresas e lojas não abrem. A comemoração é feita entre amigos e familiares, quando é realizada a troca de presentes, almoço e jantar.

Saint Stephen’s Day

Celebrado no dia 26 de dezembro, o feriado é dedicado a St. Stephen (Santo Estevão), que cuidou dos pobres e foi apedrejado até a morte por pregar o Evangelho, segundo história registrada na Bíblia, no sexto capítulo do livro de Atos. Nessa data, a maioria dos serviços públicos e estabelecimentos também não funcionam.

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Viver na Irlanda ou fazer um intercâmbio é, sem dúvida, uma experiência marcante. Para aqueles que tiverem o interesse de conhecer mais curiosidades e informações sobre a Irlanda ou estiverem buscando fazer um intercâmbio em Dublin ou na Irlanda, o E-Dublin oferece conteúdo e dicas a fim de te deixar mais preparado para viver essa experiência única.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar