À procura de acomodação em Dublin? Todo cuidado é pouco

À procura de acomodação em Dublin? Todo cuidado é pouco

Carol Braziel

6 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Principais preocupações na hora de alugar uma casa na Irlanda.

O E-Dublin tem como objetivo principal passar o máximo de informações para auxiliar o dia a dia dos intercambistas e viajantes na Ilha Esmeralda, especialmente em Dublin, certo?

Como procurar acomodação na Irlanda com segurança? Foto: Shutterstock

Como procurar acomodação na Irlanda com segurança? Foto: Shutterstock

No caso do intercambista, entre os diversos temas abordados, enfatizamos com frequência a necessidade da cautela quando o assunto é acomodação. Isso porque a realidade aqui pode ser um pouco diferente do esperado.

Mas calma, muita calma! Não deixe que isso estrague sua experiência aqui, ok? É preciso estar consciente de tudo para que não se sinta desanimado no meio do caminho.

Acomodação

A acomodação é, depois do dinheiro, uma das principais preocupações do intercambista — e falo por experiência própria.

Quando estamos no Brasil, ainda decidindo todos os pontos da chegada à Ilha, precisamos entrar em todas as comunidades existentes no Facebook, nos sites de locação e demais opções viáveis para tentar adiantar o processo de encontrar um lar em, no máximo, duas semanas.

Chegamos aqui e o que acontece? Percebemos que tudo é um pouquinho mais complicado do que parecia ser — e se não encontramos a bendita acomodação, entramos desespero.

Sim, desespero por entender que mais uma semana no hostel ou na acomodação estudantil significa mais de um mês de compras no supermercado ($$$). Você está no Brasil e não acredita nisso? Pode começar a acreditar, pois é uma realidade.

Em muitos casos, a pessoa paga até para dormir no sofá ou dividir uma casa de dois cômodos e um banheiro com mais de 10 pessoas! Sem contar, é claro, com as pegadinhas que muitos landlords (donos da casa) aprontam.

Ainda existem os muitos que se dizem landlords do imóvel quando, na verdade, administram a casa ou estão com o nome no contrato de locação como o verdadeiro proprietário. Esses últimos, geralmente, omitem essa informação e cobram a mais dos locatários, ganhando, assim, um extra para sua sobrevivência.

Certo ou não, aceitável ou não, é importante você saber que isso acontece e que você pode cair nessa situação. Então, previna-se investigando ao máximo.

Mas como evitar problemas na hora de alugar?

Cuidados básicos na hora de alugar uma casa no exterior. Foto: Pxhere

Cuidados básicos na hora de alugar uma casa no exterior. Foto: Pxhere

Bom, seguir o básico já ajuda muito. Ou seja, tentar conhecer bem as pessoas que vão morar com você, inclusive o landlord, ler o contrato do apartamento e ficar atento aos anúncios.

Se um mesmo imóvel continua aparecendo por muito tempo, vale a pena tentar conversar com as pessoas da casa para entender a razão de não fecharem a vaga ou de não conseguirem manter alguém fixo. Tudo isso já tira você de uma boa lista de possíveis enganações.

Outra dica importante é se precaver financeiramente e trazer mais do que o mínimo exigido pelo governo. Se, nas primeiras semanas, você não conseguir uma acomodação fixa, terá como pagar um pouco mais para ficar onde está e mais tempo para procurar com cautela a melhor oportunidade.

Pode parecer bobagem, mas isso fará com que você passe longe das ciladas, como falamos no início do artigo, o que vai mudar sua percepção sobre o intercâmbio.

Lembre-se de que você estará longe do seu país, das leis às quais você está acostumado e da sua família. Uma prevenção a mais nunca será um desperdício.

Não deixe de conferir também o e-book que o E-Dublin preparou sobre acomodação, com informações detalhadas acerca da situação atual no país, opções de moradia, valores médios, diferenças entre as regiões da cidade e tudo que você precisa saber para chegar aqui bem mais informado. Clique aqui para baixar gratuitamente!

ebook acomodacao

Revisado por Irene Canadinhas
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Carol Braziel, Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email